domingo, 7 de fevereiro de 2021

Lição 6º O Cristão e o cuidado de Deus.

 

Lição 6



   O Cristão e o cuidado de Deus
7 de Fevereiro de 2021


Texto Áureo
"Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?" Ester 4:14

Verdade Aplicada
O caráter da rainha Ester ensina como submeter-se à vontade de Deus e apreciar Seu cuidado constante.

Objetivos da Lição
- Compreender que o amor de Deus é imensurável.
- Mostrar que a dor nos aproxima de Deus.
- Entender que nosso fundamento é Cristo.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

Ester 4
4. Então vieram as servas de Ester, e os seus camareiros, e fizeram-na saber, do que a rainha muito se doeu; e mandou roupas para vestir a Mardoqueu, e tirar-lhe o pano de saco; porém ele não as aceitou.
5. Então Ester chamou a Hatá (um dos camareiros do rei, que este tinha posto para servi-la), e deu-lhe ordem para ir a Mardoqueu, para saber que era aquilo, e porquê.
6. E, saindo Hatá a Mardoqueu, à praça da cidade, que estava diante da porta do rei,
7. Mardoqueu lhe fez saber tudo quanto lhe tinha sucedido; como também a soma exata do dinheiro, que Hamã dissera que daria para os tesouros do rei, pelos judeus, para destruí-los.

Introdução
Nesta lição, veremos que, muitas vezes, a dor é o agente que nos leva a buscar a Deus. Observaremos ainda que a destruição familiar é um incansável meio que Satanás emprega para roubar a paz no mundo. 

1. O Cristão e o seu ponto de equilíbrio
Muitos de nós quando passamos por situações difíceis ficamos sem atitude, sem saber o que fazer. O abatimento traz perturbação na alma. Os judeus nos dias de Ester ficaram desanimados diante do decreto do rei para exterminar todos eles. A Bíblia narra que: "...havia entre os judeus grande luto, com jejum, e choro, e lamentação; e muitos estavam deitados em sacos em cinza" [Et 4.3]. O Senhor Jesus também passou por momentos de muita tristeza [Mt 26.38]. Por isso, devemos sempre pedir ao Senhor: "Refrigera a minha alma..." [Sl 23.3]. O ponto de equilíbrio do cristão para superar a diversidade é agir com que quietude e confiança em Deus.

1.1. O cuidado de Deus com Seu povo.
Estar sob os cuidados de Deus significa segurança; é a garantia de sucesso nos momentos difíceis. Deus sempre mostrou um profundo amor para com o povo de Israel. Os israelitas já haviam experimentado o amor de Deus durante a travessia pelo deserto. Mais uma vez presenciamos o agir de Deus para livrar o Seu povo do extermínio. Quando tudo parecia escuro e incerto, Deus intervém na história de forma sobrenatural. É admirável a forma como o amor de Deus é presenciada na vida do povo eleito por Ele. Isto faz parte do Seu amor sempre presente, guardando a nossa vida [Sl 31.19].

1.2. O Senhor deve guiar a nossa vida.
Jeremias 29.11 nos faz entender que Deus nos conhece e tem excelentes planos para cada um de nós. A vida de Ester foi dirigida do início ao fim pelo Senhor. Ela pôde entender que os planos de Deus são sempre os melhores. Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam [Rm 8.28]. O salmista nos revela que Deus está presente em nossa vida desde o período fetal [Sl 139.13]. Jesus disse que até os cabelos de nossa cabeça estão contados [Mt 10.30]. Observamos que desde o princípio do nascimento o Senhor já cuida de nós. Por isso, podemos afirmar que o aborto é um grave pecado diante de Deus.

1.3. Ester, uma serva altruísta.
Disse Ester: "Porque como poderei ver o mal que sobrevirá ao meu povo? E como poderei ver a perdição da minha geração?" [Et 8.6]. Ester nos mostra que o principal alvo da vida cristã não é a felicidade pessoal, e, sim, o amor ao próximo. Quando aceitamos a Cristo com sinceridade, a nossa vida passa a ser a vida de Cristo, pois nos tornamos um nEle, assim como Ele e o Pai são um [Jo 17. 20-21].

2 A dor nos impulsiona a buscar a Deus
O significado da palavra dor no dicionário tem a seguinte definição: "Expressão de um sofrimento, de uma tristeza física ou moral". Era este o sentimento que pairava em todas as províncias aonde chegava a palavra do rei e a sua lei [Et 4.3]. O Sofrimento traz perturbação na alma [Sl 42.5]. Mediante o tamanho da consternação de sua alma, Ester e seu povo foram impulsionados a buscar ao Senhor [Sl 91.15].

2.1. Devemos agir por fé.
À medida que as cartas de extermínio dos judeus chegavam às províncias, só restava a Ester olhar para o alto, e se lembrar dos ensinamentos de seu primo a respeito de como o Senhor havia libertado Seu povo do Egito, e acreditar que este mesmo Deus poderia livra-los desta terrível ameaça.  A Bíblia está cheia de recomendações para agir por meio da fé. Mardoqueu demonstrou fé quando respondeu a Ester com firmeza, assegurando-lhe que, se ela não agisse, de alguma maneira o Senhor salvaria o Seu povo [Et 4.14]. A mesma fé cabe aos cristãos de hoje, pois o Senhor se levanta em defesa dos Seus [Rm 8.31]. 

2.2. Ou clama ou perece. 
Deus anseia que nós o procuremos e clamemos por Ele. Assim como uma criança alarmada pelo perigo grita ao pai, também podemos clamar ao Senhor, sabendo que nosso Pai virá em nosso auxílio [Jm 33.3]. Ester tomou uma decisão sábia de jejuar e de clamar juntamente com seu povo a Deus. Essa atitude de clamor fez com que o Senhor escutasse as suas súplicas. O Senhor deseja responder nossas orações e nos surpreender com milagres além da nossa compreensão. Ele espera chegar mais perto de nós para que possamos conhecê-lo. Afinal Ele é a nossa rocha de refúgio e de descanso espiritual [Is 32.2].

2.3. Buscando forças na adversidade.
As circunstâncias diziam que a morte era questão de dias para o povo, a sorte já havia sido lançada. Apropriando-se de uma fé extraordinária, por causa do sofrimento de seu povo [Et 4.16], Ester buscou auxílio no Todo-Poderoso. Ela conseguiu extrair da adversidade forças para buscar auxílio em Deus. Depois deste acontecimento, Ester nunca mais foi a mesma! Após uma experiência pessoal com Deus, o que era bom, ficou ainda melhor. A glória da segunda casa foi bem maior do que a primeira! O cristão no mundo de hoje não deve deixar a fé vacilar. Precisa olhar para cruz e fixar seu olhar em Cristo Jesus, que venceu tudo por amor a cada um de nós.

3 Nosso fundamento é Cristo
O principal alvo de Satanás é a família, independentemente de ser cristã ou não. Como nos dias de Ester, ainda hoje a família é atingida por diversos males, frutos de uma sociedade mergulhada no pecado. As famílias cristãs necessitam, como nunca, buscar oportunidades em meio a todos esses desafios do novo milênio, para não perderem a sua essência. As nossas casas precisam estar fundamentadas em Cristo, precisamos levar a nossa família a se agarrar em Jesus. Quando nós nos seguramos em Cristo, estamos nos agarrando ao Pão da Vida, pois o Pão da Vida é Jesus [Jo 6.35].

3.1. Deus sempre estará conosco.
Quando a desesperança da alma atingir o nosso ser, careceremos de buscar o alento em Cristo. O apóstolo Paulo dá uma receita para todo o cristão ser vitorioso: "Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração." [Rm 12.2]. Através do livramento de Ester, pode-se perceber que Deus está conosco e sempre vem ao nosso encontro nos dando a vitória, e nos livrando das garras do diabo. Apesar de passarmos por lutas diárias, a misericórdia do Senhor sempre nos alcança [Sl 42.8]. 

3.2. Não deixe que nada roube sua paz.
O extermínio familiar é uma luta intensa que o diabo trava desde o momento em que soube que de uma mulher nasceria o Salvador do mundo [Gn 3.15]. Ele amofina a família, pois sabe que, se em casa está mal, não importa o quanto as outras coisas estejam bem, porque a nossa mente não estará em paz. Se desejamos uma vida familiar bem-sucedida, necessitamos habitar em total conexão com o Senhor todos os dias e precisamos da armadura de Deus para que possamos enfrentar as lutas e os desafios do nosso tempo, e nos fortalecermos no Senhor [Ef 6.10-11]. Oremos por nossas famílias, cuidemos dela; é presente de Deus para nossas vidas.

3.3 Sua família espiritual é o alvo.
A Bíblia nos descreve com nitidez que nos últimos dias a Igreja enfrentaria a ira de Satanás. Ele sabe que seu tempo está finalizando e seu maior desejo é devastar o povo de Deus [Ap 12.12]. Diante das transformações sociais com todas as suas decorrências, a Igreja, sem dúvida, é a maior instituição a interceder em favor do modelo convencional de família.

Conclusão
Mardoqueu nos deixou um grande legado. Sua confiança e sua fidelidade a Deus tornaram-se para os cristãos de hoje um grande exemplo: o de se curvar somente a Deus. O cristão que tem a sua confiança em Deus, através de Sua Palavra, também deseja obedecê-lo para ser vitorioso.
  
Fonte: Revista Betel:


                                                                                                                                                                                                                                                                           

  •   Subsídio Complementar da Lição 6
  • Tema: O Cristão e o cuidado de Deus
  •   Texto Áureo: Et 4.14


INTRODUÇÃO 
- "a dor é o agente que nos leva a buscar a Deus", isso é uma verdade, porém cada cristão deve buscar a maturidade espiritual para que não seja movido por dor. Isso porque alguns crentes só buscam ao Senhor se estiverem numa tribulação, quando a tribulação passa eles se esquecem de Deus.

1. O Cristão e o seu ponto de equilíbrio

1.1. O cuidado de Deus com Seu povo.
"Quando tudo parecia escuro e incerto, Deus intervém na história", isso porque quando o rei descobriu a trama de Hamã ela já havia assinado o decreto de extinção dos judeus, e como não se podia revogar, então foi dada a permissão para os judeus se defenderem. Foi aí que Deus entrou, pois os judeus venceram os ofensores e se salvaram, isso foi o agir de Deus.

1.2. O Senhor deve guiar a nossa vida.
- "Por isso, podemos afirmar que o aborto é um grave pecado diante de Deus", o aborto, além de um assassinato contra alguém indefeso é também uma declaração de falta de fé em Deus, pois algumas pessoas buscam o aborto por alegarem não poder criar a criança, traumas, problemas de formação, entre outras desculpas, mas deveriam saber que Deus sempre tem um plano na vida de todos nós.

1.3. Ester, uma serva altruísta.
"o principal alvo da vida cristã não é a felicidade pessoal, e, sim, o amor ao próximo", esse é um dos objetivos da religião cristã para o tempo presente. O apóstolo Tiago afirmou que aqueles que praticam isso estão praticando a religião pura e imaculada.
"A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.", Tg 1.27

2 A dor nos impulsiona a buscar a Deus

2.1. Devemos agir por fé.
- "se ela não agisse, de alguma maneira o Senhor salvaria o Seu povo", Ele tinha fé de que Deus iria agir de alguma forma. Assim Ester não demonstrou somente fé, mas também temor a Deus, pois quando Deus livra-se o Seu povo e ela não tivesse feito nada, então ela estaria em grande pecado para com o Pai e com o seu povo. Devemos ter esse misto de fé e temor de Deus.

2.2. Ou clama ou perece.
- "Ester tomou uma decisão sábia de jejuar e de clamar", sempre existem opções na vida, e Ester tinha uma outra, ela poderia se isolar e buscar a proteção do rei, apesar do alerta de seu primo Mardoqueu, era uma opção para Ester, mas ela tomou a melhor decisão, buscar a Deus. quando temos opções e escolhemos Deus, nossa escolha pesa mais diante do Senhor.

2.3. Buscando forças na adversidade.
"Após uma experiência pessoal com Deus, o que era bom, ficou ainda melhor", isso é o que todos os crentes precisam, uma experiência pessoal com Deus", inclusive os filhos de crentes, aqueles que cresceram em lares cristãos. Alguns filhos de crentes caem no erro de acharem que já alcançaram o verdadeiro relacionamento com Deus, mas na realidade é que todos precisam alcançar um nível mais aprofundado de relacionamento com o Senhor. 
Assim como Ester melhorou seu relacionamento com Deus por aquela experiência, todos nós precisamos de experiências com o Pai.

3 Nosso fundamento é Cristo

3.1. Deus sempre estará conosco.
- "Através do livramento de Ester, pode-se perceber que Deus está conosco e sempre", basta crermos, termos fé. O livro de Ester ressalta o aspecto da fé, note que Deus não é citado no livro e nem há uma conversa direta com Ele e qualquer menção a um feito Dele, mas o tempo todo observamos o agir Dele na situação, isso é para ressaltar a nossa fé.

3.2. Não deixe que nada roube sua paz.
- "pois sabe que, se em casa está mal, não importa o quanto as outras coisas estejam bem, porque a nossa mente não estará em paz.", o objetivo de Satanás não é matar os crentes, mas sim bagunçar a vida dos filhos de Deus, pois os crentes tem um grande potencial (pelo Espírito Santo) para ganhar outros para o Senhor e isso é o que incomoda o inimigo. Satanás luta para desviar os crentes sem tirá-los da igreja, e uma forma que ele tem para fazer isso é atacar os lares do povo de Deus. Por isso cada crente deve lutar por sua casa para que o inimigo não tire a paz dentro do lar e assim para a caminhada dos servos do Senhor.

3.3 Sua família espiritual é o alvo.
- "Diante das transformações sociais com todas as suas decorrências", no século XXI temos observado grandes mudança na sociedade e também nas igrejas, os crentes de hoje se parecem cada vez mais com os mundanos. Em muitas igreja ao olharmos para os crentes não sabemos se são mundanos ou cristãos e muitos crentes hoje se contentam em serem apenas crentes nominais, mas a Bíblia nos mostra que Deus tem um remanescente fiel e esses serão salvos.
O alerta de Jesus é para que os crentes saiam de cima do muro e se decidam por um lado.

"Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda.", Ap 22.11

CONCLUSÃO
- Faça a revisão abordando os pontos mais importantes estudados.
- Convide os alunos para a próxima aula;
- Ore com a classe para possamos ter mais fé no cuidado de Deus para conosco.
 
Fonte: Pr Marcos André

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem pode tomar a Santa Ceia?

  De acordo com a Bíblia, se você é salvo, você pode tomar a Santa Ceia.   Cada um deve examinar a si mesmo antes de participar da Santa Cei...