terça-feira, 30 de junho de 2015

Versículo chave:


“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.
Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.
Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.”
 Tiago 4:7-10

Todo Cristão deseja ser bem sucedido em sua vida, estar com a vida financeira resolvida, com a família bem estruturada, estar bem empregado, entre outros... Uma vida assim é caracterizada no meio cristão como uma vida “abençoada”, mas quando se pensa em ter uma vida abençoada, imaginasse que tudo irá acontecer de uma hora para outra, como em um conto de fadas, esquecendo-se que para conquistar as bênçãos, devemos passar por lutas, mas as lutas se tornam algo ignorável pela maioria dos cristãos, quando não deveria!
Existem três tipos de lutas que enfrentamos diariamente; as lutas que enfrentamos ordenadas por Deus, também conhecidas como prova; as lutas pela fraqueza da carne; e as lutas tentadoras de Satanás. Cada uma destas lutas é frequente na vida de todo cristão, mas vamos definir cada uma delas.
Lutas ordenadas por Deus:

São lutas permitidas por Deus para testar nossa fé, para pôr em prova nosso livre arbítrio. Deus pode usar como prova sobre nós as tentações da carne como as tentações de Satanás. Este tipo de luta, vemos com clareza na vida de Jó, quando Satanás de apresenta a Deus e desafia a fidelidade de Jó.  (Jó 1.6-22)
Lutas da carne:
Como nossa natureza deste o jardim do Éden é pecaminosa, existe uma luta constante entre nossa carne e nosso Espirito (Gálatas 5.17). Este tipo de luta é usado por Deus para aperfeiçoar-nos (Tiago 1.2-4), mas também usado por Satanás para aprisionar vidas (1 Pedro 5.8).
Lutas tentadoras de Satanás:

Satanás é o mais interessado em nos ver fracassar, por isso ele é o responsável de proporcionar as lutas, ou tentações que cada um de nós cristãos passamos, foi assim com Jesus durante os seus 40 dias de jejum no deserto( Lucas 4.1-13).Satanás, direta ou indiretamente, faz isso conosco todos os  dias, afim de nos fazer ceder e falhar em nossa missão.

Podemos ver que nos três tipos de lutas, Satanás está sempre presente, usando cada artificio disponível para nos tentar, e nos levar ao pecado, mas o que é o pecado? No hebraico e no grego comum, as formas verbais significam “errar”, no sentido de errar ou não atingir o alvo. A bíblia nos revela qual é o nosso alvo ( Filipenses 3.12-14). O pecado é uma luta, ele esteve presente na vida de Caim, quando este matou a Abel, seu irmão, porém não deixou de ser alertado, mas cedeu (Genesis 4.7).

No versículo chave, sempre nossos olhos e coração se voltam as partes “resisti ao Diabo” e “Ele fugirá de vós”, e esquecemos do principal do texto, “ Sujeitai-vos a Deus”. Este é o principio desta vitória, não adianta você resistir se não estiver sujeito a Deus, a Bíblia diz: Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam, se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Salmos 127.1.
Devemos nos achegar a Deus, nós pecadores devemos limpar nossas mãos, purificar nossos corações, mas o mais importante, devemos sentir as nossas misérias; quantas vezes andando pelas ruas vemos mendigos, prostitutas, drogados e famintos, e nossas preocupações estão somente em “nossas” lutas, quando o texto diz: “senti as vossas misérias, e lamentai e chorai, converta-se o vosso riso em pranto e vosso gozo em tristeza”, ele diz pra pararmos de olhar somente a nós mesmos e ver ao redor. Estamos a muito tempo abitolados em “nossos” problemas, preocupados em achar “nossas” soluções. A ultima parte diz: “Humilhai-vos perante o SENHOR, e Ele vos exaltará.”

Ampliamos nossa visão neste momento, de um simples: “Resisti, e ele fugirá”, para uma visão sem cabresto: “Sujeitar, alimpar, purificar, sentir, lamentar, chorar, converter e nos humilhar.”

O que Deus espera de nós? Que afugentemos o Diabo? Creio que não.
Jesus disse aos discípulos que não se alegrassem porque os demônios se sujeitavam a eles, mas se alegrassem porque os seus nomes estavam escritos nos céus (Lucas 10.17-21). O que Deus realmente espera de nós, não é que nós venhamos somente resistir, mas sim, ir a luta e saquear o inferno, pois não é nós que devemos ficar na retranca, Deus escolheu um povo guerreiro e vencedor, quem deveria estar preocupado em resistir é Satanás, pois a Bíblia diz: que a porta do inferno não prevalecerá contra a igreja(Mateus 16.15-20). É o inferno que não nos resistirá, pois estamos tomando a frente na batalha! Porém há entre nós, aqueles que se sentem fracos?
 “Forjai espadas de vossas enxadas, e lançai das vossas foices; Diga o fraco: eu sou forte”(Joel 3.10).

“Eu vos escrevi, pais, porque conheceste aquele que é desde o principio. eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já venceste o maligno”(1 João 2.14)
 “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”(João 16.33).
Nós somos forte, a Bíblia nos garante isso, foi assim com Gideão, quando ele tinha 32.000 homens, mas ele precisava tão somente de 300 (Juizes 7.1-7)
Não esperemos que o inimigo nos confronte para prepara-nos tardios para a guerra, mas estejamos com os olhares altivos, buscando se proteger antecipadamente das investidas de Satanás, não dê brechas a ele, em tua maneira de viver, mas busque sobre tudo viver como um servo fiel a Deus e constante em sua obra.
Contudo queridos irmãos, sujeitai-vos a Deus como principio em nossas vidas, tenhamos nossas mãos limpas, corações puros, sintamos nossas misérias, lamentemos, choremos, nos convertamos e nos humilharemos para que verdadeiramente, não venhamos somente afugentar ao Diabo, mas para que venhamos marchar contra as portas do inferno que não prevalecerá contra nós, a igreja do SENHOR.

Que a Paz seja convosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem pode tomar a Santa Ceia?

  De acordo com a Bíblia, se você é salvo, você pode tomar a Santa Ceia.   Cada um deve examinar a si mesmo antes de participar da Santa Cei...