sexta-feira, 12 de junho de 2015

A ÚLTIMA CEIA


Lição 11 - 14 de Junho de 2015
Texto Áureo: 1 Coríntios 5.7 Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.
Leitura Bíblica em Classe: Lucas 22.7-20

A PÁSCOA SIMBOLIZA A LIBERTAÇÃO DE UM POVO E A CEIA TODOS OS POVOS

Introdução: Ceia no sentido secular significa a última refeição do dia, mas no sentido espiritual ela simboliza a morte de Cristo na Cruz. Como a sua morte na cruz propiciou a toda humanidade a oportunidade de se libertar do pecado, os que aceitam Cristo como o seu salvador e redentor devem comemorar com ações de graça através da ceia, sua nova vida proporcionada por esse sacrifício. Na páscoa judaica era comemorado a livramento quando na última praga no Egito, quando o anjo da morte passou provocando a morte dos primogênitos. Nesse episódio os hebreus tiveram debaixo da proteção divina e nenhum deles foi atingido. Deus havia ordenado que cada família sacrificasse um cordeiro e passassem o seu sangue nos umbrais das portas, que era a marca de proteção para eles não serem atingidos por este mal. Este sangue simbolizava o sangue de Cristo que é uma marca em nossas vidas, pois quem tem a marca do sangue está protegido de todo o mal. Antes de partir para a liberdade da escravidão no Egito eles comeram do cordeiro juntamente com ervas amargas. Quando foi instituída a páscoa que seria comemorada anualmente os hebreus deveriam sacrificar um cordeiro e derramar o seu sangue para lembrar o dia em que foram protegidos da praga nos primogênitos e libertos da escravidão no Egito. Nesse dia eles também comiam ervas amargas para lembrarem-se da amargura causada pelo sofrimento que passaram naquele lugar. Assim a páscoa judaica apontava para frente, ou seja, o que ia acontecer na cruz, e a ceia do Senhor aponta para trás, ou seja, para o que aconteceu na cruz.


1) PARA JESUS IMPORTAVA FAZER DESTA ÚLTIMA PÁSCOA A SUA TRANSIÇÃO PARA A CEIA - Lucas 22.7 Chegou, porém, o dia dos ázimos, em que importava sacrificar a páscoa.
Embora nos dias de hoje os judeus continuem a guardar e comemorar a páscoa, é uma comemoração que já foi extinta, sem qualquer valor diante de Deus. Este sacrifício no qual os judeus insistem em cumprir por não acreditarem em Cristo é um sacrifício de tolos, pois a páscoa atual é Cristo: (1 Coríntios 5.7 Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós).


2) COMO HAVIA UM COMPLO PARA MATAR JESUS, ELE NÃO REVELOU O LOCAL DA PÁSCOA - Lucas 22.8 E mandou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a páscoa, para que a comamos. Lucas 22.9 E eles lhe perguntaram: Onde queres que a preparemos?
Jesus havia sido acusado de blasfêmia contra o templo pelas autoridades religiosas dos judeus. Isso aconteceu quando Jesus disse a eles o seguinte: (Eu posso derrubar o templo de Deus, e reedificá-lo em três dias. Mateus 26:61). Na sua cegueira espiritual estas autoridades imaginaram que Jesus se referia ao templo de Jerusalém, e não se deram conta de que Jesus estava se referindo a si próprio, quando na sua morte e ressurreição. Usando esse argumento os sacerdotes corruptos armaram um complô para prender Jesus e leva-lo a morte. Porém Jesus tinha a revelação desse complô e procurou se precaver para que a sua prisão não acontecesse durante a celebração dessa última páscoa onde faria a transição para a ceia.


3) OS PREPARADORES DA PÁSCOA DEVIAM CONFIAR NA PROVIDÊNCIA DE JESUS E OBEDECER - Lucas 22.10 E ele lhes disse: Eis que, quando entrardes na cidade, encontrareis um homem, levando um cântaro de água; segui-o até à casa em que ele entrar.
Os responsáveis para a preparação da páscoa, que eram Pedro e João estavam sem saber o lugar onde ela seria preparada. Como Jesus estava precavido do complô armado para prendê-lo e Judas o traidor estava com eles foi necessário usar de meios inusitados para ir aos poucos revelando o local sem que o traidor pudesse descobrir. Isto porque, se Judas descobre com antecedência o local onde a páscoa seria celebrada, certamente ele se desprenderia do grupo e iria correndo avisar as autoridades que queria prender Jesus, e esta última páscoa não poderia ser interrompida até a sua conclusão. O inusitado aqui é um homem levando um cântaro de água, pois isso era algo incomum pelo fato do homem não fazer esse tipo de trabalho.
4) NADA FOI PREPARADO COM ANTECEDÊNCIA, JESUS FOI INDO NA DIREÇÃO DO ESPÍRITO - Lucas 22.11 E direis ao pai de família da casa: O Mestre te diz: Onde está o aposento em que hei de comer a páscoa com os meus discípulos?
Todo esse preparativo estava sendo dirigido pelo Espírito Santo e nada havia sido preparado com antecedência, pois era algo que estava em segredo. Certamente Judas estava muito curioso e atento a tudo isso, mas em momento algum ele teve qualquer pista que pudesse identificar o local da cerimônia. (O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. João 3:8).
5) ASSIM COMO JESUS DISSE ACHARAM O GUIA, A CASA E O CÔMODO PARA A PREPARAÇÃO - Lucas 22.12 Então ele vos mostrará um grande cenáculo mobilado; aí fazei preparativos.
Quando estamos seguindo a orientação do Senhor sem questionar, as coisas vão acontecendo exatamente como Ele revela. Quando Jesus disse que encontrariam um homem carregando um cântaro de água que os guiaria até o local, isso aconteceu como Ele disse. Quando disse que mostraria a casa onde seria celebrada a páscoa, isso foi mostrado. E quando disse sobre um cenáculo mobiliado na casa, isso também foi confirmado. Isso mostra o quanto é importante darmos ouvidos a vos do Espírito Santo em tudo que Ele nos ordenar a fazer.

6) QUEM SEGUE AS INSTRUÇÕES DE JESUS NÃO É DESAPONTADO, POIS TUDO É COMO ELE DIZ - Lucas 22.13 E, indo eles, acharam como lhes havia sido dito; e prepararam a páscoa.
Se alguém fica desapontado com alguma coisa que busca de Deus por não alcançar o que deseja, nunca se pode culpar a Deus por isso. Quem fica desapontado com algo não deve atribuir a Deus a culpa e sim a si própria, pois Deus nunca nos desaponta em nada. Os discípulos fizeram tudo como o Senhor Jesus disse e acharam tudo como Ele disse. Isto porque seguiram a sua orientação à risca sem tomar qualquer tipo de atitude ou decisão além do que Jesus disse. O problema de muitos que não alcançam as suas vitórias é por quererem ajudar a Deus por seus próprios meios e Deus não precisa da ajuda de ninguém.


7) ESTA PÁSCOA COM OS DISCÍPULOS FOI O ÚLTIMO DESEJO DE JESUS CONDENADO A MORTE - Lucas 22.14 E, chegada a hora, pôs-se à mesa, e com ele os doze apóstolos. Lucas 22.15 E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça;
Como a páscoa simbolicamente apontava para a sua morte na cruz e isso estava bem próximo de acontecer, era necessária e imprescindível essa participação para fazer dela a última páscoa a ser celebrada. Jesus já estava prestes a ser preso, pois já o haviam condenado a morte e, Ele revelou o grande desejo de participar desta última páscoa, pois estariam dando um desfecho final a essa comemoração e instituindo uma nova comemoração, a qual seria perpetuada, ou seja, a ceia, que seria um memorial eterno pelo seu sacrifício na cruz.


8) O PADECIMENTO E MORTE DE JESUS NÃO SERIA O FIM, POIS VOLTARIA A COMER COM ELES - Lucas 22.16 Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus.
Esta ceia de páscoa foi a despedida final de todas as páscoas e com isso Jesus anulou todas as ordenanças da lei cerimonial, incluindo esta da obrigação de participar da páscoa judaica. Ele disse que não a comeria mais, porém os discípulos deveriam continuar celebrando, não mais esta páscoa ordenada pela lei e sim a partir desta, a ceia do Senhor. Portanto a páscoa judaica que era uma sombra da verdadeira, que foi deixada de lado, porque agora no reino de Deus chegou pelo sacrifício de Cristo a celebração oficial e essencial que a substituiria. Assim a ceia do Senhor é uma ordenança não mais da dispensação da lei, e sim da dispensação da graça. Assim com a certeza da sua vitória na Cruz, Jesus de garantia que voltaria a participar deste memorial sagrado, não mais nesta dimensão terrena e sim na dimensão celestial.


9) NA TRANSIÇÃO DA PÁSCOA PARA CEIA, JESUS NO REPARTIR EXIGIU UNIDADE ENTRE TODOS - Lucas 22.17 E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós;
Esta ordenança da ceia do Senhor a qual Ele instituiu também exige comunhão espiritual entre todos os seus seguidores. Jesus nesta celebração deu graças por tudo que a páscoa representou quanto a libertação de Israel do Egito, assim como também já dava graças por tudo que a ceia instituída iria representar na libertação das almas por todo o mundo. A páscoa representava a libertação de um povo único, por isso ela foi limitada, mas a ceia representaria a libertação não só de um povo e sim de todos os povos da terra que aceitassem e cressem no sacrifício de Cristo na cruz.
10) JESUS AFIRMA QUE A COMUNHÃO PRESENTE ESTAVA ACABANDO, PORÉM SERIA RENOVADA - Lucas 22.18 Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus.
Jesus estava dizendo aos discípulos que a ceia, a qual participava estava carregada de tristeza por tudo que estava prestes a acontecer, que seria a sua prisão e o sofrimento que passaria até a sua morte na cruz. Os discípulos sofreriam também com toda maldade que iriam fazer com o Senhor, como também com a sua ausência entre eles. Mas a alegria voltaria quando fosse anunciada a ressurreição do Senhor e também ao voltarem a participar da ceia quando no derramamento do Espírito. Agora não seria uma ceia carregada de tristeza, e sim carregada de alegria, pois tinham a certeza de que o Senhor estava vivo e entre eles, na pessoa do Espírito Santo.


11) JESUS INSTITUI A CEIA PARA SER CELEBRADA EM MEMÓRIA DO SEU SACRIFÍCIO NA CRUZ - Lucas 22.19 E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.
A ceia do Senhor foi instituída por Cristo para que comemorassem a sua morte vitoriosa na cruz e um memorial de um Cristo que está vivo e presente em nossas vidas. Assim o corpo de Cristo sacrificado levando todas as nossas dores e enfermidade da alma é comemorada com o partir do pão que representa o seu corpo. Ele disse: isto é o meu corpo, que é dado por nós. Ele é dado para ser o alimento espiritual da nossa alma. Nós devemos participar deste memorial com consciência do que Ele fez por nós, dando a sua vida por nós pecadores.


12) JESUS MOSTROU QUE A PÁSCOA ERA UMA INSTITUIÇÃO PROVISÓRIA E A CEIA ETERNA - Lucas 22.20 Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.
Sem o derramamento de sangue não há remissão de pecados e Cristo proporcionou essa remissão pelo seu sangue derramado, o qual é simbolizado pelo vinho no cálice. Este vinho no cálice também representa um novo concerto, ou seja, uma aliança de sangue estabelecida por Cristo. Participar da ceia é algo revigorante tanto pelo pão como pelo vinho. O pão natural é um nutriente do corpo, e o pão espiritual é um nutriente da alma. O vinho natural traz alegria para o corpo, e o vinho espiritual traz alegria para a alma. Sempre que participarmos do vinho devemos pela fé considerá-lo como o sangue de Cristo, que foi derramado por nós e nós precisamos dele e dos benefícios que ele nos proporciona.

Um comentário:

Quem pode tomar a Santa Ceia?

  De acordo com a Bíblia, se você é salvo, você pode tomar a Santa Ceia.   Cada um deve examinar a si mesmo antes de participar da Santa Cei...