sábado, 22 de março de 2014

AFINAL DE CONTAS, PORQUE MOTIVO ESTOU NESTE MUNDO?



“Uma vida dedicada às coisas materiais é morta, é um tronco cortado;
Uma vida moldada por Deus é viva, é uma árvore frutífera.”
Pv11.28

TUDO COMEÇA COM DEUS

1 – A questão não é você.
O propósito de sua vida supera suas realizações pessoais, a paz de espírito e até família e carreira profissional.
Para saber o motivo de sua existência neste planeta, você deverá começar por Deus. O seu nascimento aconteceu conforme o propósito dEle e para cumprir os propósitos dEle. É impossível você entender o propósito de sua existência por você mesmo. É preciso começar com o seu criador, Deus.
A procura pelo propósito (sentido) da vida tem intrigado as pessoas por milhares de anos. Isso porque normalmente começamos pelo lado errado — nós mesmos. Nós fazemos perguntas voltadas para a nossa pessoa, como: “O que eu quero ser? O que eu deveria fazer com a minha vida? Quais são meus objetivos, minhas ambições e meus sonhos para o futuro?”. Mas concentrarmo-nos em nós mesmos jamais desvendará o propósito de nossa vida. A Bíblia diz: A vida de todas as criaturas está na mão de Deus; é ele quem mantém todas as pessoas com vida.
A sua existência só acontece porque Ele deseja que você exista. Você foi feito por Deus e para Deus. Se você não entender isso, sua vida será vazia e sem sentido.
“É somente em Deus que descobrimos nossa origem, nossa identidade, o nosso significado, nosso propósito, nossa importância e nosso destino.” (Warrren 2003, pg 18)
Já li muitos livros que sugerem formas de descobrir o propósito de minha vida. Todos poderiam ser classificados como livros de “auto-ajuda”, pois abordam o assunto a partir de um ponto de vista egocêntrico. Livros de auto-ajuda, até mesmo os cristãos, normalmente propõem as mesmas etapas previsíveis para achar o propósi to para a vida: “Dê importância aos seus sonhos. Defina claramente seus valores. Estabeleça algumas metas. Defina em que você é bom. Aspire grandes objetivos. Vá a luta! Seja disciplinado. Acredite em si mesmo. Envolva outras pessoas. Não desista jamais”.
Foi Deus quem fez você, e não você quem O fez. Viver é deixar Deus usa-lo para seus propósitos, e não você usar Deus para o seu propósito.
Para saber mais como uma invenção funciona, precisamos perguntar ao inventor ou ler o manual de instruções.
Isto trata da Revelação. Deus revelou através das Escrituras qual o propósito de nossa existência; portanto, consulte o manual.
Para descobrir o motivo de nossa existência, precisamos voltar para a Palavra de Deus, e não para a sabedoria do mundo. Sua vida deve ser edificada em cima das verdades eternas, e não sobre psicologia popular, histórias inspiradoras e estímulos para alcançar sucesso.
(Ef 1.11)
Este versículo nos dá três descobertas a respeito do nosso propósito:
1. Você descobre a sua identidade e propósito através de um relacionamento com Jesus,
2. Deus já pensava em você muito antes de você pensar a respeito dEle,
3. O propósito da sua vida cabe em um outro propósito muito maior e cósmico, que Deus planejou para a eternidade.
PENSANDO SOBRE O PROPÓSITO DE MINHA VIDA
1. Um tema para reflexão: “A questão não sou eu.”
2. Um versículo para memorizar: “Todas as coisas foram criadas nEle e Nele encontram propósito.” (Cl 1.16 msg)
3. Uma pergunta para meditar: “Apesar de todos os argumentos ao meu redor, como posso lembrar-me de que a vida é na verdade viver para Deus e não para mim mesmo?”

2 – Você não é um acidente
Eu sou seu criador. Você estava sob meus cuidados mesmo antes de nascer.” (Is 44.2 )
Muito antes de você ser concebido por seus pais, você foi concebido na mente de Deus.
Você não é um acaso, um erro ou um infortúnio. Seus pais podem não tê-lo planejado, mas foi do propósito de Deus que você nascesse assim.
Você é único para Deus, é especial, não importa sua raça, cor, suas características físicas.
Deus o fez sob medida, do jeito que ele queria. (Sl 139. 15-16)
Ao planeja-lo, Deus determinou todos os detalhes, onde você nasceria, sua nacionalidade, o dia de seu nascimento e sua morte.
Nada em você e em sua vida é por acaso; tudo tem um propósito determinado por Deus. (At 17.26 nvi)
Você é especial para Deus, não importa quem foram seus pais, eles tinham os elementos essenciais que Deus precisava para faze-lo.
Ainda que os pais abandonem seus filhos, Deus não leva em conta esse erro para cumprir seu propósito em você. (Sl 27.10)
O amor de Deus junto com seu propósito foi o motivo de você ter sido criado. Deus não faz nada impulsivamente. Ele tem um plano detalhado de cada coisa ou ser que cria.
Deus criou todo o Universo com o propósito de vivermos nele. Nós somos o objeto de seu amor e o ser de maior valor em sua criação.
Por ser um Deus de amor, Ele criou todo este Universo para nós. É difícil de compreender esse tipo de amor, mas você foi criado para ser alvo desse amor especial de Deus. Ele o criou para poder amá-lo.
“Essa é uma verdade sobre a qual você precisa edificar sua vida.” (Warren 2003 pg 24)
As escrituras declaram que Deus é amor, (1 Jo 4.8). Ela não diz que Deus tem amor, mas que Ele é amor.
• Você é quem é, por uma razão.
• Você faz parte de um plano complexo.
• Você é uma criação original, preciosa e perfeita, denominada como notável homem ou mulher de Deus.
PENSANDO SOBRE O PROPÓSITO DE MINHA VIDA
1. Um tema para reflexão: “Não sou um acidente.”
2. Um versículo para memorizar: “Eu sou seu criador. Você estava sob os meus cuidados mesmo antes de nascer.” (Is 44.2)
3. Uma pergunta para meditar: “Tendo consciência de que Deus me criou de forma exclusiva, que área de minha personalidade, formação e aparência física tenho tido dificuldade de aceitar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem pode tomar a Santa Ceia?

  De acordo com a Bíblia, se você é salvo, você pode tomar a Santa Ceia.   Cada um deve examinar a si mesmo antes de participar da Santa Cei...