quinta-feira, 12 de julho de 2012

A MORTE PARA O VERDADEIRO CRISTÃO


A Morte para o Verdadeiro Cristão - Rede Brasil de Comunicação




LIÇÃO 03 - A MORTE PARA O VERDADEIRO CRISTÃO


INTRODUÇÃO
A Morte entrou no mundo como resultado do pecado cometido pelo homem no Jardim do Éden (Gn 3.19; Rm 3.23; 6.23), que naquele momento era o representante de toda raça humana. Com a entrada da morte no contexto humano (Gn 2.16-17) todas as consequências relacionadas a ela, tais como: a dor da perda e a separação, acometem os homens indistintamente - a morte tornou-se uma realidade para todos (Rm 5.12; 6.23).
Porém, para o verdadeiro cristão, a morte é lucro, pois é partindo para a eternidade que podemos estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor (Fp 1.21-23). Portanto, a morte é o momento no qual o cristão é recolhido ao celeiro celestial como trigo maduro (Mt 3.12). A Bíblia nos ensina que não devemos enxergar a morte como uma derrota, pois o evangelho ressalta a esperança da ressurreição em Cristo quando a morte será vencida (I Co 15.51-54).
I - DEFINIÇÕES DO TERMO MORTE
1.1 Definição Bíblica: É a separação da alma e espírito do corpo (Tg 2.26), pela qual o homem é introduzido no mundo invisível. Essa experiência descreve-se simbolicamente como “dormir” (Jo 11:11; Dt 31:16); “o desfazer da casa terrestre deste Tabernáculo” (II Co 5:1); “deixar este tabernáculo” (II Pe 1:14); “descer ao silêncio” (Sl 115:17); “expirar” (At 5:10); “tornar-se em pó” (Gn 3:19); e “partir” (Fp 1:23).
1.2 Definição Teológica: No sentido físico, é o término das atividades vitais do ser humano sobre a terra. É vista, nas Sagradas Escrituras, como a consequência primordial do pecado: “mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gn. 2.17), por conseguinte todos os homens morrem (Rm 3.23; 6.23).
II - A MORTE COMO CONSEQUÊNCIA DO PECADO
Embora, alguns creiam erroneamente que o homem foi criado mortal, que Adão teria morrido eventualmente, mesmo sem ter transgredido, a Bíblia liga a morte diretamente com o pecado (Gn 2.16-17). Portanto, a morte do heb. maweth e do gr.thanatos teve sua origem no pecado, e é o resultado final do pecado (Gn 2.17; I Co 15.21,22,56; Tg 1.15). Com a entrada da morte no contexto humano, todas as consequências relacionadas a ela, tais como: a dor da perda e a separação sobrevêm a todos. Destacaremos três verdades sobre a morte física:
2.1 Uma sentença devido ao pecado original. A morte veio como consequência do pecado. Isto é bastante claro nas Escrituras: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”(Rm 6.23).
2.2 Alcança a todos. “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram” (Rm 5.12).
2.3 Não é o ponto final da história do homem. A doutrina do aniquilacionismo diz que todas as almas estão sujeitas à extinção após a morte física. Tal doutrina não leva em consideração as verdades bíblicas e teológicas referentes à imortalidade da alma e a ressurreição dos mortos que, de forma tão clara e inquestionável, é ensinada pelos profetas, pelos apóstolos e por Nosso Senhor Jesus Cristo (Dn 12.2; Jo 5.28; I Co 15.58). Portanto, a morte não é o término de tudo, é o início da eternidade (Lc 16.22). Aos que morreram em Cristo, está reservada a bem aventurança dos céus (Ap 14.13); quanto aos ímpios, serão lançados no lago de fogo, que é a segunda morte (Hb 9.27; Ap 20.11-15).
III - A MORTE FÍSICA NA PERSPECTIVA PAULINA
Para as pessoas ímpias e incrédulas a morte é algo triste, pesaroso, que elas não querem ouvir falar, pois não tem esperança (I Ts 4.13). Elas vivem sujeitas ao temor da morte durante toda a existência terrena (Hb 2.15). Mas, nós não podemos encarar a morte da mesma forma que uma pessoa que não tem Jesus. Porque a morte para o cristão o conduzirá a uma existência melhor e superior. Paulo escreveu uma carta aos filipenses onde ele declara qual a sua perspectiva sobre a morte (Fp 1.21-23).
3.1 A morte é ganho. Por incrível que pareça, o apóstolo Paulo disse que para ele “morrer é ganho” (Fp 1.21). O dicionário Aurélio define a palavra ganho como: “lucro, vantagem, proveito”. Logo, quem morre em Cristo, não perde, mas ganha, pois encerra suas atividades aqui na terra, ciente de que receberá a coroa da vida (Ap 2.10) e aguardará o Tribunal de Cristo para receber o galardão pelas obras que fez enquanto esteve vivo (II Co 5.10).
3.2 A morte nos leva a “estar com Cristo”. Para Paulo a morte física era apenas uma transição, de uma forma baixa de existência para uma forma mais elevada. Por isso o apóstolo, disse que se encontrava em aperto ou sem saber o que escolher, porque se permanecesse vivo contribuiria para a obra de Deus, mas se morresse “estaria com Cristo” (Fp 1.23).
3.3 Estar com Cristo é melhor. Entre estar no mundo e estar com Cristo o que preferimos? Paulo sabia o que era melhor. Por isso disse: “Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor” (Fp 1.23). Sem dúvida alguma, o desejo ardente de todo salvo deve ser o de encontrar o seu Senhor, mesmo que para isso tenha que passar pela morte.
IV - O QUE FAZER QUANDO ENFRENTAMOS O LUTO
Ao nascermos de novo fomos salvos da morte espiritual (Ef 2.1,5) e da morte eterna (Ap 2.11), porém não da morte física (Rm 3.23). Ser cristão não significa que não poderemos passar por essa experiência. Sem dúvida, como seres humanos, nós sentimos a dor da perda, da separação. As Escrituras não se opõem ao luto, mas, sim, à atitude de se deixar ser consumido pelo luto. Nas palavras do apóstolo Paulo, podemos ficar “abatidos, mas não destruídos“. E mais: podemos ser “atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados” (2 Co 4.8,9). Em Deus encontramos conforto para as nossas dores e sofrimentos (Sl 46.1). A Bíblia nos ensina o que devemos fazer quando estamos enfrentando o luto. Vejamos algumas atitudes que devemos tomar:
4.1 Devemos buscar o consolo divino. Quando Jesus disse aos discípulos que estaria partindo, eles ficaram entristecidos, todavia prometeu-lhes que não os deixaria órfãos, prometeu-lhes enviar o Consolador (Jo 15.26). Do gr “parakletos” que significa literalmente “chamado para o lado de alguém”, ou seja, sugere a capacidade para prestar ajuda. Sob este título, o Espírito Santo apresenta-se como aquele que nos proporciona conforto (Jo 14.16). As consolações ministradas por ele, podem vir das seguintes fontes: Palavra de Deus, oração e comunhão com os santos (Sl 119.50, 76; Fp 4.6; I Pe 5.7; Rm 12.15; Gl 6.2).
4.2 Devemos aceitar a vontade de Deus. A vontade soberana de Deus pode ser definida como a predisposição inquestionável e irrevogável dele em fazer concretizar os seus planos e decretos na história e na vida particular de cada um dos seus filhos (Dt 32.39; I Sm 2.6). Logo, se ele decide que alguém morrerá, não devemos questionar, pois é Senhor e faz o que quer, e os seus pensamentos são maiores que os nossos pensamentos (Is 55.8,9). Outra coisa deve ser destacada: é que Deus, embora permita a morte do ímpio, Ele não tem prazer nisso, antes seu desejo é que o ímpio se converta (Ez 18.32). Porém, quanto ao justo sua morte é preciosa (Sl 116.15).
4.3 Devemos ter esperança. O apóstolo Paulo quando escreveu aos tessalonicenses deixou claro que os discípulos de Cristo não devem se entristecer com a morte, como os demais homens que não tem esperança, pois a ressurreição de Jesus é a garantia de que nós ressuscitaremos (I Ts 4.13,14). A fé cristã transcende o túmulo, ela não está limitada as coisas destas vida (I Co 15.19). Ela nos remete a uma vida porvir onde a morte, o pranto, e a dor não mais existirão (Ap 21.4).
CONCLUSÃO
Como vimos, a morte é uma realidade para todo ser vivo inclusive para o cristão. Ela veio como resultado do pecado original no Éden, daí a morte passou todos os homens. Porém, biblicamente destacamos que a morte não é um caso de extinção, mas, de separação da alma e espírito do corpo. O cristão verdadeiro consegue entender que quando estiver enfrentando luto deve recorrer a Deus que consola, e assim aceitar a sua vontade e confiar em suas promessas de que os que morrerem em Cristo serão ressuscitados para junto com os que ficarem vivos estarem sempre com o Senhor nos céus, por ocasião do arrebatamento (I Ts 4.16,17)

Pb Luiz Carlos:


Fonte Publicado no site da Rede Brasil de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem pode tomar a Santa Ceia?

  De acordo com a Bíblia, se você é salvo, você pode tomar a Santa Ceia.   Cada um deve examinar a si mesmo antes de participar da Santa Cei...