sexta-feira, 24 de abril de 2015

TENTAÇÃO DE JESUS


Lição 4 - 26 de Abril de 2015
Texto Áureo: Hebreus 4.15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
Leitura Bíblica em Classe: Lucas 4.1-13

CORPO, ALMA E ESPÍRITO SÃO OS TRÊS ALVOS DAS TENTAÇÕES DO DIABO

Introdução: A tentação é algo que se manifesta em todas as áreas, tanto física, mental ou espiritual.
No âmbito religioso, a tentação em muitas situações é incitada por parte do Diabo. 
O Diabo tem um poder de persuasão muito convincente e pode provocar o indivíduo levando-o a fazer ou a deixar de fazer algo, aproveitando das suas fraquezas para afastá-lo de Deus. (Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Embora muitos crentes ignorem isso no seu dia a dia, a realidade é que vivemos uma luta constante contra as tentações que nos induzem a enveredar pelo caminho mais fácil, mas afastados dos preceitos divinos. O apóstolo Paulo enfrentou vários tipos de adversidades sabendo o Diabo estava por trás de muitas coisas pelo qual ele passou. (Porque não ignoramos os seus ardís.

2 Coríntios 2:11) Jesus alertou quanto ao cuidado com as tentações: (Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Mateus 26:41). Paulo também instruiu os gálatas a respeito da luta contra a carne e o espírito: (Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Gálatas 5:17). Uma das maiores defesas para não entrarmos em tentação é seguir este conselho do apóstolo Paulo: (Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Gálatas 5:16). Também a sujeição a Deus é uma das formas de resistirmos do Diabo e se nos sujeitarmos ao Senhor acontecerá o seguinte com ele: (Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Tiago 4:7).

1) O PRIMEIRO HOMEM FALHOU NO JARDIM, MAS O SEGUNDO TRIUNFOU NO DESERTO 
- Lucas 4.1 E JESUS, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto;
Adão estava num jardim completamente farto de árvores frutíferas e nada lhe faltava na questão alimentícia, e foi nessa condição que foi submetido por Deus a um teste de fidelidade o qual revelaria o seu verdadeiro caráter. Deus havia dado um único mandamento para Adão o qual deveria ser rigorosamente obedecido. O mandamento como sabemos era não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Como o mandamento foi dado a Adão, o Diabo não foi tentá-lo diretamente, pois certamente Adão não cairia nessa tentação. Como o mandamento não foi dado diretamente a Eva, foi ai que o Diabo maquinou sua estratégia tentando-a a comer do fruto proibido. Assim Eva cedeu facilmente a tentação comendo do fruto e vendo que nada lhe tinha acontecido convenceu Adão a fazê-lo, e ele também comeu do fruto. Com isso o pecado entrou no mundo e o Diabo que conseguiu seu intento com Adão, agora vai até Jesus no deserto para tentá-lo, tanto na área física, mental e espiritual.

2) SÓ TRIUNFA SOBRE AS TENTAÇÕES DO DIABO QUEM ANDA NO ESPÍRITO E NÃO CARNE - Lucas 4.2 E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome.
Foram quarenta dias de jejum, onde absteve a sua carne de qualquer tipo de alimentação. Assim Jesus não alimentou a sua carne nesse período, e sim o seu espírito. Através de muita oração, comunhão, e meditação com o Pai, ele deu todo alimento necessário ao seu espírito para passar por aquela grande provação. (Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Romanos 8:8). Jesus viveu em êxtase contínuo, durante o qual as necessidades do corpo dele foram milagrosamente satisfeitas.

3) QUEM ANDA NA CARNE NÃO DISCERNE OS ARDIZ DO DIABO ISSO É SÓ NO ESPÍRITO -
Lucas 4.3 E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão.
O Diabo sabe manifestar toda a sua astúcia e toda a sua habilidade e foi isso que ele usou contra Cristo. Contando com a fome que o Salvador estava sentindo, Satanás lançou mão desse fato para desferir o seu primeiro golpe tentando gerar dúvidas em Jesus quanto a sua filiação divina. (Se tu és Filho de Deus manda que essas pedras se transformem em pães). Essa expressão provocadora foi duas vezes usada pelo tentador em suas sutis sugestões. Pouco antes de o Diabo lançar dúvidas quanto à filiação de Jesus, na ocasião do seu batismo, a voz do Pai havia falado com suficiente clareza para confirmar o Filho, e certamente o Diabo e seus demônios havia escutado. Assim o Diabo lançou um desafio para que Jesus buscasse uma certeza maior. O Diabo provocou e intencionou em tocar de maneira mais intensa, no amor-próprio de Jesus com intenção de tentá-lo a pecar. Sutilmente Satanás procurou fazer Jesus utilizar o dom de milagres concedido a Ele pelo Espírito Santo em coisa de interesse pessoal. Jesus despojado de toda a sua glória haveria de sofrer fome como um simples mortal naquele desolado deserto e como simples mortal deveria buscar o alimento sem o uso do seu dom.

4) É SÓ NO ESPÍRITO QUE O HOMEM NÃO IRÁ FALHAR NOS MOMENTOS DE PROVAÇÃO 
 Lucas 4.4 E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.
Se Jesus desse ouvido ao Diabo teria se subordinado a vontade do dele e colocado a necessidade da Sua natureza humana acima da sua natureza divina, transformando o divino em meio de satisfazer o humano. Esta ordem não pode ser invertida, pois foi estabelecida por Deus. Jesus tinha conhecimento disso e rejeitou energicamente esse primeiro ataque fazendo uso da acertada e invencível Palavra de Deus. (Está escrito, não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus Mt 4.4).

5) AS PROVAÇÕES DO CRENTE SÃO CONTÍNUAS, POIS O DIABO SEMPRE MUDA DE PLANOS 
Lucas 4.5 E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo.
Satanás queria deslumbrar Jesus com uma visão espetacular do mundo físico no sentido de que Ele pudesse governar o mundo sob a sua influência, e diabólica direção. Era outra tentativa que ele havia planejado para enganar Jesus, como se Ele pudesse ser enganado. Essa é uma das tentações mais usadas pelo inimigo contra o homem. Quantos têm feito pacto com Satanás para obter riquezas, poder e fama. Quando Jesus advertiu que surgiriam falsos apóstolos, pastores que fariam prodígios e milagres que se possível enganariam até os escolhidos, isso não deixa de ser uma realidade em nossos dias. Só que as ofertas e ajudas de Satanás estão muito distantes de ser gratuita.

6) NOS PLANOS DO DIABO ELE PROVOCA A AMBIÇÃO DO HOMEM COM SUAS OFERTAS 
Lucas 4.6 E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.
Satanás se descreve como o legítimo dono e governante deste mundo. Na realidade por vontade permissiva de Deus, o Diabo chamado de deus deste século é o posseiro do mundo até que Jesus o derrote definitivamente no final da grande tribulação, quando assumira o seu reino. Portanto o que ele ofereceu a Jesus era de fato real. A trama do inimigo era facilitar as coisas para que Jesus aceitasse e assim não precisaria se sacrificar na cruz do calvário.

7) QUEM ACEITA AS OFERTAS DO DIABO RECONHECE SUA AUTORIDADE SOBRE SUA VIDA 
Lucas 4.7 Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.
Satanás mesmo sabendo que a posse deste mundo é temporária, ele se atreveu a oferecer ao Senhor com uma exigência extremamente ousada. Ele sugeriu que Jesus se prostrasse diante dele e o adorasse imaginando que se o Senhor o aceitasse ele sairia vitorioso e todo plano de salvação divino estaria perdido. Livrar-se de Jesus o Seu executor era um grande plano do Diabo no sentido de escapar da sua condenação eterna.

 8) A AUTORIDADE E ADORAÇÃO A DEUS DEVE SER DECLARADA À TODA OFERTA DO DIABO 
Lucas 4.8 E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás.
Nas almas comuns, a possibilidade de adquirir os bens terrenos excita ao máximo o desejo de possuí-los e de desfrutá-los. Como o homem tem essa fraqueza o Diabo age para despertar essa cobiça na quais muitos caem nela porque não conseguem dizer: passa para trás de mim Satanás, assim como fez o Senhor Jesus. Deus é exclusivista com os seus adoradores, pois não divide a Sua glória com outrem.

9) NAS OFERTAS DO DIABO ELE USA DÚVIDAS QUANTO A FILIAÇÃO DO HOMEM COM DEUS 
Lucas 4.9 Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo;
Jesus tolerou que Satanás o transportasse até Jerusalém no pináculo do templo para lançar mais um desafio. A tática diabólica dessa vez foi usar uma citação bíblica atrevendo-se a usar a Palavra para justificar a sua odiosa proposta. O plano era que Jesus saltasse do pináculo de templo e que os anjos recebessem ordem do Salvador para que o amparasse na queda. Se Jesus caísse nessa tentação, iria impressionar os judeus, que andavam, a todo o momento, pelos pátios do templo e, ao mesmo tempo, seria aclamado como o esperado libertador e assim não precisaria ir ao sacrifício da cruz. Jesus também fez uso da palavra quando retrucou: (Também está escrito: Não tentarás o Senhor; teu Deus Mt 4.7).

10) A FILIAÇÃO DO HOMEM COM DEUS NÃO O AUTORIZA TENTAR DEUS COM EXCESSOS
Lucas 4.10 Porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem,
Jesus sabia que se cedesse a proposta do Diabo estaria tentando a Deus. Seria forçar Deus a operar milagres para satisfazer atos de exibicionismo como muitos ministros do evangelho procuram fazer para enganar o povo de Deus. Jesus se privou de realizar um ato pecaminoso proposto pelo Diabo. Jesus não precisava disso para comprovar a sua missão celestial.

11) O HOMEM NÃO PODE EXCEDER NO PODER QUE DEUS LHE CONFERE PARA LHE SERVIR 
Lucas 4.11 E que te sustenham nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.
O Diabo preparou uma armadilha, mas Jesus não caiu nela, pois sabia que fazer o que Satanás lhe propunha equivaleria a substituir a fé pela conjectura, e a submissão à direção de Deus e assim se exporia a autodestruição. Era a falsa confiança no Pai, que o Diabo pedia a Jesus nessa tentação. Deus não tolera, mas condena e castiga a imprudência de jogar com a providência, lançar-se impulsivamente a um perigo totalmente injustificado. Se Jesus atendesse essa proposta do Diabo, Ele cairia e se estatelaria no chão do templo, pois estava completamente na condição humana e era nessa condição que cumpriria Sua missão até o fim. O Diabo pode citar as Escrituras para realizar os seus propósitos.

12) QUEM SERVE AO SENHOR NÃO PODE TENTÁ-LO A FAZER MILAGRES POR EXIBIÇÃO
Lucas 4.12 E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus.
Se seguirmos a vontade de Deus as promessas Dele são eficazes em qualquer crise em que formos lançados. Ninguém tem o direito de desafiar as promessas e a boa vontade de Deus. Jesus não poderia expor-se desnecessariamente ao perigo apenas para observar a reação de seu Pai, isto equivaleria em um grande pecado e se isso acontecesse sua missão falharia e toda humanidade estaria perdida. O Diabo trabalha para exercer em nós uma falsa confiança, a mesma que ele insistiu para que Jesus exercesse. Não tentarás o Senhor seu Deus é a resposta a tudo isso e foi assim que Jesus venceu mais esta tentação.

13) O DIABO NÃO DERROTANDO O HOMEM NAS TENTAÇÕES NÃO SIGNIFICA QUE DESISTIU 
Lucas 4.13 E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo.
Satanás após essa tentação frustrada afastou-se de Jesus até um momento mais oportuno. Significa que o Diabo não desiste das suas empreitadas e, assim aguardaria um momento oportuno para agir novamente. É preciso entender que quando ele não consegue atingir os seus propósitos e se sente derrotado, isso faz com que a sua irritação aumente ainda mais. No transcorrer do ministério de Jesus observamos que Satanás não investe mais pessoalmente como fez nessa tentação, pelo contrário ele muda as suas estratégias usando pessoas para tentar atingir o Senhor. Não costume se vangloriar diante do Diabo achando que você é o tal diante dele, é preciso lembrar que ele anda ao derredor rugindo como leão, buscando alguém que possa tragar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem pode tomar a Santa Ceia?

  De acordo com a Bíblia, se você é salvo, você pode tomar a Santa Ceia.   Cada um deve examinar a si mesmo antes de participar da Santa Cei...