A Atualidade dos Profetas Menores
Publicado em 2 de Outubro de 2012 as 11:15:43 PM
Texto Áureo: Rm. 12..26 - Leitura Bíblica: II Pe. 1.16-21
INTRODUÇÃO
Quase um quarto da Bíblia é composta de livro proféticos, mas,
paradoxalmente, pouca atenção tem sido dispensada a esses livros. A
mensagem dos profetas, ainda hoje, são impopulares, por isso são
evitadas nos púlpitos de algumas igrejas. Ao longo deste trimestre
estudaremos os profetas menores, destacando sua atualidade para igreja
contemporânea. Na aula de hoje destacaremos o caráter da mensagem
profética e apresentaremos os doze profetas menores que serão estudados
nas próximas lições.
1. A MOTIVAÇÃO PARA ESTUDAR OS PROFETAS
Alguns
estudiosos fazem objeção ao estudo dos profetas porque, para eles, como
estamos na Nova Aliança (Rm. 15.4), essa seria uma mensagem
desnecessária. Para os crentes poucos afeitos ao estudo da Escritura,
por isso não frequentam a Escola Dominical e muito menos os cultos de
ensino, não é preciso conhecer essa mensagem para ir ao céu. Esses,
muitos outros pouco afeitos ao estudo, acham que é perder tempo demais
com uma mensagem desinteressante. Mas tantos os estudiosos que enfocam
apenas o Novo Testamento, quanto àqueles que têm preguiça de estudar a
Palavra, estão equivocados, pois deixar de ler a mensagem profética, e a
Bíblia como um todo, é um desrespeito à inspiração - theopneustia em
grego - da Escritura, que é útil - em todas as épocas - para a instrução
e santificação daqueles que dizem seguir a Cristo (II Tm. 3.16; II Pe.
1.19-21). O Antigo Testamento, e nele os livros proféticos, era a Bíblia
que Jesus lia, esse era o texto que os apóstolos citavam quando faziam
alusão à mensagem profética, por esse motivo não podem ser dispensados
pela igreja cristã. Mateus cita os profetas 67 vezes, como em Mt. 1.23;
2.6, isso mostra que essa parte da Bíblia é importante. Os primeiros
sermões apostólicos eram fundamentados nas Escrituras (At. 2.17-34; 3.
22-25; 7). O livro de Romanos contem 60 citações ao Antigo Testamento,
como Rm. 1.16,17, em referência a Hc. 2.4. A Epístola aos Hebreus contém
59 citações do Antigo Testemanto, exemplos Hb. 5.10,11; 9.5).
2. A INSTITUIÇÃO PROFÉTICA NO ANTIGO TESTAMENTO
Os profetas foram instituídos pelo próprio Deus, em Dt. 18.9-22 nos
deparamos com a orientação divina em relação à mensagem profética. O
povo de Israel recebeu do Senhor a Lei (Torah) e essa deveria servir de
instrução para a nação. Mas diante das superstições do povo, ao se
deixar influenciar pelas nações vizinhas, a mensagem dos profetas seria
importante, a fim de conduzir a nação aos caminhos do Senhor. O profeta
do Antigo Testamento era um porta voz de Deus - nabbi em hebraico - ele
não apenas predizia o futuro, mas, principalmente, alertava o povo em
relação aos pecados. Os profetas recebiam as mensagens do Senhor de
formas variadas, às vezes, através de sonhos e visões. Outra palavra
para profeta no Antigo Testamento é roeh, e sendo traduzida comumente
por vidente. As palavras nabbi e roeh se distinguem no que tange à
relação entre o profeta e Deus (roeh) e entre o profeta e o povo
(habbi). Mas os profetas não falavam de si mesmos, eles anunciavam sob a
inspiração divina, nisto repousa a autoridade da mensagem proferida por
eles. Eles diziam: “assim diz o Senhor”, e não “assim digo eu”,
atestando, assim, a confiabilidade da Palavra revelada.
3. CONTEXTUALIZANDO OS DOZE PROFETAS MENORES
O título atribuído a esses profetas com “menores” não tem a ver com a
pouca relevância que por acaso alguém possa atribuir a esses textos. A
palavra “menores” vem dos latinos que comparavam o tamanho dos livros
com a dos outros profetas, considerados “maiores”, em virtude da
extensão dos livros. Os pais da Igreja, dentre eles Agostinho de Hipona
(345-430), se referiam aos livros desses profetas como “os doze”. Para
compreendermos melhor a mensagem desses doze profetas é preciso
contextualizá-los na história de Israel. Para tanto, faz-se necessário
ressaltar que alguns deles profetizaram para o Reino do Norte outro para
o Sul, alguns deles antes do cativeiro e outros depois do cativeiro.
Obadias, Joel e Jonas foram profetas do século nono antes de Cristo, no
período do governo assírio. Oséias, Amós e Miquéias foram profetas do
século oitavo antes de Cristo, ainda no período do governo assírio.
Sofonias, Naum e Habacuque foram profetas do século sétimo antes de
Cristo, o período do governo caldeu. Ageu, Zacarias e Malaquias são
profetas pós-exílicos, isto é, do período posterior ao retorno do povo
de Judá do cativeiro babilônico. Esses profetas foram guiados pelo
Espírito Santo para revelarem a mensagem de Deus, eles se reconheciam
como tais, eram arautos do Senhor (Ag. 1.3; Am. 3.7; Mq. 3.8). A palavra
profética é atual porque trata a respeito de temas que vão além do
contexto daquela época, eles chamaram o povo para um relacionamento fiel
com Deus (Oséias), para o derramamento do Espírito Santo (Joel), para a
justiça social (Amós), a necessidade da retribuição (Obadias), o valor
da misericórdia divina (Jonas), a importância da obediência (Miquéias), o
limite da tolerância divina (Naum), a soberania de Deus (Habacuque), o
juízo vindouro (Sofonias), o compromisso do povo da aliança (Ageu), o
reinado messiânico (Zacarias) e a sacralidade da família (Malaquias).
CONCLUSÃO
A mensagem geral dos profetas menores pode ser resumida a partir da
declaração de Mq. 6.8. E essa palavra se aplica perfeitamente à Igreja
dos dias atuais, ao longo dos próximos estudos, veremos, através das
exortações dos arautos de Deus, que o Senhor deseja que promovamos a
justiça, que sejamos fieis a Deus, e, sobretudo, que vivamos em
obediência.
Fonte Publicado no blog Subsidio EBD
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