sexta-feira, 21 de abril de 2017

Estudo Bíblico sobre Avivamento Para Minha Vida


Introdução: O clamor pelo avivamento é de longas datas, o homem tem a necessidade de se tornar mais vivo, toda vez que se distancia de seu Criador, é natural o ser humano sentir a necessidade de viver um avivamento em sua vida, ou reviver uma situação de grande satisfação espiritual; um estado de gozo pela comunhão com seu Criador. Na igreja do Senhor Jesus Cristo, o avivamento acontece através da ação direta do Espirito Santo em renovar e transformar os indivíduos que antes sentiam um vazio no seu interior ou por uma consciência de que realmente lhe falta algo; de uma experiencia pessoal com algo extraordinário.

I – O Avivamento para Judá

Ora, o profeta faz referência à situação em que Judá estava e a ameaça que estavam sofrendo de serem invadidos e perderem sua liberdade. Habacuque sabia que estava prestes a acontecer e que não teriam piedade, pois eram um povo feroz e impetuoso, e Israel seria levado cativo. O avivamento aqui solicitado não é espiritual como normalmente pensamos, o clamor de Habacuque à Deus é para que livrasse Israel do juízo de Deus que viria através da invasão babilônica no ano 586 AC. e que da mesma maneira que Deus operara sua misericórdia no passado para com o seu povo, Ele fizesse novamente para que assim sua justiça fosse notória à todas as nações, através da historia da nação de Israel. Na versão bíblia viva Hc 3.2 diz “Nesta hora em que precisamos tanto da ajuda, ajude-nos novamente, como fez no passado! Mostre o seu poder, que pode nos salvar” Embora fosse anunciado pelos profetas que Deus haveria de levantar os caldeus para castigar, o povo não cria. Eles não se arrependeram e veio o cativeiro conforme a visão dos profetas. Hc 3:16.

II – O Avivamento para a Igreja

Os apóstolos estavam realmente muito tristes pela separação com Cristo, havia 10 dias que Jesus tinha subido aos céus e os discípulos estavam sem condições emocionais e espirituais para testemunhar a Obra que Jesus lhe tinha outorgado de anunciar o evangelho. e o Senhor Jesus sabia disto, tando que lhes fez a promessa do revestimento de poder, e eles estavam esperando que algo novo acontecesse em suas vidas para que pudessem evangelizar o mundo.

O derramamento do Espírito Santo foi o que encheu todos de esperança, e o apóstolo Pedro declara o cumprimento desta profecia em Atos 2:16-18, Joel 2:28-29. A festa de pentecoste que os judeus comemoravam a entrega dos dez mandamentos no monte Sinai, festa da colheita ou das primícias, agora ganha seu maior significado com o maior evento e a manifestação do Espirito Santo; os cristãos em todo mundo comemoram o renascimento da Igreja, fazendo vivificar a fé e esperança de um povo que vivia em busca de um milagre, e neste tempo inúmeros milagres aconteceram, movidos pelo avivamento do dia de Pentecoste, Atos 5:12, e que ate os dias de hoje acontecem na vida de todo aquele que crê Marcos 16:17-18.

III – O Avivamento para Minha Vida

O início dos avivamentos após o pentecostes iniciou em 1670 na Alemanha, começando com reuniões para estudo bíblico e oração nas casas, em 1734 ouve outro grande grande avivamento, desta vez nos Estados Unidos. No Brasil, o despertamento espiritual aconteceu em 1910 com a chegada de dois missionários, Daniel Berg e Gunnar Vingren, missionários suecos vindos dos Estados Unidos e fundadores da Igreja Assembleia de Deus, uma igreja pautado pelo pentecoste no Brasil.

O avivamento autentico, é marcado de maneira pessoal através das características de Atos 2:47-52 as quais são: A perseverança na leitura e pratica da Palavra de Deus; na comunhão, na oração; no testificar e na solidariedade.

Heresias e doutrinas antibíblicas podem fazer barulho mas não tem poder; I Co 12:12 discórdias e facções não tem nada a ver com a ação do Espirito Santo, Jo 17:21; sem oração não há avivamento e a virtude do Espirito Santo é para que testifiquemos do Grande Amor de Cristo At 1:8. Portando não adianta nada eu saber o que Deus é capaz de fazer, eu preciso ter a experiencia do que Deus faz em minha vida; o batismo com o Espirito Santo; o falar em línguas; os dons espirituais poderia ser um bom começo para podermos ter noção do que realmente é um avivamento.

Conclusão:

O avivamento não acontece do dia para a noite, normalmente inicia-se um avivamento com a necessidade de salvação como para Judá, que estava prestes a ser invadida, ou pelo sentimento de perda com o qual os discípulos passaram, para após isto se tornarem apóstolos, mas principalmente o avivamento baseasse no quebrantamento da alma diante de Deus pela renuncia Hb 3:7-8, depois do espirito quebrantado a oração de suplica e o jejum sacrificial são sucessivos ao genuíno avivamento Lc 5:33-35, lembrando que remorso não e quebrantamento, oração e uma ação continua I Ts 5:17 e o jejum e um ato de sacrifício Joel 2:12.

Um comentário:

Quem pode tomar a Santa Ceia?

  De acordo com a Bíblia, se você é salvo, você pode tomar a Santa Ceia.   Cada um deve examinar a si mesmo antes de participar da Santa Cei...