quinta-feira, 23 de julho de 2015

Lição 4 - 26 de Julho de 2015 Pastores e Diáconos

                                                     Lição 4 - 26 de Julho de 2015

 

Pastores e Diáconos
Texto Áureo: Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante,sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar. I Timóteo 3.2

Leitura Bíblica em Classe: I Timóteo 3.1-4,8-13

Introdução: Houve um tempo em que as ordenações a ofícios na Igreja, tais como, pastores, presbíteros, bispos ou anciãos e diáconos obedecia a critérios rigorosos na separação para tal. É bem verdade que ainda existe essa prática em alguns ministérios, mas infelizmente não é em todos, pois há alguns ministérios que fazem essa ordenação por conveniência e não por qualificação do indivíduo. Se não bastasse isso, ainda tem indivíduos que se ordenam a um desses ofícios por conta própria e, geralmente o que mais buscam é o ofício de pastor. Essa febre de querer ser pastor e abrir igrejas a revelia na realidade não tem sido um bem para o evangelho e sim, um grande mal. O que implica é que quaisquer uns desses ofícios envolvem uma chamada de Deus para tal, e não somente isso, é também necessário que o postulante reúna várias qualificações para exercê-los. O que se observa em nossos dias é que muitos indivíduos tem se aventurado a exercer essas funções, sem qualquer qualificação para tal.

1) A SEPARAÇÃO DE UM PASTOR EXIGE QUE TENHA BOM CARÁTER

É uma ambição digna, mas não é qualquer um que pode exercer - 1 Timóteo 3.1 ESTA é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.

Desejar um cargo ou promoção no ministério não é errado, o errado é o indivíduo forçar uma situação para alcançar aquilo que deseja. É preciso entender que esses ofícios ministeriais não são para qualquer um. É uma ambição digna, porém para cada um desses ofícios existem exigências que o postulante não pode deixar de ignorar. Caso ignore e não respeite as condições impostas pela palavra de Deus, esse indivíduo estará afrontando a Deus, a palavra, o ministério, e se caracterizando como rebelde condição essa que implicará na sua salvação.

2) PARA ALGUÉM CHEGAR A SER PASTOR REQUER QUALIFICAÇÕES

A irrepreensibilidade em vários aspectos é o requisito condicional - 1 Timóteo 3.2 Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;

O ofício, seja de pastor, bispo, presbítero, ancião, estão enquadrados nos mesmos requisitos condicionais as suas qualificações. Nesse caso está envolvido o ministério pastoral e as condições exigidas para que seja um verdadeiro pastor. Além de ser necessária uma chamada ministerial vinda de Deus, é preciso que o indivíduo apresente um caráter irrepreensível, ou seja, não deve haver em sua vida qualquer coisa que o desabone diante dos outros, ou que satanás ou pessoas incrédulas usem para criticar ou atacar a Igreja. Não podemos nos considerar impecáveis em nossa conduta, porém devemos nos esforçar para sermos irrepreensíveis e acima de qualquer suspeita. Pastor que se divorcia por motivos que não seja o adultério, não pode se casar no outra. Caso assim o faça, não é mais digno de subir no púlpito e muito menos doutrinar a Igreja. Tem alguns pastores fazendo isso, sem qualquer temor de Deus. Por adultério, ou viuvez está de acordo com a palavra, fora disso está em pecado. Deve ser temperante, ou seja, manter o bom senso em todas as situações, como também ser sóbrio e sensato em todas as coisas. Deve ter sobriedade com a sua postura e principalmente com a palavra para não vulgarizar a mensagem com um comportamento tolo. A sua vida tanto exterior com interior deve ser exemplar, assim como no ensino e na doutrina. Ser hospitaleiro era uma condição usada em tempos passados, quando um obreiro ou visitante vinha de longe, geralmente o líder da igreja é que oferecia a hospedagem. Não é o caso de nossos dias onde há vários hotéis para isso. Ser apto para ensinar é uma das essenciais condições, pois quem não sabe manejar a palavra de Deus não pode ser separado para esse ofício.

3) A NOMEAÇÃO DE UM PASTOR É CONDICIONAL A SUA SOBRIEDADE

Apenas homens de conduta moderada podem exercer esse ofício - 1 Timóteo 3.3 Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;

Não dado ao vinho, significa não se embebedar, pois os bêbados ficarão de fora. Não violento significa que o pastor deve ser temperante, longânimo e ter domínio próprio. Deve ser cordato, significa que atender as pessoas com amabilidade e com atenção. Um pastor deve ser pacificador e inimigo de contendas. Não se pode diante de situações complicadas perder o equilíbrio emocional e agir destemperadamente. Não pode ser avarento também significa usar o ministério como um modo de ganhar dinheiro e geralmente para si próprio. Caso a Igreja tenha bons recursos o pastor deve usar parte desses recursos para ajudar os membros que estão passando por necessidade.  

4) O PASTOR DEVE SER CAPAZ DE GOVERNAR A SUA PRÓPRIA CASA

Quem não é capaz de cuidar dos seus não pode cuidar da igreja - 1 Timóteo 3.4 Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia

Para um pastor o seu lar e a Igreja devem ter cuidados similares, onde ambos deve ser administrados com amor, verdade e disciplina. O pastor não pode ser uma coisa em casa e outra na Igreja, ou vice-versa. O esforço do Pastor em cuidar da salvação dos outros, também deve se estender com os do seu lar.  O pastor não pode ser um tirano ou ditador em casa e não igreja ser todo amoroso, pois isso gerará sentimentos de revolta, tanto nos filhos, como na esposa.

5) QUEM QUER SER UM DIÁCONO DEVE TER DISPOSIÇÃO DE SERVIR

Ele deve ser alguém de princípios sem qualquer vício negativo -1 Timóteo 3.8 Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância;

A primeira nomeação ao diaconato surgiu quando os apóstolos separaram sete diáconos para serem seus assistentes. Essa nomeação foi motivada pelo acúmulo de funções que sobrecarregavam os apóstolos, e assim com a separação dos diáconos eles poderiam se dedicar mais a palavra. Em nossos tempos embora os diáconos não tenham a mesma autoridade dos presbíteros, devem possuir algumas qualificações para serem ordenados a este ofício. Devem ser indivíduos de elevado caráter cristãos e com muito senso de responsabilidade na função que o cargo exige. Deve ser pessoa de palavra, sem mentiras ou enganos. Se alguém não pode controlar essa tendência para o vinho, ou qualquer outra bebida alcoólica não pode estar qualificado para exercer qualquer ofício na Igreja e muito menos o serviço de diácono. Um diácono ou líder de Igreja não pode fazer do seu ofício um meio de obter ganhos próprios com objetivos de enriquecer-se com o que não lhe pertence. Tal pecado é muito tentador para aquele que tem a responsabilidade de manusear o dinheiro da Igreja..

6) UM DIÁCONO PRECISA SER DOTADO DE INTEGRIDADE ESPIRITUAL

Ele deve ser um homem de fé e sinceridade absoluta em tudo - 1 Timóteo 3.9  Guardando o mistério da fé numa consciência pura.

Os diáconos devem procurar aprender a doutrina bíblica observando os seus preceitos e procurando obedecer tudo de boa consciência. Um diácono que não conhece a palavra de Deus e não se esforça em conhecê-la, será sempre um problema para o bom andamento da congregação a qual serve. A escolha de alguém para o diaconato não pode ser simplesmente por ser benquisto por todos, ou por uma boa situação financeira, ou por ser um generoso contribuinte. Isso não pode ser levado em conta para a ordenação de um diácono, ou qualquer outro ofício.

7) NÃO SE SEPARA ALGUÉM A DIÁCONO SEM PROVAR SEU CARÁTER

Quem não for considerado irrepreensível não pode ser separado - 1 Timóteo 3.10 E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.

Alguém que é separado para o diaconato a revelia, sem observar se tem qualificações para tal poderá trazer grandes prejuízos para a Igreja. Isto é algo que não pode ser precipitado sob hipótese alguma, para que a obra não venha sofrer as consequências disso. Para saber se os postulantes ao cargo possuem qualificações é preciso observar a vida e a conduta desses indivíduos. Nos critérios de escolha é preciso que ele prove se tem vocação para servir com disposição em qualquer circunstância. Para fazer a coisa certa no sentido de separar alguém para um ofício na Igreja, é necessário fazer testes práticos em todos os candidatos a esse cargo. É preciso observar a sua maturidade espiritual e suas qualificações de toda ordem. Nenhum candidato pode receber ordenação sem ser provado em tudo.

8) TER UMA MULHER FIEL EM TUDO É REQUISITO PARA SER DIÁCONO

Não é só passar nas provas, a sua mulher deve ser observada - 1 Timóteo 3.11 Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.

O indivíduo postulante ao cargo de diácono pode até ser aprovado para tal, porém não basta isso, pois também a sua mulher deve reunir condições ideais para que se concretize a oficialização do cargo. Além de sobriedade exigida é preciso saber se estão dispostas a carregar o fardo de responsabilidade pelo sucesso dos maridos. A esposa de um diácono ou qualquer outro ofício na Igreja não pode ser um impedimento no desempenho de suas tarefas. Elas devem ter um profundo interesse pela obra da igreja, não podem ser linguarudas, ou viver falando mal de quem quer que seja como também devem ser fiéis em tudo.

9) O DIÁCONO DEVE CUIDAR DA SUA FAMÍLIA DANDO BONS EXEMPLOS

Uma boa conduta no âmbito familiar é exigida na sua ordenação - 1 Timóteo 3.12 Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.

Um diácono deve ter a reputação de ser um homem bom e fiel, tanto no seu lar, como na Igreja em que serve. Um diácono não pode servir bem na casa de Deus se não sabe servir bem em sua própria casa. Os cuidados com os filhos e o governo dos mesmos se estão dentro dos princípios bíblicos, é uma excelente experiência, para que também sirva bem a família de Deus na Igreja. Um diácono que reúne qualificação para tal, e demonstra sinceramente a sua fidelidade em todos os aspectos, certamente gozará de grande prestígio diante de Deus e dos homens.

10) O OFÍCIO DE DIÁCONO EXIGE TER DISPOSIÇÃO DE TRABALHAR

O caminho a posições mais elevadas exige integridade e retidão - 1 Timóteo 3.13 Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

Para um pastor é uma grande alegria ter um diácono que serve a Igreja com todas as qualificações concernentes ao seu ofício. Aqueles que servirem bem e buscarem o crescimento espiritual, como também se prepararem teologicamente, tem grandes possibilidades de serem promovidos a um cargo mais elevado que exija estas condições. Em nossos dias o ofício de diácono já não é tão almejado nas Igrejas, isto porque, precipitadamente já eleva as suas pretensões para cargos mais elevados, principalmente o de Pastor. É bom lembrar que um pastor é também um médico de almas, assim como um médico secular que cuida do corpo humano precisa fazer uma faculdade de medicina e ser credenciado para exercer o seu ofício, também um Pastor precisa ser credenciado e ter um preparo teológico, tanto teórico como prático, para exercer o seu ofício. Se um médico não tem esse preparo é considerado um falso médico e se o Pastor não tem o preparo necessário para cuidar de almas, é um falso pastor.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

O EVANGELHO DA GRAÇA

Lição 02



O EVANGELHO DA GRAÇA

              Texto Áureo  At. 20.24  – Leitura Bíblica  I Tm. 1.3-20


INTRODUÇÃO

A Primeira Epístola a Timóteo foi escrita por Paulo, a quem denomina o jovem pastor de “meu verdadeiro filho na fé” (I Tm. 1.2). Com essa declaração objetiva reconhecer e legitimar o ministério espiritual desse obreiro perante a congregação. Na aula de hoje, nos voltaremos para as orientações do Apóstolo à igreja, considerando a necessidade de refutar os falsos ensinamentos. Ao final, destacaremos a importância de não nos apartarmos do evangelho da graça, sob pena de comprometer o evangelho genuíno.

1. A DOUTRINA DOS APÓSTOLOS

Paulo está preocupado em manter a sã doutrina, e refutar os falsos ensinamentos que comprometiam o verdadeiro evangelho. ÉA onda de subjetivismo ainda hoje mina muitas igrejas evangélicas. Há pastores que criticam o liberalismo nas igrejas, mas não sabem que a experiência, distanciada da Palavra também é liberalismo. Os falsos mestres dos tempos de Paulo estavam se infiltrando nas igrejas, trazendo um ensino diferente (gr. heterodidaskaleo). Uma ala desse ensinamento não apostólico se respaldava em uma interpretação equivocada da lei (I Tm. 1.7). Existem movimentos estranhos ao evangelho, semelhantes aos judaizantes do passado, que querem resgatar a prática da lei como condição para a salvação. Paulo reconhece que a Lei é boa, tendo em vista que ela busca orientar o ser humano. Mas essa é incapaz de salvar, pois serve apenas  como um aio, um pedagogo que conduz o aluno à escola, mas não pode modificar seu comportamento (Gl. 3.24,25). O uso equivocado da Lei acaba por favorecer mitos e genealogias intermináveis, lendas que não edificam e contrariam o evangelho (I Tm. 4.7). Essas mitologias e genealogias também causam contendas nas igrejas, e uma espécie de especulação vazia de verdade. Mas a Torah aponta o caminho correto, para que o pecador reconheça suas limitações, e se volte para Deus. Até mesmo na sociedade, as leis servem tão somente para deter os instintos rebeldes do ser humano. Contudo, não podem modificar o caráter, ainda que sejam necessárias para evitar o caos (I Tm. 1.9-10). A mudança na natureza somente acontece a partir do interior (Cl. 3.5-11), quando o novo homem é construído, através do Espírito Santo, em Cristo (Gl. 5.22).

2. O ENSINAMENTO DOS FALSOS MESTRES

Os falsos mestres dos tempos de Paulo impunham proibições e penalidades, e ao mesmo tempo, as contradiziam, praticando imoralidades. A coerência deve ser buscada pelos servos de Deus, ainda que reconheçam que são incapazes de alcançar o padrão divino por conta própria. Faz-se necessário ter cuidado com o mero moralismo, às vezes, exige-se um padrão moral dos outros, atentando para algumas áreas, principalmente restrita à sexualidade. A hipocrisia é demonstrada quando pessoas exigem demais em uma área, mas transgridem em outras, naturalizando determinados pecados. Esse era o pecado de alguns fariseus dos tempos de Jesus, eles faziam de tudo para conseguir prosélitos, coavam um mosquito e engoliam um elefante (Mt. 23). A sã doutrina identifica a realidade do pecado, sobretudo sua universalidade (Rm. 3.23), ao mesmo tempo em que reconhece que ninguém é salvo pelas obras (Ef. 2.8,9), mas pela graça por meio da fé, gratuitamente (Rm. 6.23), como resultado do amor de Deus (Jo. 3.16; Rm. 5.8). Paulo sabe que foi um dos piores pecadores, um perseguidor da igreja de Jesus Cristo, tendo sido alcançado pela graça maravilhosa de Deus (I Tm. 1.16). Por isso destina a honra e a glória a Deus, não aos homens. Há líderes que pensam que a salvação depende deles, os méritos não são de Cristo, mas das obras que realizam. Esse é outro evangelho, nada tem a ver com o evangelho de Jesus (Gl. 1.7-9). Muitos estão se deixando enfeitiçar por essa falsa doutrina, que defende a salvação pelas conquistas humanas. Somos todos pródigos, é a graça de Deus que nos acolhe, a graça de Deus deve continuar nos causando espanto.

3. O EVANGELHO DA GRAÇA

Desfrutamos da graça e paz de Deus, que excede todo e qualquer entendimento, principalmente o religioso. A graça (gr. charis) é o favor imerecido de Deus, Ele nos dá muito além do que merecemos. Quando somos alcançados pela graça de Deus, podemos não apenar ter paz (gr. eirene) com Deus, mas também a paz de Deus (Fp. 4.7). Essa é uma paz que o mundo não conhece, mas que nos foi prometida por Cristo, antes de partir da terra (Jo. 14.27). Muitos cristãos estão perdendo a surpresa diante da graça de Deus. As responsabilidades eclesiásticas estão naturalizando os relacionamentos. Sem perceber alguns deles pensam que são merecedores das dádivas divinas. Como o fariseu da parábola de Jesus, estufam o peito diante de Deus, e apresentam suas prerrogativas, achando que são dignos (Lc. 18.9). Davi precisou ser advertido pelo profeta Natan, para que percebesse seu pecado, e se voltasse em arrependimento ao Senhor (Sl. 51.8). Com Paulo precisamos lembrar constantemente, que a graça do nosso Senhor transbordou sobre nós, com a fé o amor que estão em Cristo Jesus (I Tm. 1.14). A graça de Deus também nos motiva ao amor (gr. agape), a responder positivamente à providência do Senhor. Amamos a Deus, e uns aos outros, porque Ele nos amou primeiro (I Jo. 4.19), esse é o genuíno evangelho, uma palavra fiel e verdadeira, digna de toda aceitação (I Tm. 1.15). Por isso Timóteo deve pregá-la com ousadia naquela comunidade, para que os ouvintes possam reconhecê-la. Trata-se, na verdade, de um combate, a fim de, apologeticamente, manter a fé e a boa consciência que alguns estão rejeitando (I Tm. 1.18-20).

CONCLUSÃO

Diante da ameaça das falsas doutrinas na igreja, Paulo admoesta Timóteo para que combata contra os mestres do engano. Quando o evangelho está sendo ameaçado por ensinamentos falsos, devemos ser firmes e contundentes na defesa da verdade. Nossa principal arma é a espada do Espírito que é a Palavra de Deus (Ef. 6.17), com ela podemos destruir as fortalezas do erro, e mostrar a direção correta, a fim de defender a fé que uma vez foi entregue aos santos (Jd. 3).

sexta-feira, 3 de julho de 2015

UMA MENSAGEM A IGREJA LOCAL E À LIDERAANÇA

Lições do 3° Trimestre de 2015 - CPAD - Jovens e Adultos


A Igreja e o seu Testemunho
As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais
Lição 1 - 5 de Julho de 2015

Texto Áureo: "Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza." I Timóteo 4.12
Leitura Bíblica em Classe: I Timóteo 1.1,2; Tito 1.1-4

Introdução:
 A carta de I Timóteo tem uma data aproximada de 63 d.C., ela foi escrita pelo apóstolo Paulo, o qual tinha uma posição de autoridade outorgada por Cristo, concernente às Igrejas, tanto as quais ele fundou, como as demais. Ele tinha o direito de comandar e ser obedecido. Em suas Igrejas ele é o primeiro, depois de Deus. Ele mostra que tinha essa autoridade ao declarar esta responsabilidade quando diz: (segundo o mandado de Deus). Todas as cartas do apóstolo Paulo foram escritas estando ele fora dos locais onde ela seria enviada. Analisando o conteúdo das suas mensagens a essas Igrejas observamos que eram extremamente doutrinárias quanto a situação que estava passando cada uma dessas Igrejas. É importante saber que Paulo escrevia essas cartas mediante informações de vários dos seus colaboradores, que viajavam até onde ele estava para lhe passar o relatório dos fatos que estavam acontecendo nas Igrejas. Esta carta que Paulo escreve a Timóteo também envolve situações pelo qual esse filho na fé do Apóstolo Paulo estava enfrentando. Todas as instruções doutrinárias passadas nessa carta, tanto serviriam para a Igreja em Éfeso onde Timóteo estava, como também para outras Igrejas para onde ele fosse enviado pelo Apóstolo. Tanto Timóteo quanto a Tito, o qual também recebeu cartas do Apóstolo conviviam situações semelhantes, daí, a necessidade de serem instruídos por estas cartas chamadas de cartas pastorais. As dificuldades que Timóteo enfrentava em seu ministério para administrar a Igreja, tanto eram internas, como também externas. Internas com a tentativa de introduzir heresias na Igreja, as quais Timóteo deveria combater com rigor. Como Timóteo não tinha tanta experiência para lidar com essas situações e sempre dava sinais de fraqueza para enfrentar problemas de ordem disciplinares e outras questôes graves no ministério, o apóstolo que tinha um carinho e cuidado especial com ele precisava sempre estar orientando e incentivando o seu obreiro. Essa era uma característica que o Apóstolo Paulo tinha, e que deve ser imitada pelos líderes de Igreja. 

I – O LÍDER SÓ É VERDADEIRO SE FOR FIEL AOS ENSINOS DAS EPÍSTOLAS PASTORAIS -
1. As cartas pastorais exige que administrar uma igreja é só com o mandato de Deus - 1 Timóteo. 1 PAULO, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa,
As cartas pastorais são na realidade ensinos do próprio Cristo para os líderes da Sua Igreja espalhadas por todo o mundo. Paulo segundo o mandado de Deus tinha essa autoridade para escrevê-las e enviá-las aos líderes das Igrejas. Os seus ensinamentos são essenciais e obrigatórios para todos os líderes de Igreja, os quais devem se enquadrar dentro do que elas ordenam aos ministros. Naqueles tempos já havia muita gente querendo ser o que não está comissionado a ser e, em nossos tempos essa situação se agravou de uma forma incontrolável onde muitos que não tem condições de estar num púlpito liderando uma Igreja, o fazem indiscriminadamente por sua própria conta, sem se importar com o mandado de Deus. 
2. As cartas pastorais exortam para motivar o líder a perseverar fiel a sã doutrina - Como te roguei, quando parti para a macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina, 1 Timóteo 1:3
A cidade de Éfeso não era um lugar fácil de pastorear uma Igreja, por ser uma cidade extremamente habitada por um povo idolatra, visto que essa cidade era dedicada à adoração de Diana, deusa dos instintos sexuais. Entidades malignas usavam essa imagem para incitar os mais variados tipos de imoralidades sexuais. Satanás tinha seus demônios territoriais agindo nessa cidade e, em todo lugar onde há oportunidades nas questões espirituais, também há os oportunistas. Uma das estratégias do maligno era introduzir heresias e apostasias nas Igrejas para deter o seu crescimento que os incomodava sobremaneira, pois muitos que eram idólatras estavam se convertendo ao cristianismo. Para introduzir essa heresias e apostasias nas igrejas é evidente que Satanás levantava os apóstatas e os hereges para exercer esse trabalho sujo e tão prejudicial às Igrejas, que também em nossos tempos cresce de uma forma incontrolável. A Timóteo foi dado esse encorajamento da parte de Paulo, para que ele não esmorecesse no seu ministério e procurasse combater todo tipo de falsa doutrina. 

II – A MENSAGEM PASTORAL TEM O PROPÓSITO CORRIGIR DISTORÇÕES NA S IGREJAS -
1. A importância dessa mensagem é orientar os líderes quanto à vida pessoal - Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 1 Timóteo 3:2
O que mais se vê em nos tempos atuais é indivíduos querendo ser promovido cargo na Igreja, principalmente os que o levam ao altar. Muitos que abrem salões de culto a revelia e sem qualquer direção divina e, em algumas vezes se intitulam pastor por conta própria, ou compram uma consagração vinda de outro pastor corrupto, ou simplesmente adquirem uma carteirinha de pastor pela internet sem qualquer escrúpulo tomam a direção de uma Igreja para pastorear um povo, sem qualquer qualificação para tal. Para aumentar o seu corpo de obreiros eles consagram pessoas por sua própria conta, ou porque é amigo, ou da parentela, ou porque o dizimo do indivíduo é alto fazendo isso para segurá-lo, ou para agradá-lo. Mas não somente as Igrejas clandestinas fazem isso, como também algumas igrejas oficiais o fazem sem qualquer investigação da vida do pretendente ao cargo. Timóteo recebeu essa orientação para não impor as mãos precipitadamente, mas que procurasse quando fosse necessário consagrar alguém, que essa pessoa fosse investigada para ver se realmente reunia condições para tal. 
2. Um verdadeiro líder jamais adere heresias e sim as combate com todo rigor - E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. 2 Pedro 2:1
Uma das armas de Satanás para denegrir a imagem do verdadeiro evangelho perante o povo do mundo, como também enganar muitas vidas que se voltam para os caminhos de Cristo, é a introdução de heresias nos cultos prestados a Deus. Para isso ele precisa de homens e mulheres gananciosos e sem escrúpulos para atingir os seus objetivos. Essas Igrejas que poderiam ser chamadas de igrelojas, as quais são verdadeiros balcões de milagres que segundo esses líderes corruptos só acontecem mediante um preço monetário a ser pago, para que o milagre aconteça. O povo que é estruturado na sã doutrina jamais se deixará levar por estes ventos de doutrina e, é triste dizer que esse povo é uma minoria. Observa-se que a maioria do povo não é chegada a doutrina e isso decorre de uma visão materialista e os que tem essa visão são facilmente seduzidos por esses lobos devoradores.

III - A MENSAGEM DE ATENÇÃO PARA A IGREJA LOCAL E A LIDERANÇA DA ATUALIDADE -
1. Cuidado com o evangelho da prosperidade é coisa de líderes sem escrúpulos - Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. 2 Timóteo 3:13
O evangelho da prosperidade já estava sendo disseminado nas Igrejas dos tempos apostólicos e Timóteo foi instruído a não aderir esse tipo de evangelho e sim combatê-lo. Em nossos dias temos visto tanto em Igrejas pequenas muitas delas abertas a revelia, como também grandes ministérios que surgiram e cresceram rapidamente e o que é mais estranho é que cresceram sem qualquer dificuldade, como se fosse fácil uma Igreja crescer com tanta facilidade. Satanás sabe que muita gente gosta de fábulas, ou seja, enganos. Como ele é o pai da mentira é lógico que precisará levantar líderes que são hábeis na arte de mentir. Também Satanás sabe que muitos não suportam a sã doutrina, pois quando há ouvem têm comichão nos ouvidos e preferem atentar para aquilo que lhes agrada, principalmente no que tange a parte da prosperidade. Assim esses líderes corruptos conseguem enganar o povo e angariar para si grandes fortunas que ostentam com suas mansões, fazendas, aviões e muito mais. Dentre as heresias que eles usam para enganar o povo é a introdução de uma variedade de objetos supostamente ungidos, os quais não têm qualquer respaldo bíblico para isso. 

2. Cuidado, nesses últimos dias a apostasia tem se alastrado no meio evangélico – Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; 1 Timóteo 4:1
Paulo advertiu a Timóteo e aos líderes da Igreja que muitos falsos mestres invadiriam a Igreja. Em termos proféticos o Espírito Santo já alertava tanto para aqueles tempos, como para os nossos tempos que isso iria acontecer e realmente aconteceu e está acontecendo no meio evangélico. Satanás é um imitador e para isso tem os seus próprios ministros e doutrinas para enganar os cristãos e fazê-los desviar da verdadeira doutrina. O que muita gente não sabe, ou não quer entender é que Satanás usa cristãos professos dentro da Igreja para realizar a sua obra. O objetivo de Satanás é seduzir os crentes e os afastar da fé. Com o povo preso a uma visão materialista eles deixam de se relacionar com o Senhor de uma maneira mais profunda. É bom saber que Satanás também pode fazer falsos milagres e usam líderes com soberba elevada e mente cauterizada nas igrejas e nos púlpitos, ensinando doutrinas falsas e fazendo o povo desviar-se da verdade. A característica de um verdadeiro líder é sua honestidade e integridade. O verdadeiro líder pratica o que prega, pode não ser perfeito, mas procura manter-se fiel a Palavra de Deus.

IV - A MENSAGEM PARA AQUELES QUE DESEJAM EXERCER LIDERANÇA DE UMA IGREJA -
1. Não basta querer liderar uma igreja, é preciso ter um conjunto de qualificações para tal - Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; 1 Pedro 5:2
Um líder nunca pode dizer que a Igreja que dirige é dele, pois isso seria uma apropriação indébita de algo que não lhe pertence. A igreja é de Cristo e o líder é somente um despenseiro ordenado para servir na Igreja totalmente submisso aos preceitos deixados por Cristo. Fazendo aqui uma comparação de um médico com um pastor podemos detalhar o seguinte: o médico atua na parte física da pessoa e para ele exercer o seu ofício precisa ir para uma faculdade para ter a sua formação e credenciamento para exercer a sua profissão. Se ele não for credenciado é um falso médico e agindo assim pode prejudicar muitas vidas. O pastor atua na parte da alma e para exercer o seu ofício precisa ir para uma faculdade teológica para aprender e ser credenciado para exercer o seu ofício, caso não tenha essas credenciais é um falso pastor, que certamente prejudicará muitas almas. A bíblia revela o destino de muitos líderes que prejudicaram a Igreja de Cristo: (Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. Mateus 7:22,23).

2. Ser um líder de Igreja exige conhecimento bíblico e ser um exemplo aos de dentro e aos de fora - Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1 Timóteo 4:16.
Só podemos nos apresentar a Deus se estivermos qualificados como obreiros aprovados e com a desenvoltura de manejar bem a palavra da verdade. Cristo instrui os seus discípulos durante todos os três anos do seu ministério terreno. O apóstolo Paulo após a sua conversão ficou esse mesmo período sendo preparado para a grande obra a qual tinha sido chamado. Em nenhum momento tanto os discípulos como também Paulo, se precipitaram e tomar a frente da obra sem a devida ordem do Senhor. Paulo alertou a Timóteo a ter cuidado com a doutrina que fosse instruir a igreja, pois ele deveria se manter fiel a palavra e que não se preocupasse quanto a quantidade de membros, a qual ele estava pastoreando. Certamente Timóteo preocupado com os hereges que conseguiam agrupar muitos seguidores, talves passasse pela sua mente a idéia de imitá-los. Assim Paulo o adverte a não mudar o rumo doutrinário, pois correria o risco de perder a salvação e levar outros com ele. Assim será para como os líderes de hoje que tem trilhado o caminho das heresias sem se preocupar com a própria salvação como também a dos seus seguidores. 

Quem pode tomar a Santa Ceia?

  De acordo com a Bíblia, se você é salvo, você pode tomar a Santa Ceia.   Cada um deve examinar a si mesmo antes de participar da Santa Cei...