sábado, 18 de junho de 2016

MANSIDÃO: UMA NOVA POSTURA DE VIDA MODESTA E SUBMISSA

Subsídio da Lição 12 - Revista da Bétel.


Texto Áureo: Mateus 5.5
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nessa lição ensine aos alunos a praticarem a mansidão, pois só assim se aprende, colocando em prática.
- “comportamento modesto”, um comportamento calmo, tranquilo, não explosivo.
- “para com os homens”, um comportamento muito explosivo pode se tornar em escândalo para o crente, pois as pessoas nos observam e fazem o estereótipo do cristão como alguém calmo, pois parecia ser esta uma característica de Jesus. Mt 11.29
__________________________________________
1. A MANSIDÃO E A PACIÊNCIA
- “agir com equidade”, significa agir com equilíbrio, isso ocorre porque a pessoa não se desespera para tomar as suas decisões.
- “com atitudes brandas”, são atitudes calmas e a palavra branda desvia o furorPv 15.1

1.1. A mansidão ensina o indivíduo a desviar-se da ira.
- “que desenvolve a mansidão consegue contornar”, consegue sair da situação de problema. Existem situações que precisamos agir com rapidez e firmeza, porém existem outras em que precisamos agir com calma e mansidão, pois muitos prejuízos podem ser evitados assim. Em um acidente de trânsito por exemplo, se o crente agir com calma apresentando um comportamento manso, poderá chegar a um acordo que não lhe afete muito financeiramente.
“qual deve ser a postura ideal do cristão”, aquilo que se espera de um cristão.
- “uma saída para não se deixar tentar pelo inimigo”, o inimigo quer sempre nos tirar do sério, nos fazer pecar, tomar atitudes de ira e assim nos fazer sair da graça. Podemos perceber Satanás tentando agir por trás de palavras que recebemos para nos provocar.

1.2. Sendo humilde e manso.
“sentido de dar lugar à ira. Não permitir que a ira tome posse”, dar lugar a ira significa se irar sem tomar nenhuma atitude, pois a atitude é que trás o prejuízo.
“tomando posse da essência da personalidade de Cristo”, se tornando parecido com Ele.
- “em nenhum momento Ele se desviou do propósito”, quer dizer que Jesus nunca respondeu as afrontas com outras afrontas parecidas. Quando Jesus respondia era para ensinar algo.
“propósito que lhe fora proposto pelo Pai”, se Jesus respondesse as afrontas colocaria em risco a Sua missão. Alguns crente tem grandes missões nas mãos, mas colocam tudo a perder por responderem às afrontas sofridas. 

1.3. Jesus, nosso melhor exemplo.
- “termos o nosso caráter controlado pelo Espírito”, significa ter o fruto do Espírito e agir pela direção Dele. Quando a pessoa toma decisões sem buscar saber a vontade de Deus ela não está deixando o seu caráter ser controlado pelo Espírito Santo.
- “conseguiremos ser mediadores em tempo de crise”, os mediadores são aqueles que promovem a paz entre as partes em conflito.
- “um exemplo magistral a ser seguido”, um exemplo de mestre.
- “não tomou atitude agressiva”, e nem tão pouco tentou fugir, mas quando foi perguntado respondeu: “Eu sou!”. Nesse momento eles caíram no chão, dando a Jesus a oportunidade de fuga. Jo 18.6
_____________________________________________
2.  A MANSIDÃO E A SUBMISSÃO A DEUS
- “Quando somos apresentados pela mídia a um posicionamento agressivo”, a mídia é a porta-voz do mundanismo, pela mídia recebemos o que o mundo pensa e faz. De acordo com o mundo devemos reagir e se vingar respondendo à altura. 

2.1. O cristão deve ser sempre moderado.
- “atitude de pseudo-religiosos”, se referindo aqueles que aparecem na TV e na internet, que se dizem cristãos, mas costumam agredir com palavras a pessoas que não professam nossa fé, isso faz com que as pessoas nos julguem como homofóbicos, intolerantes, provocadores e suscita ira do povo contra os servos de Cristo.
- “Evangelho de confronto”, um evangelho que entra em guerra com as opiniões contrárias. Não devemos aceitar que o comportamento do mundo entre em nossas igrejas, mas para evangelizar o mundo precisamos levar a mensagem de salvação e evitar os debates com grupos militantes que não professam nossa fé. Pregar para esses grupos é muito mais produtivos do que rechaçá-los usando a Palavra de Deus.
- “demonstrar que não somos contenciosos”, o contencioso é o que tem prazer na contenda, na disputa.


2.2. Sejamos sóbrios e mansos.
- “atentar contra a vida e imagem das pessoas”, se referindo aos fanáticos extremistas religiosos de algumas seitas pelo mundo afora e a alguns que se dizem cristãos.
- “que sabe como fazer para atingi-los”, Deus sabe o que fazer, então não precisamos tomar atitudes em nome de Deus, como se fosse preciso ajudar a Deus.
- “vingança pertence a Ele e não a nós”, existem situações que não serão vingadas aqui na Terra, ficara para o dia do juízo. Por não verem essa vingança chegar, alguns querem tomar atitudes em lugar de Deus.

2.3. A mansidão não compactua com a violência.

- “compactuar com comportamentos violentos”, seria aceitar, apoiar, incentivar esses comportamentos. Crentes que apoiam a retaliação violenta está fora da Palavra.
- “encorajar os outros com a sã doutrina”, a pregação da Palavra de Deus é suficiente para fazer a obra nos corações, os debates teológicos que ocorrerem devem ser controlados para não trazem escândalos.
- “pelo sofrimento do reconhecimento do seu pecado”, essa é a parte do Espírito Santo.
- “deixando Deus tratar com o pecador”, significa deixar tudo nas mãos de Deus.
________________________________________
3. LIÇÕES PRÁTICAS

3.1. O fruto é cultivado no coração.
- “Ela deveria vir do coração”, deve ser uma mansidão sincera, vinda de dentro, pois existe mansidão falsa, vinda do convencimento, onde a pessoa até se esforça para ser manso, mas corre o risco de ser desmascarado pelo inimigo. Por isso cada um deve buscar essa mansidão.
- “é nele que deve ser cultivado o fruto”, se o coração não for transformado, a pessoa não conseguirá esconder por muito tempo.

3.2. Só o fruto do Espírito pode tornar o homem manso.
- “O Pecado plantou na humanidade”, com a queda do ser humano, ele teve a sua natureza perfeita corrompida pela mistura com o pecado, fazendo o ser humano apresentar características que só existiam em Satanás.
- “promover o desenvolvimento desta característica em outro homem”, não se desenvolve pelo estudo e nem pela imposição de mãos, a pessoa precisa quere e buscar a comunhão com o Santo Espírito.
- “após se encontrar com Deus tornou-se o homem mais manso”, foi a convivência com o Senhor e não o ensinamento acerca Dele que fez Moisés mudar suas atitudes.

3.3. O fruto amadurece por inteiro.
- “as características do fruto do Espírito Santo são interligadas”, isso porque é um único fruto, por isso quem produz esse fruto em sua vida, produz todas as características.
- “Cristão que falta ter alguma característica”, é possível que esteja fingindo possuir as outras.

CONCLUSÃO
- “de todas as maneiras nos tornar iracundos”, é o que está sempre nervoso com todos e com tudo.
- “conhece as artimanhas do inimigo”, nossa luta não é contra a carne, mas contra o inimigo de nossas almas. Quando alguém nos provoca não podemos revidar, pois estamos em outra batalha maior e se gastarmos energia lutando contra os nossos irmãos não venceremos aquela outra luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem pode tomar a Santa Ceia?

  De acordo com a Bíblia, se você é salvo, você pode tomar a Santa Ceia.   Cada um deve examinar a si mesmo antes de participar da Santa Cei...