terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Lição 8 - O Desafio da Criação dos Filhos



Texto Áureo
"Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele." Provérbios 22.6

Verdade Aplicada
O primeiro meio social que a criança tem conhecimento é a família. Que os lares cristãos sejam ambientes saudáveis para as crianças.

Objetivos da Lição
1 - Mostrar que os pais devem preparar seus filhos para o futuro
2 - Explicar acerca do respeito, dos limites, e da honra que os pais devem ensinar a seus filhos
3 - Ensinar que os pais devem estar conscientes da sua responsabilidade
Deuteronômio 11.18-21
18 - Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa
alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por testeiras
entre os vossos olhos,
19 - E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e
andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te;
20 - E escreve-as nos umbrais de tua casa e nas tuas portas,
21 - Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos
na terra que o Senhor jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos
céus sobre a terra.

Introdução
A criação e educação dos filhos é uma responsabilidade muito grande. Porém, devemos crer que, para toda missão que nos é dada pelo Senhor, Ele tem uma maneira de nos orientar e nos conduzir ao êxito.
"Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre, o seu galardão. Como flechas na mão do valente, assim são os filhos da mocidade". (Salmos 127.3-4)
É muito frequente que os filhos sejam considerados como responsabilidades ou obrigações, e não como bens, mas a Bíblia diz que os filhos são "herança do Senhor", uma recompensa. Podemos aprender lições valiosas de suas mentes inquisitivas e de seus espíritos confiantes. Os que consideram os filhos como uma distração ou um aborrecimento devem, em vez disso, considerá-los como uma oportunidade para formarem o futuro. Não ousamos tratar os filhos como uma inconveniência quando Deus os valoriza tanto.

1 - Filhos: Herança do Senhor
"Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa
alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por testeiras
entre os vossos olhos. E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te;" (Dt 11.18-19)
Deus exigia que todos os israelitas fosse circuncidados, todavia, queria muito mais além, que guardassem a sua Palavra no coração.
A Ordem direta de Deus aos pais é essa : guardar a Palavra de Deus no coração para ensiná-la aos filhos.
Os pais precisam cuidar dos filhos com zelo, carinho e amor, oferecendo uma educação de qualidade, pois eles são "herança do Senhor" e a nossa grande recompensa (Sl 127.3); portanto, agradeça a Deus pelos seus filhos. Como forma de gratidão, procure ensiná-los no temor do Senhor (Ef 6.1-4).
Não seja negligente com a educação deles (Pv 22.6).
"Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor,  porque isto é justo. Honra  a teu pai e mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós pais, não provoqueis a ira a vosso filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor." (Ef 6.1-4)
"Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele"
(Pv 22.6).
Nos textos acima, encontramos tanto o princípio da obediência que os filhos devem ter com os pais, como a autoridade que os pais deve ter em relação aos filhos.

1.1 - Filhos são Dádivas Divinas
Os filhos são recompensas da parte de Deus.
São bens ativos e não dívidas.
O Senhor espera que sejamos bons despenseiros na criação e educação dos filhos. Eles são privilégios dados a nós.
É uma bênção usufruirmos durante a vida da companhia, do carinho e do amor dos filhos.
Não podemos abrir mão da missão deliciosa que Deus nos confiou.

1.2 - Filhos são Flechas nas Mãos dos Pais
Podemos resumir este tópico da seguinte forma: Quando os pais investem em cuidado, amor, tempo, atenção, preparação dos filhos para a vida colherá para a família um ambiente de conforto, segurança, bem-estar e responsabilidades.
Enfatizar neste subtópico que é errado um pai projetar seus sonhos não realizados nos filhos.
Um pai pode conduzir seus filhos a não repetirem os mesmos erros, mas não deve escolher e obrigar os filhos a seguir suas vontades. Muitos pais criam expectativas quanto ao futuro das crianças com base em sonhos não realizados do passado, por exemplo: determinar a carreira profissional que o filho deverá seguir.

1.3 - Filhos: a Continuidade da história
A questão neste subtópico é Qual é o legado que estou deixando para os meus filhos ?
Os pais como discípulos de Cristo tem cumprido a missão de ensinar a Palavra de Deus para seus filhos ? Os pais tem deixado uma boa influência como pessoa e como cristão para os filhos ?
Exemplo Antigo Testamento
No livro de Josué lemos a respeito do memorial erguido com doze pedras retiradas do rio Jordão
(Js  4.20-24). Este memorial serviria para lembrar ao povo o dia em que o Senhor os fez passar a pés secos pelo rio. Ao verem  esse memorial, as crianças ouviriam a sua história e aprenderiam mais sobre o Deus de seus pais. É preciso que façamos o mesmo com nossas crianças, testemunhando do poder de Deus às próximas gerações. É preciso aproveitar cada momento para mostrarmos a nossa gratidão a Deus, de modo que o nosso exemplo de vida fale tanto quanto nossas palavras.
Exemplo Novo Testamento
As sinagogas também eram um centro de instrução onde os meninos judeus aprendiam a respeito da Lei. Mesmo havendo essas "escolas" a educação no lar era prioritária.
Jesus, como menino judeu, provavelmente participou do ensino nas sinagogas, pois seus pais cumpriam os rituais judaicos (Lc 2.21-24, 39-42). Em sua pré-adolescência, Jesus já sabia de cor a Torá, chegando a confundir os doutores no Templo (Lc 2.46,47).
Em o Novo Testamento vemos que a educação começava no lar, passava pela sinagoga, e se fortalecia no Templo. Temos também o exemplo do jovem obreiro Timóteo. O apóstolo Paulo escreveu a Timóteo exortando-o a permanecer nas Sagradas Escrituras, que havia aprendido ainda menino (2Tm 1.5-6, 14-17).

Na Atualidade
A Escola Dominical é a maior e a mais acessível agência de educação religiosa das igrejas evangélicas. Ela auxilia todas as faixas etárias na compreensão das Sagradas Escrituras. Porém,
a Escola Dominical não pode ser a única responsável pela formação espiritual e moral de nossas crianças, adolescentes e jovens. A responsabilidade maior cabe aos pais. Aliás, a educação de nossos filhos deve começar, prioritariamente, em nosso lar, pois assim Deus recomenda em sua Palavra
(Ef 6.1-4).

2 - Relacionamento entre Pais e Filhos
2.1 - Pais devem Impor Limites aos Filhos
A responsabilidade por um filho não se limita a mantê-lo alimentado, vestido e obrigado.
Os pais, que estão cientes de suas obrigações, sabem que uma criança sem limites éticos, cabíveis
e lógicos, não é realmente livre e, muito menos, feliz. Todavia, a que aprendeu a observar os limites impostos pelos genitores, sentir-se-á segura, visto que tais medidas proporcionam-lhe um comportamento mais saudável e produtivo (Pv 20.11).
Negar o pedido de um filho não é tarefa fácil. Entretanto, o "não" dito na hora certa, e de maneira correta, gera um fator positivo na formação do caráter da criança, levando-a compreender qual o seu papel na vida.
Com o passar dos anos, o filho aprenderá a caminhar por si só; o que lhe valerá, no futuro, não é a presença constante dos pais, nem tampouco os muitos presentes que deles recebeu, mas os valores que lhe transmitiram os genitores (Pv 6.20-24). Assim educada, a criança acaba por entender que, por não ser adulta, não tem condições de dirigir a si mesma e, muito menos, a seus pais.

2.2 - Os Filhos devem Respeitar os Pais
Um filho deixa de respeitar os pais, por falta de autoridade deles.
Pr. Eliezer de Lira, pontuou que à falta de autoridade dos pais ocorre devido dois fatores :
1 - Pouca ou nenhuma presença do pai no processo formativo dos filhos
2 - Ausência de limites
A Bíblia orienta honrar os Pais (Êx 20.12) , não deixe de enfatizar os pontos mencionados pelo Pr. Estevam Ângelo de Souza, que escreveu que honrar os pais é :
1 - Procurar agradá-los
2 - Demostrar confiança neles
3 - Ajudar nas necessidades
4 - Comportar-se dignamente

2.3 - Filhos Obedientes aos Pais no Senhor
A orientação da Palavra de Deus é que os filhos sejam obedientes ao pais : "Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor,  porque isto é justo. Honra  a teu pai e mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós pais, não provoqueis a ira a vosso filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor." (Ef 6.1-4)
"Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor." (Cl 3..20)
O dever essencial dos filhos é obedecer aos pais "no Senhor". Não à moda dos pais, mas segundo o ensino do Senhor nas Escrituras.
Obedecer não é uma opção dos filhos; é uma ordem de Deus. Muitos filhos hoje sofrem, inclusive de maneira misteriosa e inexplicável, por ter quebrado esse preceito divino (Êx 20.12).
A má sementeira da desobediência e rebeldia dos filhos trará logo mais a sua colheita de males
(Gl 6.7).

3 - Pais Conscientes da Responsabilidade
É preciso resgatar o ensino bíblico da responsabilidade dos pais na
educação dos filhos. Para tanto, é mister que busquem a sabedoria que
vem do Senhor e procurem agir com ensino, influência, esforço, atenção
e oração.
Segundo o dicionário Houaiss, a palavra EDUCAR vem do latim e significa "criar uma criança; cuidar, instruir". 
"Educar os filhos não é uma tarefa fácil. Deus, porém, confiou-nos essa tarefa, e dela não podemos fugir. Infelizmente, muitos pais estão terceirizando a educação de seus filhos, e isso tem enfraquecido a família cristã. Para que cumpramos essa tão nobre missão é necessário que busquemos a sabedoria que somente Deus pode conceder-nos (Tg 1.5; 3.17). Ainda que contemos com a ajuda da igreja, a responsabilidade de educar é dos pais. 
"E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não a lança em rosto; e ser-lhe-á dada." (Tg 1.5)
"Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia." (Tg 3.17) 
Neste tópico, precisamos enfatizar que os pais são os responsáveis pela educação dos filhos, eles é que devem construir o caráter dos seus filhos. Muitos pais ignoram isso delegando esta responsabilidade para a escola secular e para a igreja, todavia, a família é a principal instituição.

3.1 - Pais são Inspiradores
"E estas palavras que hoje te ordeno estarão em seu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te." (Dt 6.7)
Neste subtópico, o comentarista nos leva a refletir sob a responsabilidade dos pais serem Inspiradores. A questão chave aqui é de que forma os pais podem ser Inspiradores para os filhos ?
"Os hebreus foram extremamente bem-sucedidos em fazer da religião uma parte integral da vida. A razão para seu sucesso era o fato de que a educação religiosa era direcionada à vida, e não à informação. Eles usavam o contexto da vida diária (diálogo, lazer, brincadeiras, culto doméstico, passeios, refeições em família) para ensinar a respeito de Deus. O segredo para ensinar seus filhos a amarem a Deus está declarado de maneira simples e clara nestes versículos. Se você quer que seus filhos sigam a Deus, deve fazer de Deus uma parte de sua experiências diárias. Você deve ensinar seus filhos diligentemente para que vejam Deus em todos os aspectos da vida, e não apenas nos relacionados à igreja."

3.2- Pais Planejam ter Momentos com seus Filhos
Vimos na aula anterior, que infelizmente muitos pais abriram mão de ter momentos com os filhos, e tem deixado-os prostrados diante da Televisão, da Internet, consumindo todo tipo de má educação.
"Os pais podem trabalhar fora, todavia, não podem descuidar da educação de seus filhos. A educação dos filhos deve ser prioridade"
Reflita com seus alunos, a necessidade dos pais reservarem um tempo para terem momentos agradáveis com seus filhos, lá na frente, restará essas lembranças, o tempo passa depressa, e a idade dos filhos também. Você está curtindo cada faixa etária do seu filho ? Elas não vão retornar mais.
O dinheiro pode dar muito conforto para sua família, mas não compra os momentos não vividos. Eis aqui um paradoxo: devemos trabalhar mais para garantir o conforto da família abrindo mão da convivência com os filhos, ou trabalhar menos, ganhar menos, mas ter mais tempo para conviver e curtir os filhos ? Tem pai que só conseguem ver os filhos acordados nos finais de semana, visto que quando saem de casa os deixa dormindo e quando retorna do trabalho encontra-os dormindo.
O Palestrante Marcos Piangers escreveu um texto que viralizou no facebook, conquistando 164 mil curtidas e mais de 70 mil compartilhamentos sobre este paradoxo: Passar o tempo com os filhos ou trabalhar mais para lhes dar conforto. Se desejar ler segue o link Clique Aqui - Por Marcos Piangers - Não vamos ficar ricos
"O caminho indicado por Piangers, autor do best-seller O Papai é pop!,  é saber que o tempo vale mais que o dinheiro e que é muito melhor renunciar a certas regalias e se ater ao necessário do que se tornar um figurante na infância dos filhos" (Jornal Gazeta do Povo)
"Sem a presença dos pais, as crianças ficam desorientadas. Muitas vezes elas convivem com pessoas que não tem a menor capacitação para educá-las. por outro lado, algumas crianças ficam o dia todo em frente da "babá eletrônica", a televisão, ou com a "mestra eletrônica", a internet. Ali são "educadas" pelo heróis artificiais.
As figuras do pai e da mãe presentes estão cada vez mais escassas. Tal ausência é sentida quando os filhos entram na adolescência, uma fase de novidades e mudanças bruscas."

3.3 - Pais Transmitem Exemplo e Segurança
Neste subtópico o comentarista nos leva a refletir que os pais precisam dar bom exemplo aos filhos. De que adianta um pai ensinar o caminho correto aos filhos, todavia viver no caminho incorreto, dando mau exemplo. Instruir é melhor do que ensinar, ou seja, enquanto o ensino lida com o saber (teoria), a instrução tem o poder de influenciar através do bom exemplo (prática). Timóteo foi instruído e ensinado na sua família : "trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti." (2Tm 1.5)
No versículo acima, o apóstolo Paulo escreveu a Timóteo exortando-o a permanecer nas Sagradas Escrituras, que havia aprendido ainda menino.

Conclusão
A missão desafiadora de criar filhos requer dos pais atitudes que contribuam para o crescimento e desenvolvimento dos filhos diante do Senhor e da sociedade.
Que o Espírito Santo e a Palavra de Deus continuem capacitando a família cristã na formação de uma geração que sirva ao Senhor.

Fonte
Revista BETEL - Lições Bíblicas Adultos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem pode tomar a Santa Ceia?

  De acordo com a Bíblia, se você é salvo, você pode tomar a Santa Ceia.   Cada um deve examinar a si mesmo antes de participar da Santa Cei...