segunda-feira, 9 de setembro de 2013

AS BOAS OBRAS PODEM SALVAR ALGUÉM?



Tiago 2:14-26

A Teologia Católica desenvolveu a doutrina de que uma pessoa é salva pela realização de boas obras, pela prática do bem. Essa teologia foi tão universalizada quanto a própria Igreja Católica é universal.
A principal base supostamente bíblica utilizada pelo catolicismo encontra-se na carta de Tiago, no texto do capítulo 2, versículos 14 a 18, onde encontramos o autor advertindo de se cuidar dos irmãos necessitados e afirmando que a fé sem as obras é morta (v. 17).


A falta de compreensão deste texto e a utilização da expressão “obras” com o sentido de boas obras, ou de realização de beneficência, tem levado pessoas à dedicação de atividades beneficentes visando conquistar a salvação e, o grande desastre, a considerar como boas obras somente o ato de cuidar do necessitado esquecendo-se de outras obras que são demonstração de uma fé viva no Senhor Jesus Cristo.
Devido ao fato de o catolicismo ter grande influência na prática da fé cristã, este pensamento passou a outros segmentos do cristianismo e neles ficou enraizado.
É claro que precisamos fazer o bem ao nosso irmão que se encontra em dificuldades materiais e físicas e isto está claro em Hebreus 13:16. Precisamos nos comunicar com eles, precisamos fazer bem a eles (eupoiia foi a palavra utilizada pelo autor da carta aos Hebreus que tem a conotação de beneficência), mas não podemos chegar ao extremo de colocar a beneficência como se fossem as boas obras, nem colocá-la como fator de salvação.

A BASE DO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO DE TIAGO – v. 14

“Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo?”
Tiago estava escrevendo a crentes judeus, convertidos a Jesus Cristo, e admoestando-os porque faziam distinção de pessoas no próprio meio deles, nas próprias igrejas, desonrando os pobres, fazendo acepção de pessoas (2: 4-9). Em determinado momento lançou a base para o desenvolvimento do pensamento de que uma pessoa dizer que tem fé não significa que ela tenha fé realmente; e que se ela não tem fé realmente, não será salva. Ele não estava deslocando o elemento fundamental da salvação que é a fé em Jesus Cristo para a prática da beneficência, ou boas obras como alguns preferem chamar. Ela estava demonstrando logicamente que a fé é inexistente sem obras.

A PALAVRA GREGA UTILIZADA POR TIAGO E TRADUZIDA POR OBRAS – v. 14,17,18,20

Tiago não especificou o tipo de obras, se boas ou más. Claro que a fé não produz obras más, mas é importante essa observação de que ele se referiu a obras de uma maneira generalizada. Na realidade ele estava falando de atos, de realizações, de trabalhos. Ele utilizou a expressão grega ergon (derivada de ergo que significa trabalhar, realizar algo), que, conforme dicionário da Sociedade Bíblica do Brasil, tem os seguintes significados: 1) negócio, serviço, aquilo com o que alguém está ocupado.1a) aquilo que alguém se compromete de fazer, empreendimento, tarefa. 2) qualquer produto, qualquer coisa afetuada pela mão, arte, indústria, ou mente. 3) ato, ação, algo feito: a idéia de trabalhar é enfatizada em oposição \aquilo que é menos que trabalho.
É a mesma palavra que encontramos nos seguintes textos da Bíblia:
Mateus 11:2 - 2  E João, ouvindo no cárcere falar dos feitos de Cristo, enviou dois dos seus discípulos
Mateus 23:3,4 - Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem.  Atam fardos pesados e difíceis de carregar e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los. (Observe-se que Jesus estava falando de más obras)
Marcos 13:34 - É como se um homem, partindo para fora da terra, deixasse a sua casa, e desse autoridade aos seus servos, e a cada um, a sua obra, e mandasse ao porteiro que vigiasse.
João 3:20,21 - Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras.  Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus. (Note-se que Jesus utiliza a palavra ergon tanto falando de obras de quem odeia a luz, quando de quem pratica a verdade).
Existem muitos outros textos no Novo Testamento em que ergon é utilizada. Em todos eles o que se observa é que é uma expressão neutra, que por si só não significa ser boa ou má, que significa apenas ação, feito, realização, trabalho.
Os exemplos de fé apontados por Tiago demonstram isso (v. 20-25). Não foram de obras beneficentes, no sentido de socorro aos pobres. O principal ato de fé de Abraão foi deixar a sua parentela, o lugar onde vivia, e sair em busca de um lugar que Deus lhe mostraria. A obra de fé de Raabe foi obedecer os que os espias lhe mandaram fazer para que pudesse ser salva na invasão a Jericó

A CONCLUSÃO DO RACIOCÍNIO DE TIAGO – v. 15-17

A fé sempre produz atos. Atos de fé. Podemos, à luz do raciocínio de Tiago, concluir que até mesmo a fé depositada em um elemento falso, em um objeto inexistente ou ineficaz, sempre produz atos de fé. A fé somente anunciada pelo suposto fiel como existente, mas sem atos, na realidade não existe. É apenas uma fantasia, uma hipocrisia.
Quando uma pessoa realmente tem fé em Jesus Cristo, esta fé será naturalmente manifestada em atos de fé em conformidade com os ensinamentos de Cristo. Atos de uma maneira geral. Quem tem fé em Jesus naturalmente quer se batizar (costumo dizer que o batismo é o primeiro ato de fé de quem se converte a Jesus Cristo), se dedica à oração, tem paciência, age com humildade, suporta as aflições, prega o evangelho da salvação, ama ao seu irmão e semelhante, etc.
Como Tiago estava escrevendo a respeito do amor, do respeito, da consideração que deveria existir dos mais favorecidos materialmente para com os menos favorecidos, podemos compreender que ele estava concluindo que se alguém diz ter fé em Jesus, mas despreza o seu irmão, na realidade não tem fé. Por isso não pode ser salvo, por não ter realmente fé em Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem pode tomar a Santa Ceia?

  De acordo com a Bíblia, se você é salvo, você pode tomar a Santa Ceia.   Cada um deve examinar a si mesmo antes de participar da Santa Cei...