sábado, 28 de fevereiro de 2015

Lição9ª Não Adulterarás

Não Adulterarás 



 

Texto Áureo: Mateus 5.28 “Eu, porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher par a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela.”
Leitura Bíblica em Classe: Êxodo 20.14; Deuteronômio 22.22-30

AS CONSEQUENCIAS DO SEXO QUE VAI CONTRA OS PRINCÍPIOS MORAIS

Introdução: 

A palavra adultério origina-se do latim adulterium, que aponta para a violação de fidelidade conjugal, ou seja, relações sexuais de pessoa casada com outra que não seja seu cônjuge. Não pode haver qualquer compatibilidade entre o adultério e o desejo de viver em comunhão com Deus. Deus ao promulgar esta lei “não adulterarás” quis preservar o sagrado matrimônio, pois a violação desse mandamento é tão terrível que destrói casamentos e famílias. Deus ao estabelecer a pena de morte para os adúlteros, tanto o homem como a mulher, vem mostrar o quanto Ele abomina esse ato, ao ponto de decretar o juízo de execução para ambas as partes. É certo que ao passar da dispensação da lei para a dispensação da graça a questão pena de morte para os adúlteros não existe mais, porém a gravidade do fato continua. Esta é uma forte razão para que esse tema não seja banalizado no meio cristão; e o pior é que tem sido. Temos visto que líderes conhecidos no meio evangélico e na mídia que estão à frente de grandes ministérios têm caído nesse pecado que é abominável aos olhos de Deus. O pior disso tudo é que mesmo cometendo esse grave pecado continuam a frente dos seus ministérios classificando o seu ato repugnante como uma coisa normal. Mais indignante ainda é que continuam dirigindo o ministério, pregando, doutrinando a Igreja. Na maior hipocrisia ignoram esse pecado grave diante de Deus e diante da Igreja. Em alguns casos a Igreja tem conhecimento do fato, mas aceita pacificamente a condição pecaminosa do líder. Quem é conivente com o pecado de alguém, seja quem for, torna-se participante do mesmo.

I. NÃO ADULTERARÁS É UM MANDAMENTO QUE SE INFRINGIDO TEM JUÍZO DIVINO

1. O mandamento não adulterarás envolve proibição absoluta sem qualquer concessão -  Deuteronômio 22.22 Quando um homem for achado deitado com mulher que tenha marido, então ambos morrerão, o homem que se deitou com a mulher, e a mulher; assim tirarás o mal de Israel.
A lei era bem clara na sua aplicação e não poderia haver qualquer tipo de concessão aos adúlteros. Não importava a posição social do transgressor, se era rico, se era uma pessoa influente, se era líder, ou qualquer outra posição. A punição era aplicada a todos que transgrediam essa lei. Na passagem da mulher adúltera quando ela foi levada até Jesus, Ele observou que estava havendo uma concessão em favor do homem que estava se relacionando sexualmente com esta mulher. Eles foram pegos no ato do adultério e nesse caso os dois deveriam ser executados, porém somente a mulher foi acusada e Jesus não permitiu que ela fosse executada porque eles estavam descumprindo a lei. Ainda havia um agravante nessa questão, pois muitos dos que estavam já com pedras nas mãos para executar a mulher, também estavam no pecado de adultério.

2. Não adulterarás coíbe a imoralidade sexual, para se manter um matrimônio sadio - Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará. Hebreus 13:4
Pessoas casadas devem ser fiéis aos seus votos e, assim, o seu leito conjugal sadio e imaculado. Qualquer relação sexual fora do casamento é pecado. O adultério não é uma doença: é pecado. Quem adultera, não vai ficar impune desta forma de imoralidade, que é um plano satânico na vida do casal. Esse pecado além de partir para uma condenação eterna, se não perdoado, também já é julgado nessa vida, através de doenças corporais, famílias desfeitas, problemas mentais e personalidades deformadas. Só há uma solução para essa questão, que é o arrependimento para que sejam perdoados e purificados pelo sangue de Cristo.

3. Os infratores da lei na questão do adultério seriam ambos penalizados com morte - Deuteronômio 22.23 Quando houver moça virgem, desposada, e um homem a achar na cidade, e se deitar com ela, Deuteronômio 22.24 Então trareis ambos à porta daquela cidade, e os apedrejareis,
Embora possa parecer cruenta essa penalização aos adúlteros é preciso entender que Deus é santidade pura e quem incorria nesta transgressão tornava-se completamente impuro, sem a mínima possibilidade de caminhar ou ter comunhão com Ele. Deus queria ter um povo vivendo em santidade na sua presença. Embora houvesse dentro das leis cerimoniais a questão de levar um sacrifício para o perdão dos pecados, esse tipo de pecado era tão grave aos olhos de Deus, que nenhum sacrifício levado ao sacerdote no altar do holocausto poderia purificá-lo. Sendo assim se os transgressores não fossem mortos, estariam convivendo no meio do povo na condição de imundos e isto afetaria a santidade do povo. Com o sacrifício de Cristo esse tipo de punição aos adúlteros foi abolido, pois após a cruz o Seu sangue surgiu como o único agente purificador para qualquer tipo de pecado, com exceção da blasfêmia contra o Espírito Santo, que é um pecado sem perdão.

II. AS RELAÇÕES SEXUAIS ILÍCITAS IMPLICAM EM TRANSGRESSÃO CONTRA A PALAVRA

1. O adultério é uma ação comprometedora da honra e reputação de qualquer pessoa - Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 1 Timóteo 3:2
Jamais alguém na condição de adultero pode ser separado para qualquer tipo de ofício na Igreja, como também aqueles que exercem algum ofício na Igreja, se cair no adultério devem ser removidos do cargo, independente da função que exercem. Mesmo sendo o Pastor presidente do ministério não pode haver concessões ou exceções. Pecou nesse mandamento, mesmo tendo se arrependido e pedido perdão, não pode mais exercer a função da qual foi removido, como também nenhuma outra, pois pecou contra Deus e contra o corpo de Cristo. Como um líder nessa condição tem condições morais e espirituais para doutrinar a Igreja e principalmente falar sobre pecado.

2. A prática pecaminosa do sexo antes do casamento é um ato repudiado pelo Senhor - Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se. - 1 Coríntios 7:9
Em nossos dias mesmo no meio cristão o que é mais agravante, a questão do sexo antecipado ao casamento tem se agravado de forma incontrolável. A falta de espiritualidade é um forte agente motivador para isso, pois a tendência a carnalidade principalmente na questão sexual antes do casamento esta cheia de ocorrências nesse sentido no meio cristão. Isso tudo não envolve amor e sim a paixão que é um desejo pelo físico da pessoa e se consumado entra em transgressão contra a palavra de Deus. Se o abrasamento está incontrolável procure se espiritualizar mais e providencie logo a união conjugal pelo matrimônio, para não ficar com a salvação comprometida.

3. A prática sexual no namoro, noivado, amigado é fornicação e não entrará no Reino - Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo. 1 Coríntios 6:18
O corpo do cristão não pode ser sede do mal, porque é templo do Espírito Santo, o santuário de Deus, o qual caminha para a glorificação pelo poder de Deus. A nossa transformação nos uniu a Cristo em espírito, passando a participar de sua mesma natureza espiritual. Isso é um forte indicador que alguém poluir sua natureza espiritual com a imoralidade é um pecado horrível que quebra toda essa comunhão. Pertencemos Cristo com exclusividade, pois fomos redimidos através da expiação do seu sangue. Isso é um poderoso argumento contra os contatos e carícias exageradas durante o namoro e o noivado, pois isso levará fatalmente a prática sexual incorrendo no pecado de fornicação. Assim o crente passa a ficar desligado da comunhão com Cristo e, por conseguinte acaba ficando ligado ao Diabo enquanto continuar nessa condição pecaminosa.

III. O SEXO ANORMAL ENVOLVE PECADOS QUE SÃO ABOMINÁVEIS AOS OLHOS DE DEUS

1. O estupro é violência sexual contra a pessoa, quem força o ato deve ser condenado - Deuteronômio 22.25 E se algum homem no campo achar uma moça desposada, e o homem a forçar, e se deitar com ela, então morrerá só o homem que se deitou com ela;  
O estrupo é um crime hediondo que se compara a um assassinato, razão pelo qual a lei civil direcionada aos hebreus punia com a morte. O homem que praticasse tal barbárie seria executado sem apelação por meio de apedrejamento. A mulher violentada não era e nem poderia ser considerada culpada, pois em nenhum momento concordou para que esse ato se consumasse. Todo o sexo que é consumado pelo uso da força é considerado estupro, mesmo com a própria esposa. O sexo só pode ser realizado com o consentimento mútuo, caso contrário incorre no pecado de estupro.

2. O incesto é o ato sexual entre consangüíneos, quem pratica esta sob maldição divina - Vem, demos de beber vinho a nosso pai, e deitemo-nos com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai. Gênesis 19:32
No caso do incesto que as filhas de ló praticaram com ele, embora tentassem justificar o ato com vista a uma boa finalidade, que era preservar a sua posteridade, nada do que argumentaram tinha justificativa. Apesar dos meios que elas usaram para embebedar o pai para se deitarem e fazer sexo com ele, não vamos entender que a bebedeira o deixou completamente dominado. Fica mais claro porque o fato aconteceu em duas noites seguidas. Certamente alguma consciência ele tinha do que estava acontecendo. Qualquer envolvimento sexual com pessoas consangüíneas deve ser evitado, pois as conseqüências podem ser desastrosas na sua seqüência.

3. A bestialidade inclui sexo com animal, e o homossexualismo tanto homem ou mulher - Nem te deitarás com um animal, para te contaminares com ele; nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; confusão é. Levítico 18:23 - Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é; Levítico 18:22
A pessoa na sua ignorância é capaz e fazer coisas tão promiscua e abominável que fica até complicado comentar este assunto. Fazer sexo com um animal é se igualar com os seres irracionais que agem e reagem por instinto. Essa prática é totalmente condenável por Deus, a qual é classificada como um pecado gravíssimo. A questão da homossexualidade que é o relacionamento sexual com pessoas do mesmo sexo é uma prática tão abominável e condenável, que havia pena de morte tanto para o homem como para a mulher. (Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles. Levítico 20:13). Esse tipo de pecado que se estende por todo o mundo e, é defendido pela sociedade pecadora, só vai ser extinto quando Deus entrar com juízo derramando a sua ira na grande tribulação. Não adianta os cristãos ficarem debatendo esse tema com os homossexuais e também com quem os defendem, pois só gerará conflitos e discussões que não levam a lugar algum. A palavra diz: quem é sujo, suje-se mais ainda, e quem é limpo, limpe-se mais ainda. O crente tem que combater essa prática é dentro das igrejas e evitar que esse mal seja aceito no meio evangélico. Esses pseudo pastores e pastoras homossexuais que se dizem evangélicos e, estão abrindo igrejas como se fosse algo de Deus, devem ser totalmente desacreditados, pois não é Deus que está nesse negócio e sim o Diabo.

IV. O ENSINO DE JESUS AMPLIOU A QUESTÃO DO NÃO ADULTERARÁS COM MAIOR RIGOR

1. O não adulterarás no Evangelho proíbe tanto o adultério físico como de pensamento - Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Colossenses 3.5
Se morremos com Cristo, temos poder espiritual para mortificar os nossos desejos terrenos e carnais que tenta nos controlar. Vivemos numa batalha continua a cada dia, com a carne lutando contra o espírito e o espírito lutando contra a carne. Nesta batalha só vence quem anda no espírito, pois quem anda na carne é um perdedor. O pecado não vem do olho, da mão ou do pé, mas sim do coração, que se estiver sujo abriga desejos perversos. A velha natureza não pode ter lugar na nova vida com Cristo. A prostituição é uma imoralidade e o estado mental de alguém inclinado aos prazeres da carne sempre encontrará oportunidade de satisfazê-lo. Para purificarmos os nossos atos temos que antes, purificar a nossa mente e coração.

2. Os religiosos viam o adultério como ato físico e Jesus levou ao nível de pensamento - Eu, porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher par a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela.  Mateus 5.28
A impureza sexual nasce dos desejos do coração. O desejo e a prática não são idênticos, mas em questões espirituais, não fazem diferença. Lançar um olhar para uma mulher ou vice versa com propósitos lascivos e o desejo de possuir sexualmente já é considerado adultério. Olhar para uma mulher sem propósitos lascivos não tem mal algum, o que não pode é nutrir pensamentos lascivos depois disso. Caracteriza pecado de adultério quando a o propósito de alimentar apetites sexuais interiores, como um substituto para o ato sexual em si, em alguns casos com a prática da masturbação.

3. O olhar concupiscente por alguém no sentido sexual incorre no pecado de impureza - Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 1 João 2:16.
Deus deu ao ser humano certo desejos que são importantes e bons, tais como: a fome, a sede, o cansaço e o sexo não são por si mesmos desejos perversos. Podemos comer beber, dormir e praticar o sexo que a princípio seria para gerar filhos, mas que Deus permitiu para a comunhão, prazer e felicidade do casal. O que não podemos permitir é que a nossa natureza carnal venha controlar esses desejos para que eles não se tornem pecaminosos. A fome não é pecado, mas a gula é. Podemos beber para saciar a sede e não nos embebedarmos. O sono é muito bom, mas a preguiça é uma vergonha. O sexo é uma dádiva divina, mas o seu uso indevido é uma imoralidade. O apóstolo Paulo disse que podia fazer todas as coisas, mas que nem tudo lhe convinha fazer. O mundo oferece malignamente todo o tipo de tentação e sedução, sempre apelando para a natureza da carne. O cristão não pode cair nesse tipo de cilada, pois estará comprometendo a sua salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem pode tomar a Santa Ceia?

  De acordo com a Bíblia, se você é salvo, você pode tomar a Santa Ceia.   Cada um deve examinar a si mesmo antes de participar da Santa Cei...