domingo, 23 de junho de 2019

''AS SETE TRANÇAS DE SANSÃO''




ESTA MENSAGEM VAI TRANSFORMAR A SUA VIDA. ACREDITE!!!!!!!
TEXTO
Juízes – 16: 18,19 e 20
18.Vendo, pois, Dalila que já lhe descobrira todo o seu coração, mandou chamar os príncipes dos filisteus, dizendo: Subi esta vez, porque agora me descobriu ele todo o seu coração. E os príncipes dos filisteus subiram a ter com ela, trazendo com eles o dinheiro.
19. Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e rapou-lhe as sete tranças do cabelo de sua cabeça; e começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força.
20. E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o SENHOR se tinha retirado dele.
INTRODUÇÃO
Quero louvar a Deus por mais esta linda mensagem que me direcionou a redigir, contudo primeiramente ela foi pregada no púlpito da igreja onde dirigi, pela misericórdia de Deus.
Peço a cada amado amigo leitor, que se alimente desta palavra e a divulgue, levando assim uma semente de sabedoria a outros corações. Pois esta mensagem mexeu com minha vida, e bem sei que outros grandes pregadores já a têm ministrado por este mundo afora, e assim eu também gostaria de dar minha contribuição juntamente com estes valorosos pregadores.Por isso eu gostaria de lhe pedir que neste momento cada um dos amigos leitores, entregassem seus corações a Ruach HaKodesh, "O Espírito Santo", assim esta mensagem, AS SETE TRANÇAS DE SANSÃO, lhe será um tesouro em vossas vidas.
Aprendo há todos os dias com a palavra do Senhor. E aprendi mais uma vez que o pecado tem ceceado a mente dos homens, para que assim não ouçam a voz do Espírito Santo. E assim foi quando meditei neste contexto, aprendi que muitas vezes brincamos com o perigo e não sabermos de onde vem nossa força, assim como Sansão não sabia de onde vinha a dele. Vamos juntos alimentarmos do mel do Senhor.
QUEM FOI SANSÃO
A bíblia nos conta que certo dia uma família da tribo de DAN, estavam a viver de forma humilde na presença de Deus. O chefe da casa se chamava Manoah e sua esposa, segundo o talmude, se chamava Zlelponith. A mulher de Manoah era estéril, e de acordo com a crença dos Judeus, a esterilidade era um sinal de reprovação e juízo de Deus. Assim podemos chegar a uma conclusão, de que eles não eram totalmente felizes. Mas Manoah, não fez como Elkanah, casando-se com Penina.
Certo dia um anjo (era uma Teofania) aparece a Zlelponith, e lhe diz que ela teria um filho e ele seria nazireu desde o ventre, ele teria uma missão, ser o libertador de Israel das mãos dos inimigos Filisteus, os quais os oprimiam. Ela fica feliz e conta a Manoah que pede a Deus que envie novamente o anjo, e assim se fez.
Assim E o menino nasceu já cabeludo, e a mãe lhe deu um nome condizente com sua missão, o chamou Sansão, em hebraico, Shimshon, que provém da palavra shemesh, "que significa sol", pois ele traria luz e salvação para seu povo.
Quando chegou a rapaz, a cabeleira cobria-lhe a cintura e sua mãe o penteava, fazendo sete tranças que prendiam juntas, à altura dos ombros de Sansão. Porém como nazireu, Sansão tinha alguns votos que não podiam ser quebrados, sendo os principais, (a) Não beber vinho ou qualquer bebida forte, não comer nada que provenha da vide, (b) Não tocar, aproximar, de cadáveres, (c) Não cortar os cabelos.
Estes eram os principais votos de um nazireu, e eu aprendo que um verdadeiro nazireu deve: (a) guardar sua boca, (b) guardar seu corpo e (c) Guardar sua mente. E este era Sansão.
A bíblia nos fala de três grandes nazireus: Sansão, Samuel e João Batista (aguarde a mensagem NAZIREUS DE DEUS).
O SEGREDO SE SANSÃO
Sansão acreditava que sua força provinha de seus cabelos, pois era aquilo que desde seu nascimento não se tinha tocado ou defraudado. E segundo a história, eram seus cabelos cuidadosamente tratados por sua mãe, e assim pensava ele. Mas o verdadeiro segredo da foca de Sansão não estava em seus cabelos.
Mas qual seria a fonte da força de Sansão? Qual seria o segredo das coisas que sansão realizava? Por que a força de Sansão não estava em seus cabelos?
Vejamos então a luz da bíblia o porquê a força de Sansão não estava em seus cabelos. O que foi que aconteceu para que ele perdesse toda sua força.
Segundo alguns estudiosos, quando o Espírito de Deus se apossava de Sansão, ele corria pelos campos a uma velocidade de mais de 60 km/h. Certa ocasião Sansão arranca os portões da cidade de Gaza, o qual pesava cerca de 3.000 kg, e anda com ele nas costas mais de 60 km de distância. E ele acreditava que o segredo de sua força estava em seus cabelos. Não! Definitivamente uma força dessas, não pode estar nos cabelos. Ele era nazireu, que significa SEPARADO, CONSAGRADO.
É notória que a vida de Sansão foi uma permissão e vontade de Deus. Mas algo estava escondido, oculto, no segredo de que Sansão possuir sete tranças, pois não era a toa que sua mãe cuidasse tão bem dessas tranças. Pois uma verdade é que ao raspa-las sua força se foi, pois nesta hora diz a palavra de Deus que o Espírito de Deus o deixou. Então vamos conhecer onde estava a força sobrenatural da vida de Sansão, conhecendo as verdadeiras SETE TRANÇAS DE SANSÃO.
A PRIMEIRA TRANÇA DE SANSÃO
UMA ALIANÇA, UM PACTO COM DEUS
Juízes 13: 5 – A palavra do anjo para a mãe de Sansão foi que ele seria o libertador de Israel desde o ventre. Isso nos mostra que um pacto, uma aliança, foi feito da parte de Deus para com a vida de Sansão, e ao descer a cidade de Timma, Sansão mostra um desvio de conduta.
Vamos dar valor a aliança feita com Deus, pois não temos que agradar a homens, e sim ao Eterno Senhor que fez os céus e a terra. Aquele que perde esta traça fica desprovido de força na hora da batalha.
A SEGUNDA TRANÇA DE SANSÃO
O DESEJO E A VONTADE DE DEUS
Juízes 14:1 e 2 – Sansão vai à cidade de Timma, lugar onde não deveria ir, e lá vê uma mulher e deseja possuí-la. Ao desejar possuir aquela mulher, Sansão contraria a vontade do coração de Hashem.
Quantos de nós não temos em nossos dias desejados coisas que Deus não preparou para nós, pois descemos a lugares imundos os quais não são da vontade do Senhor, e lá vemos aquilo que é agradável aos olhos, mas não é agradável a Deus. Com isso perdemos uma de nossas tranças, OS DESEJOS E A VONTADE DE DEUS.
Deseje aquilo que está no coração de Deus, assim você conservará suas forças, e nenhum enviado do diabo lhe raspará seus cabelos.
A TERCEIRA TRANÇA DE SANSÃO
A PUREZA DAS LEIS DE DEUS
Juízes 14: 8 e 9 – Estes versículos revelam que após matar um leão, mostrando que a força ainda estava com ele, e ao voltar pelo mesmo caminho, vendo o leão morto com uma colméia e favos de mel, Sansão toca no cadáver do leão para buscar o mel e come-lo.
Não há nada mais doce do que as coisas que provém do alto. Ao tocar no impuro, ele contaminou a pureza (leia a mensagem A MOSCA E O PERFUME), e assim perdeu uma de suas tranças valiosas. Busquemos a doçura da palavra de Deus para nossas vidas e fiquemos longe da contaminação com aquilo que é mal.
A QUARTA TRANÇA DE SANSÃO
A ALEGRIA DE DEUS
Juízes 14: 10 e 11 – O relato é que Sansão fez uma festa como era de costume daqueles que não tem um voto de nazireu (Separado, consagrado) para com Deus. Pois o vinho tem como um de seus simbolismos na bíblia, a alegria. Por isso uma das tranças era conservar em alegrar somente a Deus e ser alegrado também somente por Deus. Ao fazer aquela festa, Sansão deseja alegria do mundo.
É por isso que muitos de nossos jovens estão perdidos nas drogas, e nas prostituições deste mundo. Voltemos a ensinar a verdade que o Senhor mandou, e assim vamos conseguir vencer as artimanhas do inimigo.
A QUINTA TRANÇA DE SANSÃO
A CONFIANÇA EM DEUS
Juízes 15: 18 e 19 – Aqui vemos que após uma batalha Sansão que sempre foi suprido, cuidado, protegido por Deus, parece reclamar pela sede que estava sentindo e assim levanta uma murmuração a Deus pedindo água.
Mas a verdade é que após ter perdido as outras tranças, ele já não mais confiava totalmente em Deus. É isso que temos visto nos dias de hoje, pregadores que já não confiam no suprimento de Deus e vivem para arrancar dinheiro do povo. Devemos confiar somente naquele que se assente no trono da graça. Aquele que deu seu unigênito filho por nossas vidas.
A SEXTA TRANÇA DE SANSÃO
FIDELIDADE PARA COM DEUS
Juízes 16: 4 – Agora vemos que Sansão volta a Gaza e ao ver uma mulher prostituta, cujo nome era Dalila, ele se apaixona por ela. Triste coisa praticamos ao adorarmos coisas deste mundo, e o que dizer daqueles que adoram, amam, fazem promessas a imagens feitas por mãos de homem. Mostram-se como Sansão, perderam a trança da fidelidade para com Deus, pois isto é prostituição, e em minha fé me diz que o pecado de adorar um morto, ou sua imagem, e segundo a bíblia isso é comparado ao pecado de prostituição, é o que mais entristece o coração de Deus.
Voltemos a ser um povo fiel, pois o salmista diz que os olhos de Deus procuram os fieis da terra para que estejam com Ele (Sl 101:6).
A SÉTIMA TRANÇA DE SANSÃO
O AMOR E A CONFIANÇA EM DEUS
Juízes 16:15, 16 e 17 – Dalila faz Sansão mostrar que verdadeiramente a amava, e assim ele ao vê-la entristecida ele faz uma revelação, não de sua força, mas de sua última trança. Ele estava perdendo aquilo que poderia ainda fazê-lo retornar ao princípio da força.
Então ao dar mais valor ao amor de Dalila do que ao amor de Deus, diz a bíblia que naquele momento o Espírito de Deus, ou seja, o Espírito Santo foi obrigado a se afastar de Sansão. E quando ele a corda, já não possui a força que outrora possuía, pois já não tinha mais suas SETE TRANÇAS.
CONCLUSÃO
É preciso avaliar nossas vidas, pois pode ser que neste momento alguns amigos leitores dessa mensagem já perderam algumas de suas tranças, os deixando vulneráveis ao inimigo.
Baseado na vida de Sansão eu gostaria de deixar para que os amados leitores meditassem em algumas orientações, para que suas tranças estejam melhor protegidas do perigo.
1)Não despreze seu voto;
2)Dê valor em ser um separado e consagrado para Deus;
3)Não desça em lugares sujos;
4)Não se contamine com as coisas desse mundo;
5)Não despreze o amor de Deus;
6)Não brinque com o pecado;

7)Viva sempre no primeiro amor.

quarta-feira, 12 de junho de 2019

As 3 Táticas de Josafá Para Alcançar a Vitória


“Então, Jeosafá temeu e pôs-se a buscar o SENHOR; e apregoou jejum em toda a Judá.” (2 Cr 20.3)
Nenhum indivíduo está isento de contraírem inimizades, principalmente quando há conflitos envolvendo lideranças.
Jeosafá foi surpreendido no momento inesperado, e pelo que nos mostra o texto ele estava despreparado para o confronto militar, pois o seu contingente era muito menor do que o dos inimigos (2 Cr 20.1,2) foi isso que levou Jeosafá a temer (2 Cr 20.3).

Vejamos a reação de Jeosafá, a atitude, oração e vitória que ocorreu quando:.

• Josafá temeu, buscou ao Senhor por meio de jejum e oração, pedindo-Lhe socorro.
• Há oração e jejum, o Espírito do Senhor começa a agir no meio da congregação.
• O Senhor escolheu para usar um levita, um dos cantores do Templo: JAAZIEL, cujo nome significa DEUS VIGIA SOBRE MIM. Este levita, inspirado pelo Espírito Santo, profetizou palavras de consolação divina, demonstrando O PODER DA VERDADEIRA PROFECIA.
• Primeiramente, Deus tirou o temor do coração de Josafá, mostrando-lhe que a peleja é d`Ele ( Cr 20:3, 15).
• Depois, o Senhor começou a traçar as estratégias, demonstrando a Sua onisciência, onipresença e onipotência, porquanto:
• (A) - Sabia onde o inimigo se encontrava;
• (B) - O que estava fazendo;
• (C) - Haveria vitória sem haver luta corporal;
• (D) - O Senhor era com eles (2 Cr 20.16-17)
• (1) - Josafá reverenciou Deus, confiou no Seu poder e agradeceu, antecipadamente, pela vitória prometida ( 2 Cr 20:18);
• (2) - Josafá não levou armas carnais; só espirituais: a fé e o louvor ( Cr 20:19);
• (3) - Josafá exortou o povo a crer em Deus para alcançar segurança, e confiar nos profetas do Senhor, para que prosperidade fosse alcançada ( Cr 20:20);
• (4) - O PODER DA VERDADEIRA PROFECIA foi tão grande, que Josafá ordenou cantores para o Senhor, que saíram marchando à frente do exército, louvando a Deus, e dizendo: RENDEI GRAÇAS AO SENHOR, PORQUE A SUA MISERICÓRDIA DURA PARA SEMPRE! Ou seja: A batalha já estava ganha pelo PODER DA VERDADEIRA PROFECIA! ( Cr 20:21)
• (5) - Bastou o louvor ter início para Deus começar a agir! O Senhor pôs emboscadas contra os inimigos, que foram totalmente desbaratados, não havendo nenhum sobrevivente ( Cr 20.22-24)

A Reação do Rei Josafá

A reação de Jeosafá foi de grande medo, isso é muito natural acontecer quando o sujeito encontra-se ameaçado, ora os seus inimigos eram em grande número e mais forte do que ele, mas em toda ação uma reação, seja ela de covardia ou de coragem (2 Cr 20.3).
Vejamos agora “As 3 táticas de Josafá para alcançar a vitória”
1. Atitude
A atitude de Jeosafá foi a mais correta, buscar o SENHOR, ele enfrentou de maneira exemplar conduzindo o povo a ter a melhor saída para a situação.
a) Reuniu o povo; (2) Buscou o Senhor com jejum;
b) Reuniu outras pessoas para orar;
c) Confessou ser incapaz para vencer aquela batalha;
d) Obedeceu a voz do Espírito Santo;
e) Creu e confiou inteiramente na sua palavra (2 Cr 20.3-12).

2. Oração
No texto encontramos cinco verdades principais nas quais Jeosafá expressa a sua confiança no SENHOR;
a. Ele sabia que Deus tem poder sobre as pessoas em qualquer situação;
b. Para ele o Senhor tinha sido fiel no passado, presente e seria no futuro;
c. Ele sabia que sem o Senhor jamais alcançaria vitória;
d. Sabia que as promessas de Deus jamais falhariam, e que era um fundamento para a sua fé;
e. Sabia que a presença do Senhor resultaria numa grande vitória (2 Cr 20. 6,7,14-17,20).

3. Louvor

Aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o SENHOR, que, vestidos de ornamentos sagrados e marchando à frente do exército, louvassem a Deus, dizendo: Rendei Graças ao SENHOR, porque a sua misericórdia dura para sempre. (2 Cr 20.21).
Irmãos, harpas e flautas não são as armas mais potentes para se levar ao campo de batalha! Por outro lado poderia ter sido uma boa oportunidade para se livrar dos que cantam muito alto ou tocam desafinado! A orientação estranha de Deus tinha a finalidade de mostrar a Josafá que a vitória só vem por seu Espírito, não por armas ou exércitos.
À medida que os cantores começaram a cantar, vejam só o que aconteceu com os inimigos: Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o SENHOR emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados. (2 Cr 20.22).
O segredo da nossa vitória sobre qualquer circunstância da nossa vida está exatamente neste ponto: louvar e cantar! Essa vitória memorável ensinou ao povo daquela época e também a nós nesta manhã, que o louvor e a adoração são elementos vitais na batalha espiritual.
Através do louvor e de uma vida de louvor, Deus pode alcançar uma pessoa. Este mundo não tem nada parecido com a música de louvor e adoração que cantamos. Talvez você pergunte: por quê? Porque Deus habita no meio dos louvores de seu povo! Porém tu és Santo, o que habitas entre os louvores de Israel. (Sl 22.3).
A multidão pode cantar o hino nacional juntos num campeonato de qualquer modalidade ou pode cantar junto uma canção antiga e conhecida num concerto. Mas, a música de louvor e adoração ao nosso Deus é prerrogativa exclusiva da igreja que foi comprada com o sangue do Cordeiro. Irmãos, quando falo em superar as circunstâncias, não estou falando em usar a inteligência para resolver um problema.
Estou falando de fé além das circunstâncias. Estou dizendo que não importa qual seja a situação, Deus está no controle de cada detalhe de sua vida como cristão. O nosso Pai sabe o que está fazendo.
Ele nos prometeu que: Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. ( Rm 8.28b).
Quando a nossa confiança é depositada em Deus, ela nos leva ao caminho da vitória, essa confiança deve ser permanente e em todas as circunstâncias. Deus sempre quer nos ajudar nas batalhas, mas devemos nos organizar espiritualmente como fez Jeosafá naqueles dias. Não devemos nos curvar e nem entristecer diante das situações, por mais danosa que ela seja, devemos crer que superaremos, essa é a garantia da nossa vitória. A vitória de Jeosafá aconteceu de forma milagrosa, porque a peleja não era dele, mas do Senhor (2 Cr 20.17), foi cantando e adorando que eles alcançaram a vitória.
Ele ainda é o mesmo, acreditemos sempre, porque nEle não há sombra, nem variação “Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros” (2 Cr 20.20b).
Se quisermos ser vitoriosos jamais deveremos recorrer à ajuda ou recursos humanos e sim divinos; não é lutando fisicamente que obteremos a vitória, e sim tomando a atitude certa. Vivendo uma vida de constante oração e principalmente louvando a Deus.
Assim fazendo por certo que as barreiras cairão , os ferrolhos serão destruídos e as cadeias do cárcere se romperão, em nome de Jesus. Amém!

Quem pode tomar a Santa Ceia?

  De acordo com a Bíblia, se você é salvo, você pode tomar a Santa Ceia.   Cada um deve examinar a si mesmo antes de participar da Santa Cei...