terça-feira, 11 de novembro de 2014

A Restauração da família após a tragédia


JÓ 1.6-22; 42.10,12, 13.

INTRODUÇÃO: O livro de Jó nos ensina que há um esforço concentrado do inferno para destruir a família.
Torpedos do inferno estão sendo despejados sobre a família, provocando grandes estragos e desastres.

I. OS TORPEDOS DE SATANÁS CONTRA A FAMÍLIA.

Satanás não tira férias nem perde a oportunidade de atentar contra aqueles que amam a Deus. No caso de Jó, Satanás investiu, atingindo, 05 áreas vitais:

1. ATACOU OS BENS DE JÓ: Jó era o homem mais rico do Oriente. Era um bem-sucedido homem de negócios. A maior propriedade do Oriente era dele. O maior rebanho de gados pertencia a ele. Tudo em que ele punha as mãos dava dinheiro.

Mas, de repente, ficou pobre, falido e arruinado. Sua estabilidade financeira acabou. Estava liquidado financeiramente o maior fazendeiro do Oriente.

Talvez a crise financeira tenha atingido a sua família também. Sua empresa não reage. Seus investimentos não estão dando certo. Seu produto não está sendo bem aceito na praça. Sua estabilidade no emprego está sendo ameaçada.

Quem sabe, você saiu da faculdade e não está conseguindo emprego. Você é pai de família e foi mandado embora do trabalho.

Quem sabe, até mesmo um revés, um acidente, um assalto, um incêndio o atingiu, deixando um rastro de prejuízos financeiros e drenando as suas esperanças.

Enquanto você me ouve, talvez, o seu coração pode estar ansioso por causa de uma conta que vai vencer amanhã, e você não tem dinheiro para pagar.
Pode estar agora atribulado por causa do aluguel e da escola dos filhos que estão atrasados.

Cada vez mais aumenta o conflito nas famílias por causa de dinheiro. Se ele está sobrando, as pessoas brigam por ganância. Se ele está faltando, as pessoas brigam por desespero.

Talvez poucos assuntos levem casais a brigar tanto como por causa de dinheiro.


2. ATACOU OS FILHOS DE JÓ: O livro de Jó deixa claro que ele exercia o sacrossanto ministério da paternidade com muito zelo.

1º) ELE ENSINOU SEUS FILHOS A SEREM AMIGOS UNS DOS OUTROS (1.4). Eram sete irmãos e três irmãs que viviam em plena harmonia. A amizade deles é uma prova incontestável da paternidade responsável de Jó.

2º) JÓ ZELAVA PELA VIDA ESPIRITUAL DOS SEUS FILHOS (1.5). Ele estava atento à vida espiritual dos filhos. A maior riqueza que ele possuía não eram os rebanhos; eram os filhos. Ele sempre tinha tempo para os filhos e sempre estava na presença de Deus lutando em favor dos filhos. Sua maior preocupação era que seus filhos fossem santos.

3º) JÓ ORAVA PELOS SEUS FILHOS DE MADRUGADA (1.5). A vida de Jó era muito agitada, como grande empresário que ele era. Entretanto, ele não se descuidava de orar de madrugada pelos seus filhos diariamente.

Muitos homens trabalham com grande determinação para acumular riquezas, e até conseguem, mas não lutam com a mesma garra pela salvação dos seus filhos. Ganham fortunas, mas perdem seus filhos.

Satanás, com requintes de crueldade, atacou os filhos de Jó e matou a todos os 10 num dia de celebração.

Jó foi golpeado pela mais dura notícia: seus 10 filhos haviam sido mortos. Que dor! Sepultar os 10 filhos num único dia.

Quantos lares, hoje, choram por causa dos filhos! Satanás tem investido contra os nossos filhos com fúria pertinaz.

Muitos pais estão com o coração empapuçado de dor, por ver seus filhos feridos pelos golpes de Satanás.

Talvez você esteja chorando diante de Deus pelos seus filhos, porque eles foram criados na igreja, mas voltaram as costas ao Senhor e foram para o mundo de pecado.

Eles, criados com tanto amor, hoje, estão rebeldes, irreverentes, ingratos, insensíveis, mais amigos do mundo e dos prazeres do que amigos de Deus.

Talvez o seu drama seja ver os seus filhos acorrentados pelos vícios das drogas.


3. ATACOU A SAÚDE DE JÓ: Satanás feriu a Jó da cabeça aos pés. Não havia remédio que aliviasse a dor que Jó sentia. Não havia médico que revertesse aquela doença maligna. Não havia hospital onde Jó pudesse buscar alívio para seu sofrimento.

Talvez seja essa a sua angústia. A doença bateu à sua porta. A enfermidade crônica se recusa a ceder.

É o drama do diagnóstico médico sombrio e assustador. É o medo da cirurgia grave e delicada. É a ansiedade de saber que a medicina já desistiu do seu caso.

Talvez você esteja passando noites mal dormidas, assolado pela dor e agredido pela doença que mina as suas forças e rouba o seu vigor.
Talvez a sua angústia seja ver um ente querido sofrendo em cima de uma cama, sem que você nada possa fazer.


4. ATACOU O CASAMENTO DE JÓ: A mulher de Jó não suportou a pressão. Ela se revoltou contra Deus. Ela desistiu de Deus. Ela se decepcionou com Deus e quis arrastar consigo o marido para as profundezas da incredulidade.

A mulher de Jó desistiu não só de Deus, mas também do casamento, quando seu marido mais precisava dela.

O grande drama de Jó é que, no vale mais profundo da sua dor, em vez da sua mulher se colocar do seu lado, como amiga e consoladora, ela agravou ainda mais o seu sofrimento.

Há muitos casais em crise conjugal. Talvez para você a alegria inicial do casamento já tenha se acabado. O romantismo já não existe mais. Os sonhos da família feliz já se desfizeram.

Há muitos casais sem esperança. Há muitos casamentos doentes. Há muitos cônjuges desencantados e frustrados com o casamento.

Talvez você esteja vivendo uma crise conjugal. Já está exausto de tanto lutar sem ver nenhum sinal de restauração do seu casamento.

Quem sabe, a única coisa que lhe resta seja uma mágoa profunda, uma ferida emocional aberta e uma revolta explosiva em seu peito.

Talvez você esteja curtindo a dor da traição. Você foi apunhalado pelas costas; foi vítima da infidelidade conjugal.

Você investiu a sua vida em seu cônjuge, abriu mão de seus sonhos para caminhar com ele, e agora recebe como recompensa o descaso, o abandono e a infidelidade.


5. ATACOU AS AMIZADES DE JÓ: Os amigos de Jó foram solidários por uma semana; depois, esfregaram sal e areia na sua ferida, fazendo-lhe pesadas e injustas acusações, fruto de uma distorcida teologia que tinham.

Eles, em vez de bálsamos, foram vinagres na vida de Jó. Em vez de aliviar a tensão, aumentaram a tensão de Jó.

Como aconteceu com Jó, há muitas pessoas machucadas por causa de acusações falsas e descaridosas que lhe foram feitas.
Às vezes, as pessoas mais próximas e mais íntimas de nós são as que mais nos ferem com as suas palavras.

Talvez você esteja cheio de amargura e decepção, porque aqueles que deveriam estar do seu lado, como amigos, são os que mais lhe têm ferido com suas palavras duras, ferinas e descaridosas.



II. A RESTAURAÇÃO DE DEUS PARA FAMÍLIA.
Jó não se conformou com o fracasso. Jó não engoliu o veneno da sua dor. Ele desabafou.

Ora, Deus não nos proíbe de falar sobre a dor que estamos sentindo. Na hora do dor, temos que dizer para Deus que está doendo.

Muitos acham que a paciência de Jó foi timbrada pelo silêncio. Isso não é verdade. Jó fez perguntas a Deus.

1. AS PERGUNTAS DE JÓ: Na sua angústia, Jó levantou aos céus 16 vezes a pergunta “Por quê?”. “Por que estou sofrendo?”. “Por que perdi os meus bens?”. “Por que meus filhos morreram?”. “Por que estou doente?”. “Por que a minha esposa não me entende?”. “Por que Deus não responde às minhas orações?”. “Por que a minha dor não cessa?”. “Por que o meu casamento acabou?“. “Por que os meus amigos estão contra mim?”.

Ele quer buscar uma explicação para o seu sofrimento. Muitas vezes, sofremos por não sabermos o porquê desse sofrimento.

Mas também é verdade que, muitas vezes, Deus não vai nos falar o porquê de estarmos sofrendo.

Mas quando você perceber que os céus estão em silêncio, de uma coisa saiba: Deus está no controle. Ele é soberano. Ele sabe o que está fazendo e que a sua vida não está nas mãos de Satanás, mas nas mãos de um Deus todo-poderoso e amoroso.


2. O SILÊNCIO DE DEUS: Apesar da busca de Jó por explicações para o seu sofrimento, o que ele ouviu foi o silêncio de Deus.
Deus não lhe respondeu palavra alguma. Deus não explicou nada para Jó; pelo contrário, Deus lhe fez 70 perguntas iniciadas pela palavra “Quem”.

A mensagem que Deus estava emitindo a Jó era a seguinte: “Jó, você não precisa saber todos os porquês do seu sofrimento. Basta que você saiba Quem é o Deus em cujas mãos está depositada a sua vida”.

Muitas vezes, passaremos pela vida sem ter explicações para todos os nossos sofrimentos. Mas nos basta saber Quem é o Deus que está no controle.

Mesmo que o Diabo ataque a nossa vida, ela está sob o controle do Deus onipotente.

Lutero dizia que o Diabo é um cão encoleirado. Ele só pode ir até onde Deus permite. Satanás está debaixo do controle do nosso Deus. Nossas crises nem o Diabo não são maiores do que o nosso Deus. A qualquer instante, Deus puxa a coleira e o cão, Satanás, é recolhido com o rabinho no meio das pernas.


3. A RENDIÇÃO DE JÓ: Quando Jó descobriu a soberania de Deus, ele descobriu uma verdade fundamental: ELE ENTENDEU QUE NÃO HÁ CRISE QUE DEUS NÃO POSSA REVERTER – “Bem sei que tudo podes, e que nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (Jó 42.2).

O seu problema parecia insolúvel. A sua doença era incurável. A sua dor parecia não ter fim. Jó estava no fundo do poço. Ninguém mais podia crer que Jó se levantaria das cinzas. Todos acreditavam que ele estava liquidado.

Mas quando tudo parecia perdido, Jó entendeu que para Deus não há impossíveis. Ele é o Deus dos milagres que opera maravilhas. Quando a mão de Deus age, a morte tem que bater em retirada, Satanás precisa fugir, a tempestade se transforma em bonança e o impossível acontece.

Talvez você já pensou em desistir, mas quero lhe dizer que a crise mais aguda pode ser revertida por Deus.


4. A RESTAURAÇÃO DE DEUS NA VIDA DE JÓ: Tudo que o Diabo intentou contra Jó, Deus transformou em bênção. Nas 05 áreas sobre as quais o Maligno lançou os seus torpedos, Deus fez tudo novo.

Não há situação tão crítica que Deus não possa reverter. As pessoas podem olhar para você e não ver mais esperança, mas se Deus intervir, o deserto pode se transformar em jardim, e do vale de ossos secos pode levantar-se um poderoso exército.

O seu casamento pode estar quebrado, mas se Deus o tocar com o dedo, Ele pode fazer dos cacos um vaso novo.

O seu amor pelo seu cônjuge pode ter se acabado, mas Deus pode chamar à existência as coisas que não existem.

O sentimento do seu cônjuge por você pode estar morto, mas Deus é especialista em ressurreição; Ele pode dar vida ao que está morto.

Você pode estar falido financeiramente, mas Deus pode fazer de você uma pessoa próspera.

A sua saúde pode estar abalada e até mesmo os médicos terem lhe dado o pior diagnóstico. Mas Deus pode curar você. Ele é Jeová Rafá, Ele é o Deus que cura. Ele cura através dos meios médicos, sem os meios médicos e apesar dos meios médicos.


Vejamos a fantástica ação restauradora de Deus na vida de Jó.

a) DEUS RESTAUROU OS BENS DE JÓ: “... e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra. Assim, abençoou o SENHOR o último estado de Jó mais do que o primeiro; porque veio a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas.” (Jó 42.10,12).

O Diabo queria ver Jó na miséria e arruína-lo financeiramente, mas Deus fez Jó ter o dobro do que antes possuía.
Talvez você esteja passando por uma triste crise financeira, desempregado, endividado. Talvez já tenha tentado todos os meios para sair do vermelho.
Saiba que o mesmo Deus que restaurou as finanças de Jó pode também fazer um milagre em sua vida.

O mesmo Jesus que multiplicou pães e peixes pode também fazer um milagre da multiplicação em seus bens.

O mesmo Deus que é dono do ouro e da prata é capaz de sanar e restaurar as suas finanças.

Se Ele dá de comer às aves do céu e veste esplendorosamente aos lírios dos campos, Ele pode também suprir as suas necessidades financeiras.


b) DEUS RESTAUROU A SAÚDE DE JÓ: “Depois disto, viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração. Então, morreu Jó, velho e farto de dias” (Jó 42.16,17).

A doença de Jó era incurável até Deus tocar nele. Aquilo que a medicina não conseguiu fazer, Deus realizou. Para Deus não há impossíveis. Até a morte tem que bater em retirada quando Jesus intervém.

O nosso Deus fez, faz e fará maravilhas. O tempo dos milagres não acabou. O nosso Deus age ainda hoje. Ele nunca abriu mão de ser o Deus todo-poderoso.

Mesmo que os médicos tenham dito a você que o seu caso não tem mais solução, para Deus existe solução.

O mesmo Jesus que curou os doentes levantou paralíticos, deu vista aos cegos, fez os surdos ouvir e ressuscitou mortos é o que está vivo e presente conosco.

Basta um toque da sua mão, e a enfermidade mais agressiva não resistirá ao seu poder. Ele pode tudo quanto Ele quer. Com Jesus a esperança não morre.


c) DEUS RESTAUROU O CASAMENTO DE JÓ: Aquela mulher revoltada foi liberta por Deus. Deus devolveu a ela os sonhos de uma vida feliz.

Certamente, Deus, ao mesmo tempo, trabalhou no coração de Jó, renovando-lhe o amor de esposo. Seguramente, houve naquele lar quebrantamento, lágrimas de arrependimento e de reconciliação.

Ora, não há crise conjugal em que Deus não possa dar jeito. Não há casamento sem esperança para Deus. Não há causa perdida para o Senhor.

Todas as evidências apontam para o fim irreversível do seu casamento. Tudo faz crer que não há esperanças para ele. Mas um milagre pode acontecer e seu casamento será salvo.


d) DEUS RESTAUROU OS FILHOS DE JÓ: “Também teve outros sete filhos e três filhas” (Jó 42.13). A tudo, Deus deu a Jó em dobro, com exceção da esposa e dos filhos. Os filhos não precisavam ser em dobro, pois Jó, agora, tinha 10 filhos no céu e outros 10 filhos na terra. Com um detalhe importante: as 03 filhas de Jó eram as moças mais bonitas da terra (v.15).

Deus também pode restaurar os seus filhos. Você não gerou filhos para serem escravos do Diabo e do pecado.

Então, não desista dos seus filhos. Chore, ore e jejue por eles. Não descanse até vê-los salvos.

Seja amigo dos seus filhos e aja como sábio conselheiro para os seus filhos. Ensine os seus filhos pelo exemplo. Ensine-os a amar o Senhor. Discipline-os com amor. Reserve tempo para estar com eles. Seja sensível para ouvi-los.

Muitos pais perdem os filhos porque são rigorosos demais, impondo-lhes fardos insuportáveis de serem carregados. Outros perdem os filhos porque são frouxos demais, não estabelecem limites.

Você precisa ser amigo dos seus filhos. Seu lar precisa ser um abrigo para eles.


e) DEUS RESTAUROU OS AMIGOS DE JÓ: “Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos...” (Jó 42.10).

Quando Jó deixou de lado os queixumes e passou a orar pelos seus amigos, Deus lhe mudou a sorte.

A oração é um poderoso meio de mudanças. A oração muda o nosso coração e muda as circunstâncias.

Orar é invadir o impossível. É aliar-se ao mais forte. É entrar no reino da fé, pisar no solo dos milagres e viver na dimensão das maravilhas divinas.
Quando você ora, os céus se movem, o inferno estremece, e coisas novas acontecem na terra.

Conclusão:

Pode parecer que o Diabo está ganhando de você de goleada. Mas o jogo ainda não acabou. Entre em campo novamente, em nome de Jesus, e tome de volta tudo aquilo que o inimigo roubou em sua vida.

Hoje é tempo de restauração para você e para sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem pode tomar a Santa Ceia?

  De acordo com a Bíblia, se você é salvo, você pode tomar a Santa Ceia.   Cada um deve examinar a si mesmo antes de participar da Santa Cei...