quarta-feira, 9 de outubro de 2013

QUESTIONÁRIO DE HAMARTIOLOGIA.


1. O QUE É O PECADO? 
R: A palavra “pecado” é sinônimo de muitas outras usadas na Bíblia, as quais indicam conceitos bíblicos distintos sobre o pecado. São vários os termos que amplificam o conceito de pecado nas suas várias manifestações. Resumindo – O sentido destes termos é que o pecado é um desvio do fim (ou propósito) estabelecido por Deus para determinado fato ou conduta humana. 

2. COMO O PECADO SE MANIFESTA? 
R: O homem dentro do seu livre-árbitrio, cai na rede de engano do agente do mal, o Diabo, e pratica o pecado de rebelião, contra o Criador. 

3. COMO O PECADO ENTROU NO MUNDO? 
R: Através da rebelião do homem para com Seu Criador, então, ouve-se a sua queda e com isso trazendo a maldição para a sua vida pessoal e a toda a humanidade. 

4. CITE TRÊS TERMOS ORIGINAIS DO ANTIGO TESTAMENTO POR MEIO DOS QUAIS SE DESCREVE O PECADO E DEFINA CADA UM DELES. 
R: HATTA’T. Este vocábulo aparece 522 vezes nas páginas veterotestamentárias e seu termo correlato no Novo Testamento hamartia sugere a idéia de “errar o alvo” ou “desvia o rumo”, como o arqueiro antigo que atirava as suas flechas e errava o alvo. Porém o termo também sugere alguém que erra o alvo propositadamente; ou seja, que atinge outro alvo intecionalmente. Não se trata de uma idéia passiva de erro, mas implica uma ação proposital. Significa que cada ser humano tem da parte de Deus um alvo definido diante de si para alcança-lo. 
PESHA’. O sentido tradicional dessa palavra é “transgredir”, “rebelar”, “revoltar-se”. Porém, uma variante forte para defini-la implica o ato de invadir, de ir além, de rebelar-se. O termo aponta para alguém que foi além dos limites estabelecidos (Gn 31:36; 1ª Rs 12:19; 2ª Rs 3:5; Sl 51:13; Sl 89:32; Is 1:2; Am 4:4). 
RAMA. Que dizer “enganar”; dá a idéia de prender numa armadilha, num laço. Implica, portanto, um tipo de pecado em forma de cilada para outrem cair. É uma forma de enganar e agir traiçoeramente (Sl 32:2; 34:13; 55:11; Jó 13:7; Is 53:9). 

5. CITE TRÊS TERMOS ORIGINAIS PARA O PECADO NO NOVO TESTAMENTO E DEFINA-OS. 
R: HAMARTIA. Já citada em correlação com hatta’a (hb.), seu sentido é “errar o alvo”, “perder rumo”, “fracassar”. Indica que o primeiro homem no princípio, perdeu o rumo de sua vida e fracassou em não atingir o padrão divino estabelecido para a sua vida. No Novo Testamento, os escritores usaram o termo hamartia para designar o pecado. 
ANOMIA OU ANOMOS. Denotam ilegalidade; tais palavras são traduzidas frequentemente como “iniquidade” ou “transgressão”. Porém, o sentido literal de anomia é “sem lei”. Quem transgride a lei de Deus pratica a iniquidade (Mt 13:41; 24:12; 1ª Tm 1:9). O Anticristo é anomos – “o iniquo” (2ª Ts 2:8).
ASEBEIA. Usado por Paulo nas epístolas com o sentido de impiedade (Rm 1:18; 11:26; 2ª Tm 2:16; Tt 2:12; Jd vv. 15,18). Portanto, a impiedade ou irreverência são a base da asebeia. 

6. QUAL VOCÁBULO GREGO É EMPREGADO COMO O SENTIDO DE “DESVIO”, “VIOLAÇÃO” E “TRANSGRESSÃO” NAS PÁGINAS DO NOVO TETAMENTO? 
R: PARABASIS. Aparece nas páginas neotestamentárias oito vezes. 

7. HÁ DIFERENÇA ENTRE “IMAGEM” E “SEMELHANÇA”? SE EXISTEM, QUAIS SÃO ELAS? 
R: Sim, a diferença é que o homem como imagem de Deus é dotado de atributo moral, isto é, justiça original. Porém essa justiça não era imutável; havia a possibilidade de pecado. Essa imagem divina no homem revela sua natureza religiosa dele, haja vista ter sido dotado de “espírito” para manter comunhão com o Seu Criador. O homem como semelhança de Deus é espiritual.
8. A QUEDA DISTORCEU A IMAGEM ORIGINAL DO SER HUMANO? SE SIM, EM QUE SENTIDO? SE NÃO POR QUÊ?
R: Não. Porque a imagem e a semelhança de Deus, se referem aos aspectos moral e espiritual, os quais ainda persistem no ser humano, apesar de desfigurados e transtornados pela Queda e o pecado subsequente.

9. CITE TRÊS TEORIAS FILOSÓFICAS CONTRÁRIAS AO QUE A PALAVRA DE DEUS DIZ SOBRE O PECADO?
R: 1) A primeira teoria filosófica e antibíblica é a que ensina a existência de um eterno princípio do mal.
2) Outra teoria filosófica antibíblica é a que apresenta o pecado como um mal necessário.
3) A terceira teoria falsa ensina que a fonte e a sede do pecado estão na natureza sensorial do homem.

10. COMO JOHN WESLEY, O PAI DO METODISMO, DEFINIU O PECADO?
R: Como uma transgressão voluntaria de uma lei conhecida.

11. DISCORRA SOBRE AS ENTRADAS DO PECADO NO UNIVERSO E NO MUNDO. HÁ DIFERENÇA? POR QUÊ?
R: A primeira manifestação do pecado foi na esfera angelical e esta relacionado com a queda de Lúcifer. O que fica claro é que o pecado n o universo foi originalizado por Lúcifer ( Is 14:12-14; Ez 28:12-17). Quanto o pecado no mundo, ele entrou na vida da humanidade através do pecado de Adão e Eva (Gn 3:1-19).

12. QUAL É O CONCEITO EXATO DE PECADO ORIGINAL?
R: Por pecado original entendemos que se trata do pecado herdado de nossos primeiros pais, Adão e Eva, o qual passou a toda criatura humana. A culpa não é herdada, e sim imputada a cada criatura. O conceito é que: Toda a criatura humana é culpada em adão e consequentemente tem sua natureza corrompida desde o nascimento (Sl 51:5; 58:3).

13. O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO “PECADO FACTUAL”?
R: É o pecado cometido no dia a dia.

14. QUAL É A DIFERENÇA ENTRE OS PECADOS VENIAL E MORTAL?
R: Pecado Venial é o pecado que não é para a morte, ou seja, menos grave, e portanto pode ser perdoado. O Pecado Mortal é o que não é perdoável, é para a morte.

15. QUE RELAÇÃO TEM A CULPA COM A LEI MORAL DE DEUS?
R: “A culpa não faz parte da essência do pecado, mas é, antes, uma relação com a sanção pela lei”. A relação é que a culpa só pode ser removida mediante a satisfação da Lei Moral de Deus.

16. DISCORRA SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO NO MUNDO.
R: Indiscutivelmente, o pecado trouxe graves consequências ao Universo, especialmente à vida na terra. O pecado afasta o homem da presença de Deus, e o homem sem Deus é um condenado ao sofrimento eterno. O pecado destrói o ser humano física e espiritualmente. A Bíblia faz várias declarações a respeito da universalidade do pecado; (1ª Rs 8:46; Sl 143:2; Rm 3:10-12; Rm 3:23; 1ª Jo 1:8)

17. TODO O SER O MUNDO NASCE COM A SUA NATUREZA CORROMPIDA? POR QUÊ?
R: Sim, o pecado é hereditário. Todos os atos pecaminosos das pessoas são frutos de sua natureza pecaminosa. A sua universalidade deve-se à corrupção da natureza humana; a Palavra de Deus afirma que o primeiro homem violou a vontade expressa de Deus, e, por consequência, toda a vida humana se corrompeu. Inevitavelmente, quando o homem se depara com a idade da consciência moral, está tão identificado com os maus impulsos existentes dentro de si que precisará esforçar-se para manter o equilíbrio moral e espiritual de sua vida. Por causa do pecado de Adão, todos os seus descendentes tornaram-se pecadores e culpados. Porém, Deus providenciou a nossa expiação (Rm 5:8). Veja baseado na Bíblia como um ato de pecado individual afetou a todos (Rm 3:23; Rm 5:12).

18. COMO RESULTADO IMEDIATO DA QUEDA TODO GÊNERO HUMANO FOI ATINGIDO. A BÍBLIA MENCIONA, PELO MENOS, TRÊS IMPUTAÇÕES DECORRENTES DO PECADO DE ADÃO. QUAIS SÃO ELAS?
R: 1) Seu pecado foi imputado à sua posteridade (Rm 5:12-14).
2) Seu pecado foi imputado a Cristo (2ª Co 5:21).
3) Deus imputou sua justiça sobre os que creem em Cristo (Gn 3:15; 15:6; Sl 32:2; Rm 3:22; 4:3,8,21-15; 2ª Co 5:21). Nesse sentido, a Bíblia revela que se efetuou uma transferência de caráter judicial do pecado do homem para Jesus Cristo, que levou sobre a cruz o pecado da humanidade (Is 53:5; Jo 1:29; 1ª Pe 2:24; 3:18).

19. DE ACORDO COM MYER PEARLMAN O QUE TRANSMITIU ADÃO PARA A SUA DESCÊNDENCIA?
R: Ele afirmou: “que o efeito da Queda arraigou-se tão profundamente na natureza humana, que Adão, como pai da raça humana, transmitiu a seus descendentes a tendência ou inclinação para pecar”. Neste aspecto toda criatura humana é pecadora porque adquiriu a imagem degenerada e decaída de seu pai.

20. QUAL É O SENTIDO BÍBLICO DO TERMO “ANIQUILAR” EM 2ª TESALONICENSES 1:9?
R: O sentido Bíblico de “aniquilar” não é “extinguir”, mas sim, “banir” da presença de Deus.

FIM.

DEUS EM CRISTO JESUS VOS ABENÇOE.

Um comentário:

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