domingo, 6 de maio de 2012

9 Regras Para Um Casamento Feliz.ESTUDO REALIZADO NA IGREJA DO EVANGELHO PARA TODOS OS POVOS VENDA NOVA DO IMIGRANTE-ES

 Ler capítulo 2:18-24 de Gênesis


                                            
                                                 

                                     Como Deus criou a mulher

18 E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
19 Havendo, pois, O SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxeram a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
20 E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
21 Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
22 E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. 25 E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.

                  9 Regras Para Um Casamento Feliz

O cotidiano agitado das pessoas, aliado á grande facilidade de obter o divórcio (segundo dados de uma pesquisa, a cada quatro casamentos, ao menos um acaba em divórcio), tem diminuído a duração das uniões matrimoniais. Hoje, o tempo médio de duração dos casamentos brasileiros é de apenas cinco anos, três vezes menor do que era há dez anos.
 Em 13 de julho de 2010, foi promulgada a emenda constitucional nº 66, de 13 de julho de 2010. Ela, revogando disposições pretéritas, possibilitou o divórcio dos casais nos cartórios, dispensando todas as formalidades processuais de um feito em tramitação judicial. Em outras palavras, suprimiu a exigência dos prazos de separação dos casais e facultou seu ingresso no cartório, diretamente, a fim de se divorciarem. Assim o casal pode se casar num dia e poucos dias após, sem maiores entraves, se divorciar. A emenda 66 deu nova redação ao parágrafo 6º do art. 226 da Constituição Federal, assim prescrevendo: "o casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio". Assim, se o casal não possui filhos menores ou incapazes, se há consenso quanto à partilha dos bens e quanto à nova redação do nome, poderão os divorciados adentrar espontaneamente, através de procurador, com pedido de divórcio no cartório. Facilitou-se muito a questão. Melhor dizendo, simplificou e ainda reduziu sensivelmente os custos suprimindo um regular processo judicial de divórcio.
As consequências da nova lei já se fazem sentir em todo território nacional. Tomando como base o Estado de S.Paulo, e o ano de 2010, por exemplo, pode-se citar um aumento de 109% a mais de divórcios. Em 2009 foram feitos 4.459 divórcios e 4.224 separações - em 2010 o número de divórcios atingiu a soma de 9.317 e as separações ficaram no patamar de 2.728. Ressalva-se ainda, possibilitar, mesmo os processos em andamento pela via judicial, atendido os requisitos, serem extintos e se adentrar pela nova via cartorária. Na verdade a família brasileira encontra-se num meio caminho de crise.
Para se ter uma casamento pleno, as crises são necessárias, já que são elas que vão servir como termômetro para o casal medir a temperatura no relacionamento. Um relacionamento que dá certo é um edifício que tem que ser revisado todos os dias. A seguir, acompanhe os nove passos para você ter um casamento feliz!

1- Nunca se endivide. Tudo o que é barato, por mais barato que seja, se você não precisa, é caro!
2- Não deixe acabar o diálogo que havia na época do namoro, o casal conversa por horas no portão ou pelo telefone. Recupere este hábito sempre, e nunca responda com monossílabos como ''Sim'', ''Não'', ''É'', ''Tô'', ''Vou''etc.
3- Não deixe acabar o romantismo. Não basta acender a fogueira, tem de colocar lenha para o fogo continuar a arder!
4- Não se esqueça de datas especiais, e não se canse de dizer Ëu te Amo''.
5- Tenha uma vida sexual ativa.
6- Deixe claro que família está sempre em primeiro lugar na sua vida.
7- Aprenda a perdoar. Não exija a perfeição - Que você não tem - no parceiro.
8- Não trabalhe demais. Tire, pelo menos, um dia de folga por semana. Faça ''Breaks''a cada três meses. Lembre-se de que o diabo não tira férias, mas vive no inferno.
9- Cultive a espiritualidade!


  1. CASAMENTO É UMA ALIANÇA, E COMO TAL QUAL O SIGNIFICADO DA ALIANÇA NO CASAMENTO.
A aliança entre DEUS e duas pessoas que se unem pelos laços do matrimônio, vai muito mais além de um simples contrato de casamento, ou regime de comunhão de bens.
Aliança é um compromisso ilimitado que o casal assume diante de DEUS, e dos homems como confissão de amor eterno. “De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que DEUS ajuntou não o separe o homem”. Mateus (19:6). Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

             Características de aliança no casamento.

a) Juramento b) Fidelidade c) Vida compartilhada d) Compromisso e) Prioridade f) Lealdade
g) Companheirismo
Os que já se casaram firmaram promessa de aliança eterna, até que a morte os separe, os que ainda irão se casar, também firmarão promessa de aliança eterna com sua amada.
DEUS fez aliança com seu povo, e tem promessas para todos nós, é Ele quem nos capacita em cumprir a aliança com nosso cônjuge.
“Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão removidos; mas a minha misericórdia não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não será removida, diz o senhor, que se compadece de ti”. Isaias (54:10). Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão abalados; porém a minha benignidade não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não mudará, diz o SENHOR que se compadece de ti.
Durante a cerimônia de casamento os cônjuges fazem promessas como:
a) Amar b) Honrar c) Cuidar d) Respeitar

Incondicionalmente como:
a) Na alegria b) Na dor c) Até a morte Mais se em todas estas promessas, DEUS não estiver inserido como centro e razão da união, o compromisso foi firmado apenas entre duas pessoas.

a) Para que um casamento possa ser considerado como aliança é preciso que DEUS seja convidado a estar presente como testemunha eterna.
b) No casamento não pode haver egoísmo e nem individualismo, os cônjuges não são mais crianças, nunca poderá existir expressões como eu e meu.
c) As expressões que deverão ser usadas sempre serão nós e nosso, e assim vamos prosseguindo no crescimento e amadurecimento no plano de DEUS para o casamento.
Coloque nas mãos de DEUS seu casamento, faça sua parte, viva em perfeita harmonia, experimente a plenitude de seu relacionamento vivendo em sabedoria.
Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Também se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? “Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade”. Eclesiastes (4:9-12). Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
10 Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.
11 Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?
12 E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.

CASAMENTO NÃO VEM PRONTO, SE CONSTRÓI.
O casamento é uma aliança voluntária de amor entre um homem e uma mulher, na qual os dois buscam a felicidade permanente, até que a morte os separe.
Para que este amor perdure, é necessário ser cultivado como uma planta. Assim como a planta precisa de adubo, sol, água e cuidados especiais, o casamento precisa estar alicerçado na pedra angular (Jesus), receber água viva e ser aquecido pelo sol da justiça.
Ao se casarem, os cônjuges acreditam que serão felizes para sempre, mas logo concluem que o parceiro não é bem aquilo que esperavam. Acontece que os dois vêm de famílias, às vezes até nações, diferentes; possuem temperamentos, instrução, opiniões e outros pontos divergentes; por isso, casamento é uma viagem para toda a vida, cheia de surpresas, das quais, nem todas são boas.
Sugere-se, então, que a convivência a dois não é fácil, mas lembre-se que se não houvesse diferenças, não haveria casamento, pois cada um precisa de sua cara-metade para ser completo. Assim, ao longo dessa viagem, faz-se necessário procurar conviver da melhor maneira possível, construir um relacionamento sólido de amor, paz, harmonia, fidelidade, solidariedade, respeito, prontos para resistirem aos vendavais da vida; usando a “armadura de Deus para resistir no dia mau” – Ef. 6:13.Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.

Estudam-se anos para se formar em engenharia, advocacia, medicina, administração, piloto de avião, ciências contábeis, enfermagem ou um curso técnico de qualquer área, mas ninguém estuda ou se capacita para ser um excelente cônjuge. Como na vida profissional, o homem não faz estágio probatório e depois entrar em um relacionamento a dois. Portanto, na vida conjugal, o que vale é o bom senso e a experiência adquirida com as surpresas da viagem.
O que fazer? Resta apenas a orientação divina, seguir parâmetros bíblicos, estar debaixo da graça do Espírito Santo, ou seja, vale a pena edificar sua casa sobre a Rocha (Mt.7:24). Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.
O casamento se constrói, à medida que os cônjuges se conhecem e cultivam o amor, apesar das divergências e vendavais.

O QUE É NECESSÁRIO PARA UM CASAMENTO BEM COSTRUIDO?
(1º) Aceitar os princípios da palavra de Deus para o matrimônio
O Cristão deve ter em mente que em tudo na vida deve submeter-se á palavra de Deus, como servo. LER O EXEMPLO QUE JESUS NOS DEIXOU MT 20.25-28 25 Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles.
26 Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal;
27 E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo;
28 Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.
Temer a Deus e andar nos seus caminhos (Vamos LER O Sl. 128).
Submeter-se ao Espírito Santo para obedecer à palavra de Deus 
Somente com o poder do Espírito Santo o casal tem condições de obedecer á palavra de Deus com relação ao casamento. Para tanto, precisa do Fruto do Espírito em seu relacionamento, conforme (Gl 5.22-23 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança).
O homem espiritual e a mulher espiritual, que são verdadeiros cristãos, demonstram isso na vida diária através do amor, gozo que é o prazer ou satisfação, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Havendo essas maravilhosas virtudes do Espírito, no casal, não só o casamento, mas toda a família será feliz.

CASAMENTO BEM CONTRUIDO E FELIZ
Com base na palavra de Deus, apresentarei a seguir os requisitos que considero mais importante: 
Independência- Isto é, Que não depende de ninguém ou de nada, só do Deus todo Poderoso (Gn 2.24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

E Esta independência tem que ser.

 (1) Domiciliar
-Isto é, tem que haver emancipação Eximir-se do poder paternal ou de tutela paternal. (2). Tornar independente. 3. Tornar-se livre, livrar-se.
(2) Não só Domiciliar mas também Financeiramente Para isto tem que haver um planejamento financeiro Viva dentro dos limites de seu orçamento. A Bíblia adverte sobre a loucura de fazer dívidas: "O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta" (Provérbios 22:7). A escravidão aos credores é muito penosa; é melhor esperar pacientemente e comprar somente aquelas coisas que se pode pagar.

Comece a aplicar sua renda no sentido de metas espirituais. Temos que chegar a ver tudo o que temos como pertencendo ao Senhor e começar a usar nossos recursos para servi-lo. O Novo Testamento exorta-nos a dar generosa e abundantemente (2 Coríntios 8-9). Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.


CASAMENTO BEM CONSTRUIDO ENVOLVE UNIÃO ESPIRITUAL 
Os dois precisam ter as mesmas convicções espirituais
 Amos 3:3Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? Paulo em sua II carta ao corintinho cap. 6:14 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?

Precisam ter o mesmo comportamento espiritual no servir, Deus (1 Pe 3.7  Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.

União Psicologica 
Refere-se á união dos temperamentos, dos sentimentos, das emoções.

Equilíbrio emocional temperado fruto da temperança (Gl 5.22 Que são amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança).

CASAMENTO BEM CONSTRUIDO ENVOLVE UNIÃO INTELECTUAL

Resultante da formação de instrução do conhecimento adquiridos. Se possível dois deve ter o mesmo nível intelectual aproximado, se isto não ocorre procure ser sensível um ao outro ensinado a luz da palavra de Deus.
Quando Namorava não era tudo no diminuitivo EX: Minha Pombia__ Meu Gatinho/ Depois se transforma parece que tudo cresce e passa para o aumentativo EX: Sua Anta__ Seu Jumento/ Sua Baleia__Seu Cavalo etc.
Temos que entender amados que O casal origina-se de famílias diferentes cada um dos cônjuges tiveram uma formação social diferente: pais, diferentes parentes diferentes e até nacionalidades as vezes diferentes e até cultura diferentes. 


CASAMENTO BEM CONSTRUÍDO ENVOLVE UNIÃO FÍSICA SEXUAL


União esta Prevista por Deus (Gn 1.27-28; 27- E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28- E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.  Gn2.24) Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
Portanto o sexo Não era, nem é e nem será pecado, dentro dos princípios de Deus (Hb 13.4 Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus,(isto é constituiu formou etc.).
 

AGORA VAMOS VER QUAL A FINALIDADE DO SEXO NO CASAMENTO 
 (1º) Procriação Gn 1.28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
(2º) Ajustamento mútuo entre marido e mulher 1 Co 7.1-7 ORA, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher;
2 Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.
3  O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.
4  A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.
5  Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.
6  Digo, porém, isto como que por permissão e não por mandamento.
7  Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra.

(3º) Satisfação (bem estar, prazer não seja egoísta espere pela bixinha) PV 5.18 Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade.
Sabia que o próprio Deus valoriza a união sexual entre marido e mulher? Vamos Ler ()Dt 24.5 Quando um homem for recém-casado não sairá à guerra, nem se lhe imporá encargo algum; por um ano inteiro ficará livre na sua casa para alegrar a mulher que tomou. 

Como deve ser no plano de Deus 


Exclusiva
; Isto é marido de uma só mulher l Timóteo 3:2 Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;

Monogâmica; Estado conjugal em que um homem desposa uma única mulher ou, uma mulher, um só marido. Proverbio 6:32 Assim, o que adultera com uma mulher é falto de entendimento; aquele que faz isso destrói a sua alma.

Alegre (PV 5.18); Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade.

Uma relação Santa (1 Pe 1.15 Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
Veja o que Paulo nos recomenda em Romanos 12:1 ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 
Observar o significado do corpo para Deus como Templo de Deus, propriedade do Espírito Santo.
(1Co 6.19-20 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
União Amorosa que envolve sacrificil
O marido deve amar sua esposa, até de modo sacrificial EF 5:25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
 
A esposa deve amar o seu esposo, Paulo escrevendo aos Efesíos 6: 22 Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR;
23 Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
24 De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. 


  Como demonstrar o Amor 

Com afeto, com carinho, com palavras PV 31.29 Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és de todas, a mais excelente!
Com gestos, abraços carícias (1 Jo 3.18); Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.

Fazendo o possível em favor do outro (Ef 5.25); Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,

Zelando um ao outro (Ef 5.29); Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta como também o Senhor à igreja;
30 Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
 
O amor é o elo principal do relacionamento entre o marido e a mulher. Se não houver o amor tudo desaba. Este amor deve estar dominado pelo amor Ágape- Depois em casa vocês leem (1 Co 13). 

Respeito 
O marido deve respeitar a mulher (1Pe 3.7); Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.

A mulher deve respeitar o marido (Ef 5.33); 
Um não é maior que o outro 1 Co 11.11 Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no SENHOR.
Gl 3: 26-28 Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.
27- Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestiram de Cristo.
28- Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.

Comunicação, Apresentarei aqui alguns inimigos da comunicação:
É necessária disponibilidade de tempo para comunicação entre casal (Ec 3.1-8); TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
2  Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
3 Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
4 Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
5  Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
6  Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; 7  Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
8  Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.


 
a) Excesso de trabalho no lar, no emprego, na igreja; 
b) Desunião
(Tg 3.13-18); 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.
14 Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
16 Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.

c) Desvio de atenções: Televisão, atividades, amigos. Internet etc

Entender o conceito de liderança cristão no Lar: 
1) O marido é a cabeça (o líder) do casal e do Lar
(Ef. 5.22-23); 22 Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR;
23 Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
24 De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.

2) A mulher é vice-líder, ao lado do marido (adjutora)
(Gn. 2.18; 18 E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. 3) A liderança do casal esta sob a liderança de cristo (1 Co 11.1-3); 1 SEDE meus imitadores, como também eu de Cristo.
2 E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei.
3 Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo. 
Deus > Cristo >Marido >Esposa > Filhos
Podemos entender então, que para ter uma vida familiar e conjugal feliz precisamos cumprir os princípios de Deus de acordo com a sua Palavra.
Fonte: PB: Luiz Carlos Batista Loureiro

Um comentário:

  1. "Um homem verdadeiramente nobre é aquele que sabe ser verdadeiramente justo."
    O amor é tudo....feliz é quem ama...

    ResponderExcluir

Quem pode tomar a Santa Ceia?

  De acordo com a Bíblia, se você é salvo, você pode tomar a Santa Ceia.   Cada um deve examinar a si mesmo antes de participar da Santa Cei...