sábado, 9 de março de 2013


Deus e os portadores de necessidades especiais
“Respondeu-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? ”( Êxodo 4:11 )
De repente, ao se fazer o diagnóstico no exame pré-natal ou ao se realizar o parto, muitas mães descobrem que as suas crianças nascem diferentes das outras.
O mundo desaba para essas mães, angústias de morte invadem os seus corações maternos, sentimentos de culpa assolam os seus pensamentos, e as perguntas que não querem se calar: Por quê meu filho nasceu com essa necessidade especial? Por quê Deus permite que eu e meu filho passemos por essa situação tão difícil? Que pecado eu cometi contra Deus para que eu e meu filho merecêssemos esse castigo tão terrível? Essas têm sido as angustiosas perguntas que muitos pais e mães têm feito a Deus quando percebem que o seu filho, tão esperado para vir ao mundo com perfeita saúde, nasceu com alguma parte do corpo ou da mente não saudável.
A Bíblia, a Palavra de Deus, contém todas as respostas paras essas atormentadoras indagações. Deus, o criador de todos os homens, declara em sua Palavra que foi Ele quem fez a boca do homem, isto é, deu ao homem a capacidade de falar. Ele diz também que foi ele quem criou os portadores de necessidades especiais, como os cegos, surdos e mudos, ou melhor dizendo, foi Ele quem permitiu o nascimento dessas pessoas tão especiais, portadoras de alguma necessidade especial.
Entretanto, não podemos atribuir a Deus a existência de todas essas situações nas quais alguns dos sentidos humanos falham. Existem também causas genéticas, ambientais e outras que contribuem para a má formação de alguns órgãos do corpo humano e para o não-funcionamento de algumas funções como a visão, a audição, a fala e outras funções do complexo organismo humano. Deus quer que os pais e mães que têm filhos portadores de necessidades especiais amem essas pessoas como se eles tivessem nascido totalmente saudáveis.
É por isso que Deus escolheu você, pai e mãe, para cuidar desse ser tão maravilhoso, que é portador de alguma necessidade especial, dando a ele o seu amor, a sua dedicação, tratando-o com dignidade, ensinando-o a vencer todas as barreiras e preconceitos deste mundo que tanto jaz no maligno. As pessoas se perguntam: Por quê Deus criou um mundo imperfeito, com tanta fome, miséria, doença, morte e maldade?
Os sábios judeus dizem que Deus criou um mundo imperfeito, para que o homem pudesse ter a oportunidade de imitar o seu Criador, usando o amor, a bondade, a justiça, a compreensão e outros bons atributos para consertar esse mundo tão imperfeito, para melhorar o mundo em que vivemos.
Não seria essa a sua missão, pai e mãe? A de melhorar o mundo, a de melhorar a vida das pessoas, quando você cuida com zelo do seu filho, dando um exemplo de amor, de dedicação, de renúncia, de fidelidade a esse mundo tão mau, tão egoísta, tão infiel às necessidades das pessoas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem pode tomar a Santa Ceia?

  De acordo com a Bíblia, se você é salvo, você pode tomar a Santa Ceia.   Cada um deve examinar a si mesmo antes de participar da Santa Cei...