sexta-feira, 10 de abril de 2015

O nascimento de Jesus - Esboço e Comentário

Lição 2ª 


Lição 2 - 12 de Abril de 2015

Texto Áureo: Lucas 2.7  E deu à luz o seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.
Leitura Bíblica em Classe: Lucas 2.1-7

E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse
(Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria).
E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.
E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi),
A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz.
E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.

FATOS QUE ANTECEDERAM O NASCIMENTO DE JESUS

Introdução: Embora acompanhado por uma estrela no firmamento, o nascimento de Jesus gerou pouca importância ou interesse entre os judeus. Somente algumas personagens como os magos do oriente e os pastores do campo é que se interessaram em acompanhar esse grande acontecimento, o qual revelaria o Verbo que se fez Carne. Para os judeus não era esse o Messias que eles aguardavam e aguardam até hoje, pois os seus anseios estavam voltados para um Messias que nascesse num palácio para ser o rei de Israel. Havia chegado o tempo de o Salvador nascer neste mundo e acordo com as profecias bíblicas, as quais deveriam ser cumpridas exatamente como foi profetizado. No mundo secular se comemora em 25 de dezembro o nascimento de Jesus, mas é preciso entender que no mês de Dezembro é inverno em Israel e não consta nos escritos que fazia frio no dia em que Jesus nasceu. Uma indicação mais provável é que Ele tenha nascido entre setembro ou outubro, pois era outono, uma data mais propícia. Ainda é preciso levar em conta o escrito João: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João 1:14". Isso nos faz refletir que o Verbo se tabernaculou, ou seja, Jesus na sua encarnação.  “Naquele dia levantarei o tabernáculo caído de Davi, repararei as suas brechas, e, levantando-o das suas ruínas restaurá-lo-ei como fora nos dias da antiguidade”. (Amós 9.11).  A Festa dos Tabernáculos fala da alegria do Messias tabernaculando em nosso meio. É época de regozijo, de plenitude.

1) DEUS USOU O DECRETO DO IMPERADOR PARA LEVAR MARIA AO LUGAR DA PROFECIA - Lucas 2.1 E ACONTECEU naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse
* Todas as coisas contribuem para que todos os propósitos divinos sejam realizados - Mas tu, Belém de Efrata, tão pequena para seres contada entre as famílias de Judá. É de ti que há-de sair Aquele que governará em Israel. (Miquéias 5.1).
O recenseamento imposto aos povos de todas as cidades tinha a finalidade de um controle dos impostos obrigatórios ao governo romano. É lógico que essa convocação envolvendo todos os judeus estava também nos planos divinos. Isto porque, Maria e José moravam em Nazaré e se não houvesse esse alistamento decretado pelo imperador, com obrigação de José se alistar na cidade dos seus ancestrais, certamente o casal não teria se deslocado para Belém da Judéia. A profecia de Miquéias era clara em relação ao local do nascimento de Jesus quando diz: ...de ti Belém há de sair àquele que governará Israel. Se a profecia fosse descumprida tudo estaria perdido, mas Deus estava no controle da situação e nada sairia errado.

2) A PROVIDÊNCIA DIVINA PREPARA TODAS AS COISAS PARA SEU CUMPRIMENTO PROFÉTICO - Lucas 2.2 (Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria).
* Deus está sempre no controle porque Ele vela pela sua Palavra para fazer cumprir - E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la. Jeremias 1:12
Deus tinha uma promessa com Israel e mesmo com a nação totalmente descompromissada com a adoração e fidelidade a Ele, mas mesmo o povo estando nessa condição Deus estaria sempre atento para velar pela sua palavra e cumpri-la. Assim a aliança permaneceria, pois o Senhor não havia se esquecido dela. Em relação ao nascimento de Jesus havia várias promessas através de profecias vindas de vários profetas. Portando o nascimento de Jesus estava premeditado incluindo o tempo e o lugar que Ele iria nascer e Deus velou sobre esta promessa para que tudo acontecesse como foi predito por Ele.

3) O DECRETO SOBRE O ALISTAMENTO ERA POLÍTICO, MAS O SENHOR FEZ OUTRO USO DELE - Lucas 2.3 E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.
* O alistamento seria na cidade dos ancestrais, daí José e Maria irem a Belém da Judéia - Não diz a Escritura que o Cristo vem da descendência de Davi, e de Belém, da aldeia de onde era Davi? João 7:42
O decreto do alistamento tinha finalidade política, mas também para o controle de arrecadação dos impostos e envolvia a obrigatoriedade de todos os judeus irem se alistar nas cidades dos seus ancestrais. Como José constava na genealogia de Davi e Davi era dessa cidade, então José teve que ir se alistar nesse lugar levando também Maria que estava para dar a luz o Messias. Quem poderia imaginar que este alistamento decretado com fins políticos e monetários, poderia contribuir com os propósitos divinos. Mas, é assim que Deus age em várias situações para que os seus planos tenham andamento e sigam o curso das profecias bíblicas com toda exatidão.

4) O PROPÓSITO DO ALISTAMENTO ERA ALGO SEM VALOR DIFERENTE DO PROPÓSITO DIVINO - Lucas 2.4 E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi),
* Muito além dos propósitos e intenções dos homens estão os propósitos divinos - Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3:1
Nesse recenseamento seriam registrados os indivíduos de acordo com as suas tribos, famílias ou clãs, e casas. Através dessa exigência é que José e Maria foram a Belém da Judéia para se alistarem. Maria provavelmente  tinha planejado ficar em Nazaré, mas isso não lhe foi permitido, pois o Espírito Santo estava agindo nessa questão para cumprir o que foi dito pela Escrituras. O homem pode fazer todo tipo de planos e geralmente é assim que acontece, mas quando Deus tem um propósito a realizar ninguém poderá impedir, pois a providência divina organiza todas as coisas para o cumprimento das escrituras. Deus também pode usar o que o homem planeja para servir seus propósitos, mas indo além da sua intenção do homem, Ele serve os seus maiores propósitos.

5) ACIMA DE TODOS OS PENSAMENTOS DE MARIA E JOSÉ ESTAVA A DIREÇÃO DO ESPÍRITO SANTO - Lucas 2.5 A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
* José deveria alistar em Belém, mas Maria também foi pela direção do Espírito Santo - Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Romanos 8:14   
Maria e José eram verdadeiros crentes tementes e obedientes e a própria Maria declarou isso quando disse que se cumprisse nela a vontade de Deus. É característica de todos os verdadeiros crentes serem guiados pelo Espírito Santo. Quem é crente de verdade se submete pela fé à sua orientação sendo docilmente levado a toda verdade e à total submissão. Os dois servos de Deus poderiam ter pensamentos próprios ou feitos planos a respeito desse assunto, mas acima de todo pensamento e de todo plano estava à direção do Espírito Santo.

6) A PRESENÇA DE MARIA EM BELÉM DA JUDÉIA GARANTIA ESTAR TUDO CONFORME A PROFECIA - Lucas 2.6 E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz.
* Tudo o que Deus fala pela revelação profética, sempre se cumprirá no tempo certo - Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Gálatas 4:4
O dia, hora e lugar para Maria dar a luz do Salvador Jesus estava totalmente de acordo com o propósito de Deus e tudo que foi profetizado se cumpriu totalmente. Como foi prometido e profetizado desde a fundação do mundo, no devido tempo, Ele foi manifestado para esse propósito. Para cumprir o grande plano a que tinha se proposto, Ele sujeitou-se a nascer "...de mulher" que refere-se a sua encarnação e nascer "sob a lei", que refere-se a sua submissão.

7) O FATO DE NÃO HAVER LUGAR NA ESTALAGEM PREFIGURA O INÍCIO DA REJEIÇÃO AO MESSIAS - Lucas 2.7 E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.
* Os judeus aguardavam O Messias nascido em palácio e não numa humilde manjedoura - Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. João 1:11
Os judeus até os dias de hoje não aceitam esse Jesus que nasceu em Belém da Judéia pelo fato das condições e locais humildes em que veio se encarnar neste mundo. O Messias que eles aguardam deve vir como rei e nascido em palácio e não numa manjedoura. Essa rejeição já é ilustrada pelo fato de não haver lugar para Ele na hospedaria, onde poderia nascer entre os seus. Os judeus se contentaram com os tipos e não reconheceram o anti-tipo. Tinha Moisés e a Lei, o templo e os sacrifícios, mas não entendiam essas luzes tipológicas que apontavam para a verdadeira luz que era Cristo. O povo estava preso as suas tradições religiosas que não eram capazes de compreender as verdades espirituais. Jesus veio ao seu mundo, pois este mundo foi criado por Ele, mas o seu próprio povo não o reconheceu, compreendeu ou recebeu.


Fonte: Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem pode tomar a Santa Ceia?

  De acordo com a Bíblia, se você é salvo, você pode tomar a Santa Ceia.   Cada um deve examinar a si mesmo antes de participar da Santa Cei...