quinta-feira, 3 de maio de 2012

TIATIRA, A IGREJA TOLERANTE




                      TIATIRA, A IGREJA TOLERANTE
Lição 6 
- 6 de Maio de 2012
Texto Áureo: 2 Coríntios 6.14,15 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 15 E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?
Leitura Bíblica em Classe: Apocalipse 2. 18-25

A TOLERÂNCIA AOS VÍCIOS PAGÃOS É AFRONTA A DEUS 

1. OS OLHOS DE CRISTO ESTÃO FIXOS SOBRE A SUA IGREJA
 - Apocalipse 2.18 E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:
* Toda tolerância ao erro está sob os olhos julgadores de Cristo – Provérbios 5.21 Eis que os caminhos do homem estão perante os olhos do SENHOR, e ele pesa todas as suas veredas.
2. JESUS CONHECE QUEM FAZ A SUA OBRA ORDEIRAMENTE -
Apocalipse 2.19 Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
* Obras passadas nada valem se não há progressão nas presentes – Jeremias 9.24 Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.
3. QUEM NÃO COMBATE PECADO NA IGREJA SERVE O DIABO - Apocalipse 2.20 Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.
* Falsos ensinos e objetos usados como ponto de fé levam a idolatria – Ezequiel 13.18 E dize: Assim diz o Senhor DEUS: Ai das que cosem almofadas para todas as axilas, e que fazem véus para as cabeças de pessoas de toda a estatura, para caçarem as almas! Porventura caçareis as almas do meu povo, e as almas guardareis em vida para vós?
4. QUANDO DEUS ADVERTE DO ERRO É MELHOR ATENDE-LO - Apocalipse 2.21 E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.
* O arrependimento é o caminho do livramento traçado por Cristo - Jeremias 26.3 Bem pode ser que ouçam, e se convertam cada um do seu mau caminho, e eu me arrependa do mal que intento fazer-lhes por causa da maldade das suas ações.
5. OS FILHOS ESPIRITUAIS DE JEZABEL SOMAM NAS IGREJAS -
Apocalipse 2.22 Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
* Quem insiste nos prazeres ilícitos atrai para si grandes sofrimentos - Sofonias 3.2 Não obedeceu à sua voz, não aceitou o castigo; não confiou no SENHOR; nem se aproximou do seu Deus.
6. O CARÁTER INDIGNO NÃO PREVALECE DIANTE DE CRISTO - Apocalipse 2.23 E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
* Cristo perscruta o nosso interior a fundo para recompensa ou juízo – Provérbios 21.2 Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o SENHOR sonda os corações.
7. SÓMENTE OS FIÉIS A SÃ DOUTRINA SÃO ISENTOS DE CULPA - Apocalipse 2.24 Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
* O mal é revelado pela palavra, não é preciso praticá-lo para conhecer – Romanos 6.6 Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
8. A PROGRESSÃO ESPIRITUAL É EXIGIDA DOS FIÉIS A CRISTO - Apocalipse 2.25 Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
* O apego a verdade é o que evita qualquer tolerância ao mundo pagão – Salmos 119.11 Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem pode tomar a Santa Ceia?

  De acordo com a Bíblia, se você é salvo, você pode tomar a Santa Ceia.   Cada um deve examinar a si mesmo antes de participar da Santa Cei...