quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Lição 9 - O Poder de Jesus para Transformar a Família


Texto Áureo
"Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. (Jo 2:11)
Verdade Aplicada
A presença de Jesus em nossa vida traz segurança. Alem de revelar sua gloria e propósito para nossas famílias.Ele pode transformar o que for preciso

Objetivos da Lição
Explicar que devemos convidar Cristo a participar das nossas vidas
Mostrar o que acontece quando agimos em unidade fé e confiança.
Ressaltar a presença de Jesus em nosso lar é o segredo da transformação.

João 2.2,3,7-10
2 - E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.
3 - E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.
7 -  Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.
8 - E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.
9 - E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo,

10 - E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.
Introdução

1 - Água Transformada em Vinho
Professor, para introduzir a lição faça a seguinte indagação: “Quem já experimentou do poder transformador de Jesus?” 
Complemente mencionando a transformação na casa do carcereiro
(At 16.31-34)

1.1 - Quando o Milagre Aconteceu?
O milagre realizado naquele casamento evitou possíveis Traumas na formação de um novo lar. Se você está vivendo, ou enfrentando dificuldades no lar, assim como Jesus interveio nas bodas de Caná, Ele pode entrar com providência hoje mesmo em sua casa e realizar um grande milagre da transformação.

A transformação da água em vinho:
O Senhor da Criação primeiro sinal que Jesus realizou foi em uma festa de casamento, em Caná da Galileia (Jo 2.1-12) — segundo a tradição, celebrações desse tipo costumavam durar sete dias. Diz o texto bíblico que, em determinado momento da festa, o vinho acabou (Jo 2.3). Nos tempos bíblicos, esta bebida estava associada à alegria (Sl 104.15), sendo, portanto, um elemento extremamente importante na recepção aos convidados — considerava-se vergonhoso seu término, antes do fim da cerimônia. Ao ser avisado por Sua mãe sobre o incidente (Jo 2.3), com uma resposta abrupta, mas não indelicada, Jesus declarou: Ainda não é chegada a minha hora (Jo 2.4). Em outras palavras, o Filho de Deus disse que não havia chegado o tempo de Ele revelar-se publicamente.
Em razão disso, este primeiro sinal foi parcialmente público, pois somente Maria, os serventes e os discípulos — que haviam sido convidados para a festa — ficaram sabendo do que acontecera (Jo 2.2,5, 9,11).
Maria, não obstante, disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser (Jo 2.5). Jesus, então, ordenou que as talhas usadas para as purificações fossem cheias de água, e, em seguida, que os empregados servissem ao mestre-sala (Jo 2.6-8). Quando a água chegou até o responsável pela festa (NAA), já se havia transformado em vinho (Jo 2.9).
João conclui essa narrativa dizendo: assim [...] Jesus manifestou a sua glória (Jo 2.11a). Com este sinal, o evangelista destaca o poder do Filho de Deus sobre a Criação; fazendo, assim, aumentar a fé de Seus discípulos (Jo 2.11b).

1.2 - Onde o Milagre Aconteceu?
"Assim deu Jesus início aos seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele.” (João 2.1-11) Utilize um mapa para localizar a cidade:


1.3 - Porque o Milagre Aconteceu?
Um dos motivos foi a angustia de Maria(Jo 2.3)
E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.
Maria relatou a Jesus o vexame da falta de vinho,esperando que ele tomasse uma providencia no caso.Certamente se lembrou das profecias a seu respeito. (Lc 1.28-35 ; Lc 2 8-19) 

2 - A Fé Coopera com as Obras 

2.1 - Fazei Tudo Quanto Ele Vos Disser
No milagre da transformação da água em vinho a fé e a obediência foi muito importante para que o milagre acontecer:
Como fez a mulher siro fenícia, Maria não levou a mal a observação de Jesus, que também não teve por alvo afetar lhe a fé. Antes ela demonstrou rara humildade,sujeitando-se a sua opinião,bem como revelou profundo discernimento espiritual.Sua fé lançou mão da palavra:”Ainda não é chegada a minha hora”sabendo que esta hora viria ainda.Revelou esta fé ao dizer ao serventes que obedecessem a Jesus.A fé e a obediência sempre operam juntas!Uma viva fé sempre leva o crente a confiar em Jesus e obedecer a sua palavra.
Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.(Hb 11:6)
2.2 - Crer Acima das Circunstâncias
Quando tudo parece não ter mais jeito para a família, aparece Jesus que resolve as causas impossíveis. Veja exemplo de uma situação que prejudicava diretamente a felicidade da família.
Senhor tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água; E trouxe-o aos teus discípulos; e não puderam curá-lo.
E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei eu convosco, e até quando vos sofrerei? Trazei mo aqui.
E, repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele, e desde àquela hora o menino sarou. ( Mt 17:15-18)

2.3 - A Fé não nos Dispensa de Agirmos
Neste tópico o nosso comentarista nos chama à responsabilidade ao mostrar que temos um papel a ser cumprido no matrimonio.
Portanto não podemos pedir a Jesus, aquilo que podemos fazer.
Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas.
E encheram-nas até em cima. (Jo 2.7)
Encher as talhas significa o nosso papel como marido ou mulher, somos nós que temos que cumprir, ou seja, encher as talhas é humanamente possível.
Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;( Ef 5:22 )
Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, (Ef 5:25)
3 - Lições para minha Família

3.1 - A Realidade da Vida nesta Terra
Nos contos de fadas o final da historia é: E os dois viveram felizes para sempre...
Veja abaixo a realidade:
“Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo 16.33).
Tomar cada dia a cruz. “...tome cada dia a sua cruz, e siga-me” (Lc 9.23c). Só toma a cruz quem já decidiu seguir a Cristo. Tomar a cruz significa renunciar ao seu próprio “eu” (o viver segundo a carne, fazendo a nossa própria vontade), e de bom grado sofrer por amor de Cristo. E isso acontece com todo o crente fiel, sincero, humilde e obediente. Jesus disse: “...no mundo tereis aflições...” (Jo 16.33; ver 2 Tm 3.12). A cruz inclui aflições, tribulações, perseguições, de modo claro e explícito. Há crentes, infelizmente, que, dominados pelo relativismo e pelo modernismo, entendem que a vida deve ser de tal forma que não tenha qualquer sofrimento. Muitos são adeptos da falsa Teologia da Prosperidade, que prega o paraíso na terra, sem pobreza, sem doença, sem aflições, contrariando a Palavra de Deus.
3.2- O Poder da Renovação
E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. (Jo 2.10)
O vinho melhor somente pôde ser provado depois dos momentos de dificuldade que aquele casal atravessou, estando submetidos a um possível vexame que se transformou em benção ao servir aos convidados um vinho de sabor inigualável.
E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. (Rm 5:3-5)

3.3 - Estejamos Atentos aos Propósitos de Deus

* O milagre como sinal e manifestação da gloria de Jesus (Jo 2.11)
O milagre fez mais do que salvar os noivos da vergonha e da tristeza. Foi acima de tudo um sinal. Um sinal repleto de verdades espirituais, indicando que Jesus era o filho de Deus

A fé despertada
Os discípulos, por presenciarem tão poderosa demonstração do poder divino alcançaram novo nível de fé e confiança em Jesus. ( Lc 17.5 )
“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto”. (Romanos 8:28)
Professor é muito importante explicar que tal convicção e segurança são gerados em nós pelo Espírito Santo. Jesus prometeu que nos enviaria o consolador e Ele estaria conosco.
Esta promessa tem se cumprido na vida daqueles que nasceram de novo.
È o espírito Santo que testifica dentro de nós que somos filhos de Deus, e que o mesmo está no controle de nossas vidas independente das circunstancias.
Reforce a idéia que aflições e dificuldades não são sinônimas de ausência de Deus, mas pode estar dentro de um propósito de Deus.
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. (Jo 14:16,17)
Obs.
È o Espírito Santo que nos faz entender os propósitos da Deus em situações adversas.


Conclusão
Como reacender a chama do amor em nossos relacionamentos? O ponto principal é nunca deixar Jesus fora deles, pois não importa o que estiver acontecendo, Jesus sempre sabe transformar as situações mais complicadas de nossas vidas e dar-lhe novo sentido e alegria [Jo 10.10].


Fonte
Referência : Revista BETEL - Lições Bíblicas Adultos. 

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Lição 8 - O Desafio da Criação dos Filhos



Texto Áureo
"Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele." Provérbios 22.6

Verdade Aplicada
O primeiro meio social que a criança tem conhecimento é a família. Que os lares cristãos sejam ambientes saudáveis para as crianças.

Objetivos da Lição
1 - Mostrar que os pais devem preparar seus filhos para o futuro
2 - Explicar acerca do respeito, dos limites, e da honra que os pais devem ensinar a seus filhos
3 - Ensinar que os pais devem estar conscientes da sua responsabilidade
Deuteronômio 11.18-21
18 - Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa
alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por testeiras
entre os vossos olhos,
19 - E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e
andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te;
20 - E escreve-as nos umbrais de tua casa e nas tuas portas,
21 - Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos
na terra que o Senhor jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos
céus sobre a terra.

Introdução
A criação e educação dos filhos é uma responsabilidade muito grande. Porém, devemos crer que, para toda missão que nos é dada pelo Senhor, Ele tem uma maneira de nos orientar e nos conduzir ao êxito.
"Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre, o seu galardão. Como flechas na mão do valente, assim são os filhos da mocidade". (Salmos 127.3-4)
É muito frequente que os filhos sejam considerados como responsabilidades ou obrigações, e não como bens, mas a Bíblia diz que os filhos são "herança do Senhor", uma recompensa. Podemos aprender lições valiosas de suas mentes inquisitivas e de seus espíritos confiantes. Os que consideram os filhos como uma distração ou um aborrecimento devem, em vez disso, considerá-los como uma oportunidade para formarem o futuro. Não ousamos tratar os filhos como uma inconveniência quando Deus os valoriza tanto.

1 - Filhos: Herança do Senhor
"Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa
alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por testeiras
entre os vossos olhos. E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te;" (Dt 11.18-19)
Deus exigia que todos os israelitas fosse circuncidados, todavia, queria muito mais além, que guardassem a sua Palavra no coração.
A Ordem direta de Deus aos pais é essa : guardar a Palavra de Deus no coração para ensiná-la aos filhos.
Os pais precisam cuidar dos filhos com zelo, carinho e amor, oferecendo uma educação de qualidade, pois eles são "herança do Senhor" e a nossa grande recompensa (Sl 127.3); portanto, agradeça a Deus pelos seus filhos. Como forma de gratidão, procure ensiná-los no temor do Senhor (Ef 6.1-4).
Não seja negligente com a educação deles (Pv 22.6).
"Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor,  porque isto é justo. Honra  a teu pai e mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós pais, não provoqueis a ira a vosso filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor." (Ef 6.1-4)
"Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele"
(Pv 22.6).
Nos textos acima, encontramos tanto o princípio da obediência que os filhos devem ter com os pais, como a autoridade que os pais deve ter em relação aos filhos.

1.1 - Filhos são Dádivas Divinas
Os filhos são recompensas da parte de Deus.
São bens ativos e não dívidas.
O Senhor espera que sejamos bons despenseiros na criação e educação dos filhos. Eles são privilégios dados a nós.
É uma bênção usufruirmos durante a vida da companhia, do carinho e do amor dos filhos.
Não podemos abrir mão da missão deliciosa que Deus nos confiou.

1.2 - Filhos são Flechas nas Mãos dos Pais
Podemos resumir este tópico da seguinte forma: Quando os pais investem em cuidado, amor, tempo, atenção, preparação dos filhos para a vida colherá para a família um ambiente de conforto, segurança, bem-estar e responsabilidades.
Enfatizar neste subtópico que é errado um pai projetar seus sonhos não realizados nos filhos.
Um pai pode conduzir seus filhos a não repetirem os mesmos erros, mas não deve escolher e obrigar os filhos a seguir suas vontades. Muitos pais criam expectativas quanto ao futuro das crianças com base em sonhos não realizados do passado, por exemplo: determinar a carreira profissional que o filho deverá seguir.

1.3 - Filhos: a Continuidade da história
A questão neste subtópico é Qual é o legado que estou deixando para os meus filhos ?
Os pais como discípulos de Cristo tem cumprido a missão de ensinar a Palavra de Deus para seus filhos ? Os pais tem deixado uma boa influência como pessoa e como cristão para os filhos ?
Exemplo Antigo Testamento
No livro de Josué lemos a respeito do memorial erguido com doze pedras retiradas do rio Jordão
(Js  4.20-24). Este memorial serviria para lembrar ao povo o dia em que o Senhor os fez passar a pés secos pelo rio. Ao verem  esse memorial, as crianças ouviriam a sua história e aprenderiam mais sobre o Deus de seus pais. É preciso que façamos o mesmo com nossas crianças, testemunhando do poder de Deus às próximas gerações. É preciso aproveitar cada momento para mostrarmos a nossa gratidão a Deus, de modo que o nosso exemplo de vida fale tanto quanto nossas palavras.
Exemplo Novo Testamento
As sinagogas também eram um centro de instrução onde os meninos judeus aprendiam a respeito da Lei. Mesmo havendo essas "escolas" a educação no lar era prioritária.
Jesus, como menino judeu, provavelmente participou do ensino nas sinagogas, pois seus pais cumpriam os rituais judaicos (Lc 2.21-24, 39-42). Em sua pré-adolescência, Jesus já sabia de cor a Torá, chegando a confundir os doutores no Templo (Lc 2.46,47).
Em o Novo Testamento vemos que a educação começava no lar, passava pela sinagoga, e se fortalecia no Templo. Temos também o exemplo do jovem obreiro Timóteo. O apóstolo Paulo escreveu a Timóteo exortando-o a permanecer nas Sagradas Escrituras, que havia aprendido ainda menino (2Tm 1.5-6, 14-17).

Na Atualidade
A Escola Dominical é a maior e a mais acessível agência de educação religiosa das igrejas evangélicas. Ela auxilia todas as faixas etárias na compreensão das Sagradas Escrituras. Porém,
a Escola Dominical não pode ser a única responsável pela formação espiritual e moral de nossas crianças, adolescentes e jovens. A responsabilidade maior cabe aos pais. Aliás, a educação de nossos filhos deve começar, prioritariamente, em nosso lar, pois assim Deus recomenda em sua Palavra
(Ef 6.1-4).

2 - Relacionamento entre Pais e Filhos
2.1 - Pais devem Impor Limites aos Filhos
A responsabilidade por um filho não se limita a mantê-lo alimentado, vestido e obrigado.
Os pais, que estão cientes de suas obrigações, sabem que uma criança sem limites éticos, cabíveis
e lógicos, não é realmente livre e, muito menos, feliz. Todavia, a que aprendeu a observar os limites impostos pelos genitores, sentir-se-á segura, visto que tais medidas proporcionam-lhe um comportamento mais saudável e produtivo (Pv 20.11).
Negar o pedido de um filho não é tarefa fácil. Entretanto, o "não" dito na hora certa, e de maneira correta, gera um fator positivo na formação do caráter da criança, levando-a compreender qual o seu papel na vida.
Com o passar dos anos, o filho aprenderá a caminhar por si só; o que lhe valerá, no futuro, não é a presença constante dos pais, nem tampouco os muitos presentes que deles recebeu, mas os valores que lhe transmitiram os genitores (Pv 6.20-24). Assim educada, a criança acaba por entender que, por não ser adulta, não tem condições de dirigir a si mesma e, muito menos, a seus pais.

2.2 - Os Filhos devem Respeitar os Pais
Um filho deixa de respeitar os pais, por falta de autoridade deles.
Pr. Eliezer de Lira, pontuou que à falta de autoridade dos pais ocorre devido dois fatores :
1 - Pouca ou nenhuma presença do pai no processo formativo dos filhos
2 - Ausência de limites
A Bíblia orienta honrar os Pais (Êx 20.12) , não deixe de enfatizar os pontos mencionados pelo Pr. Estevam Ângelo de Souza, que escreveu que honrar os pais é :
1 - Procurar agradá-los
2 - Demostrar confiança neles
3 - Ajudar nas necessidades
4 - Comportar-se dignamente

2.3 - Filhos Obedientes aos Pais no Senhor
A orientação da Palavra de Deus é que os filhos sejam obedientes ao pais : "Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor,  porque isto é justo. Honra  a teu pai e mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós pais, não provoqueis a ira a vosso filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor." (Ef 6.1-4)
"Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor." (Cl 3..20)
O dever essencial dos filhos é obedecer aos pais "no Senhor". Não à moda dos pais, mas segundo o ensino do Senhor nas Escrituras.
Obedecer não é uma opção dos filhos; é uma ordem de Deus. Muitos filhos hoje sofrem, inclusive de maneira misteriosa e inexplicável, por ter quebrado esse preceito divino (Êx 20.12).
A má sementeira da desobediência e rebeldia dos filhos trará logo mais a sua colheita de males
(Gl 6.7).

3 - Pais Conscientes da Responsabilidade
É preciso resgatar o ensino bíblico da responsabilidade dos pais na
educação dos filhos. Para tanto, é mister que busquem a sabedoria que
vem do Senhor e procurem agir com ensino, influência, esforço, atenção
e oração.
Segundo o dicionário Houaiss, a palavra EDUCAR vem do latim e significa "criar uma criança; cuidar, instruir". 
"Educar os filhos não é uma tarefa fácil. Deus, porém, confiou-nos essa tarefa, e dela não podemos fugir. Infelizmente, muitos pais estão terceirizando a educação de seus filhos, e isso tem enfraquecido a família cristã. Para que cumpramos essa tão nobre missão é necessário que busquemos a sabedoria que somente Deus pode conceder-nos (Tg 1.5; 3.17). Ainda que contemos com a ajuda da igreja, a responsabilidade de educar é dos pais. 
"E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não a lança em rosto; e ser-lhe-á dada." (Tg 1.5)
"Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia." (Tg 3.17) 
Neste tópico, precisamos enfatizar que os pais são os responsáveis pela educação dos filhos, eles é que devem construir o caráter dos seus filhos. Muitos pais ignoram isso delegando esta responsabilidade para a escola secular e para a igreja, todavia, a família é a principal instituição.

3.1 - Pais são Inspiradores
"E estas palavras que hoje te ordeno estarão em seu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te." (Dt 6.7)
Neste subtópico, o comentarista nos leva a refletir sob a responsabilidade dos pais serem Inspiradores. A questão chave aqui é de que forma os pais podem ser Inspiradores para os filhos ?
"Os hebreus foram extremamente bem-sucedidos em fazer da religião uma parte integral da vida. A razão para seu sucesso era o fato de que a educação religiosa era direcionada à vida, e não à informação. Eles usavam o contexto da vida diária (diálogo, lazer, brincadeiras, culto doméstico, passeios, refeições em família) para ensinar a respeito de Deus. O segredo para ensinar seus filhos a amarem a Deus está declarado de maneira simples e clara nestes versículos. Se você quer que seus filhos sigam a Deus, deve fazer de Deus uma parte de sua experiências diárias. Você deve ensinar seus filhos diligentemente para que vejam Deus em todos os aspectos da vida, e não apenas nos relacionados à igreja."

3.2- Pais Planejam ter Momentos com seus Filhos
Vimos na aula anterior, que infelizmente muitos pais abriram mão de ter momentos com os filhos, e tem deixado-os prostrados diante da Televisão, da Internet, consumindo todo tipo de má educação.
"Os pais podem trabalhar fora, todavia, não podem descuidar da educação de seus filhos. A educação dos filhos deve ser prioridade"
Reflita com seus alunos, a necessidade dos pais reservarem um tempo para terem momentos agradáveis com seus filhos, lá na frente, restará essas lembranças, o tempo passa depressa, e a idade dos filhos também. Você está curtindo cada faixa etária do seu filho ? Elas não vão retornar mais.
O dinheiro pode dar muito conforto para sua família, mas não compra os momentos não vividos. Eis aqui um paradoxo: devemos trabalhar mais para garantir o conforto da família abrindo mão da convivência com os filhos, ou trabalhar menos, ganhar menos, mas ter mais tempo para conviver e curtir os filhos ? Tem pai que só conseguem ver os filhos acordados nos finais de semana, visto que quando saem de casa os deixa dormindo e quando retorna do trabalho encontra-os dormindo.
O Palestrante Marcos Piangers escreveu um texto que viralizou no facebook, conquistando 164 mil curtidas e mais de 70 mil compartilhamentos sobre este paradoxo: Passar o tempo com os filhos ou trabalhar mais para lhes dar conforto. Se desejar ler segue o link Clique Aqui - Por Marcos Piangers - Não vamos ficar ricos
"O caminho indicado por Piangers, autor do best-seller O Papai é pop!,  é saber que o tempo vale mais que o dinheiro e que é muito melhor renunciar a certas regalias e se ater ao necessário do que se tornar um figurante na infância dos filhos" (Jornal Gazeta do Povo)
"Sem a presença dos pais, as crianças ficam desorientadas. Muitas vezes elas convivem com pessoas que não tem a menor capacitação para educá-las. por outro lado, algumas crianças ficam o dia todo em frente da "babá eletrônica", a televisão, ou com a "mestra eletrônica", a internet. Ali são "educadas" pelo heróis artificiais.
As figuras do pai e da mãe presentes estão cada vez mais escassas. Tal ausência é sentida quando os filhos entram na adolescência, uma fase de novidades e mudanças bruscas."

3.3 - Pais Transmitem Exemplo e Segurança
Neste subtópico o comentarista nos leva a refletir que os pais precisam dar bom exemplo aos filhos. De que adianta um pai ensinar o caminho correto aos filhos, todavia viver no caminho incorreto, dando mau exemplo. Instruir é melhor do que ensinar, ou seja, enquanto o ensino lida com o saber (teoria), a instrução tem o poder de influenciar através do bom exemplo (prática). Timóteo foi instruído e ensinado na sua família : "trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti." (2Tm 1.5)
No versículo acima, o apóstolo Paulo escreveu a Timóteo exortando-o a permanecer nas Sagradas Escrituras, que havia aprendido ainda menino.

Conclusão
A missão desafiadora de criar filhos requer dos pais atitudes que contribuam para o crescimento e desenvolvimento dos filhos diante do Senhor e da sociedade.
Que o Espírito Santo e a Palavra de Deus continuem capacitando a família cristã na formação de uma geração que sirva ao Senhor.

Fonte
Revista BETEL - Lições Bíblicas Adultos. 

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Lição 7 - A Ameaça aos Valores Cristãos na Família






Texto Áureo
"Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.” 1João 2.16

Algumas pessoas pensam que o materialismo se limita ao comportamento externo ... o materialismo também é interno, porque começa no coração, e é caracterizado por três atitudes:

(1) desejo de prazer físico 
(2) desejo de tudo o que vemos (cobiçar e acumular coisas)
(3) Orgulho de nossas realizações e posses (obsessão com nosso próprio status ou importância)
Por outro lado, Deus valoriza o autocontrole, um espírito generoso e um comprometimento com o serviço humilde. É possível dar a impressão de evitar prazeres mundanos , abrigando, ao mesmo tempo, atitudes materialistas no coração. Também é possível como Jesus, amar os pecadores e passar tempo com eles, e, ao mesmo tempo, manter um compromisso com os valores do reino de Deus. Quais valores são mais importantes para você? Seus atos refletem os valores do mundo, ou de Deus? 

                           Verdade Aplicada
A família cristã não deve ser passiva diante das muitas mudanças, mas permanecer alicerçada na Palavra de Deus, enfrentando a astúcia do inimigo.

1 Timóteo 4.1-5
1 - Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos,
apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a
doutrinas de demônios,
2 - Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a
sua própria consciência,
3 - Proibindo o casamento e ordenando a abstinência dos manjares que
Deus criou para os fiéis e para os que conhecem a verdade, a fim de
usarem deles com ações de graças;
4 - Porque toda criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo
recebido com ações de graças,
5 - Porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificada.

Introdução

1 - O Mau Uso dos meios de Comunicação
1.1 - As Redes Sociais

Crianças em Redes Sociais.

Um dos maiores perigos da exposição de crianças nas redes sociais é a pedofilia, é difícil monitorar as redes sociais. Infelizmente é comum adultos se aproximarem das crianças via redes sociais tentando ganhar a confiança e de forma sútil, tenta se passar como um amigo para conseguir concretizar a prática da pedofilia.
"Os pais devem ser o principal filtro dos filhos nas redes sociais e não permitir que eles acessem antes da idade miníma"
A maioria das plataformas de redes sociais não aceita criar perfil antes da idade de 13 anos, o whatsapp só aceita a partir dos 16 anos. Os pais devem respeitar estas normas, muitos por pressão dos filhos criam um perfil para seus filhos mentindo a idade o que é considerado crime de falsidade ideológica.
"As crianças e os adolescentes de hoje já nasceram em um mundo conectado na internet. Mas isso não significa que o acesso deva ser ilimitado"

Três orientações básica que os pais devem dar para os filhos :

1 - Não compartilhar informações pessoais (telefone, endereço,etc.) e senhas com terceiros.
2 - Não aceitar pessoas desconhecidas em suas redes sociais.
3 - Nunca marcar encontros com quem interagiu nas redes sociais.

Seu Filho e a Pornografia.

Para bloquear o acesso de seus filhos a sites pornográficos no computador, notebook utilize aplicativo de controle de conteúdo.
O correto é que estas maquinas estejam sendo utilizadas aos olhos dos membros de toda família. 
Hoje a pornografia está na palma da mão, também está no celular que seus filhos utilizam, tendo acesso fácil e gratuito a milhares de páginas pornográficas. Você nunca acidentalmente se deparou com alguma imagem pornográfica no seu computador ou celular ?
Da mesma forma seu filho também podem acessar a pornografia acidentalmente.
Existe aplicativos para bloquear a pornografia no celular dos seus filhos, se informe sobre isso.

Professor crie essa preocupação nos alunos da sua classe.
"Os principais sites de pornografia... são quase tão populares quanto Facebook e Google. Só um dos sites pornográficos mais acessados (ao qual não vou mencionar aqui para não fazer propaganda) tem 4,4 bilhões de visualização de página por mês ... há mais sites de pornografia do que estrelas no céu, a internet é como revista pornô." 

O Uso da Rede Social

Como tudo na internet, bem como nas tecnologias da informação, as redes sociais apresentam não apenas benefícios, mas também pode trazer danos para os usuários. Lamentavelmente, não são poucos os que dizem professar o nome de Cristo, mas não o honra com seu perfil na rede social. Uns a utilizam como uma fonte de ostentação, outros se envolvem em discussões intermináveis que nenhuma edificação traz...
Mais do que nunca, devemos usar de discernimento nesse mundo virtual, avaliando todas as coisas sob a ótica cristã.

Você consegue imaginar, na atualidade, uma pessoa que não esteja conectada ao Whatsapp, Facebook, Twitter ou Instagram?
Não conseguimos nem idealizar, pois nunca o acesso as redes sociais foi tão amplo. Para o cristão, todas as coisas são lícitas, mas nem tudo é proveitoso ou edificante (1Co 10.23; 16.12).
Devemos fazer uso do universo online com prudência e discernimento; sejamos cuidadosos e tenhamos limites. Você acha correto ostentar sua vida nas redes sociais? Você não acha perigoso expor demasiadamente sua vida e de sua família, informando o que tem, onde vai, onde está, o que está comendo no almoço e o que vai cozinhar para o jantar? Não acha desnecessário fazer postagem com roupas de praia no facebook para visualização de toda a igreja?
Michael Palmer, no Livro Panorama do Pensamento Cristão, diz que 'os cristãos que veem a cultura de mídia de entretenimento têm de aprender a ler essas imagens e rejeitar as que são incompatíveis com os padrões cristãos e a Escritura'. Esse é o problema muitos crentes não conseguem fazer essa leitura. Precisam ser ensinados a fazer isso. Será que você faz essa leitura?
Ou você ingere tudo sem questionamento?

1.2 - A Televisão

É bom recordar que antigamente o crente não deveria possuir 

televisão, acredito que se fôssemos usar essa doutrina hoje com 

certeza estaríamos ganhando, pois a televisão hoje em dia é uma 

forma de manipulação, seja ela para a política, sexualidade, 

religião, etc. É difícil ter o controle total dos nossos filhos 

em relação à televisão, pois com o avanço da tecnologia a temos 

nos aparelhos móveis. São poucos os canais cristãos, e em meio a 

todos essas facilidades de conseguir informação, também vem à 

dificuldade de controle. A programação seja ela adulta ou infantil 

está coberta de mensagens subliminares, principalmente nos filmes. 

Acostumamos nossos filhos a acreditarem nos heróis da ficção, nos 

desenhos animados e esquecemo-nos de apresentar os verdadeiros 

heróis que estão na Bíblia, uma criança sabe dizer quem é o homem 

de ferro, Hulk, Superman, mulher Maravilha, mas não sabem dizer 

quem foi Lucas, Paulo, Elias, etc. (Pr 22.6, Dt 11.18-21).

Quem pode tomar a Santa Ceia?

  De acordo com a Bíblia, se você é salvo, você pode tomar a Santa Ceia.   Cada um deve examinar a si mesmo antes de participar da Santa Cei...