segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Estudo Biblico Quando o Vento Soprar




Jó 38:24- Onde está o caminho em que se reparte a luz, e se espalha o vento oriental sobre a terra?

Uma tribulação tão feroz se abateu sobre a vida de Jó que quem olhava para ele via a morte: sem família, dinheiro, plano de saúde, amigos. Um miserável. Ninguém foi capaz de lhe dizer uma Palavra de ânimo, de esperança, mas os julgamentos condenatórios não faltaram. Até que um dia, Deus fala com Jó, do meio de um redemoinho, de um vento forte, semelhante a um pião rodando em todas as direções. Apesar da fraqueza e das duvidas, Jó não abandonou sua fé em Deus e conservou a esperança de que seria socorrido: "Sim, estou passando tudo isso, não sei quando vai acabar, mas sei que Ele virá e me restaurará" (
Jó 19:25)

E uma das perguntas que Deus e o vento trazem para Jó é: "Onde está o caminho em que se reparte a luz e se espalha o vento oriental sobre a terra?". Jó não sabia, ninguém sobre a face da terra sabe! Ainda mais quando o vento se apresenta em redemoinho: a que horas se intensificara ou desaparecerá, quantas coisas serão levadas e quantas permanecerão. Jó não sabia o por que do sofrimento, não conhecia os mistérios da terra, mas tudo quanto atravessou de angustia, serviu para que conhecesse a Deus: " “Eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora os meus olhos te vêem.” (
Jó 42.5)

Observem que o vento também esteve presente no principio do sofrimento de Jó: " Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, a qual caiu sobre os jovens, e morreram e só eu escapei, para te trazer a nova"
Jó 1:19. O vento espalhou sofrimento para esse servo de Deus e o vento ajuntou seus cacos (Deus no meio do redemoinho)

Aprendo que a citação do vento na Bíblia, em muitos casos, está relacionada com o domínio de Deus sobre todas as coisas. Assim como não somos capazes de controlar o tempo e o vento, não somos capazes de prever o amanhã. Amparados nessa certeza, está uma outra de que há um Deus que pode todas as coisas e de forma Soberana. E ainda que a liberdade de escolha do homem, possa prejudicar a ordem dos dias, não é capaz de diminuir ou anular a Soberania de Deus. Ainda que o vento sopre sobre os servos de Deus, não será capaz de impedi-los de chegar aonde Deus escolheu que chegassem.

O vento no vale

Vejam outro caso em que o vento aparece como ação Divina e Soberana, Ezequiel 37:9: "Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: Assim diz o Soberano, o Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam". Deus restaurando a vida, a nação de Israel através da oração do profeta. Aprendo a não desistir de orar pelas causas que parecem perdidas porque a qualquer tempo, que não me é permitido saber, mas crer, o vento poderá soprar e restaurar o que é motivo de angustia e dor.

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar. Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras."
Eclesiastes 3:1-5

O vento e a Voz

Esse "dançar" do vento revela a imprevisibilidade da vida. De forma democrática vento sopra em todas as direções e dimensões, sobre justos e injustos. O que aqui enfatizo é o poder e a providência Divina para intervir sobre a ventania, as tempestades da vida: "E, navegando eles, adormeceu; e sobreveio uma tempestade de vento no lago, e enchiam-se de água, estando em perigo. E, chegando-se a ele, o despertaram,dizendo: Mestre,Mestre,perecemos. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança."Lucas 8:23-24

Assim como aconteceu com Jó e com os discípulos de Jesus, algumas situações na vida parecem conduzir a morte, até que se ouve a voz de Deus do meio do redemoinho ou no meio do mar e a restauração chega, a alegria. Por isso, amados leitores, essa vida maltrata, o mundo conspira contra o bem, o vento sopra forte quando navegamos com Jesus. Contudo, a salvação virá porque "Todas as coisas contribuem para o bem dos que amam a Deus" (Romanos 8:28) e essa verdade o vento não pode levar.

Deus o abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário